Roteiro idealizado pela Biblioteca Nacional da França retraça a carreira e a vida de Piaf em Paris. O roteiro, que é um jogo de caça às letras, formará no final o nome de uma música de Piaf.
Continuando nossa série de artigos em homenagem aos 100 anos de nascimento de Édith Piaf (leia o primeiro aqui) a dica agora é um roteiro turístico que conta a história da vida da cantora em Paris. O percurso completo é longo (média de 4 horas) e atravessa Paris de leste (onde ela nasceu) a oeste (onde ela morava quando morreu) passando pelos locais mais centrais onde ela construiu sua fama e sucesso.
O tour, idealizado pela Biblioteca Nacional da França, propõe um jogo de caça à letras que no final formarão o nome de uma música de Piaf. Destacamos abaixo os 9 estágios onde essas letras podem ser descobertas:
- Estágio 1: Place Édith Piaf (20° arrondissement, metrô linha 3 estação Porte de Bagnolet) – Essa praça recebeu o nome da cantora em 1978. Reformada em 2003, ela ganhou uma estátua de Piaf em homenagem aos 40 anos de sua morte.
- Estágio 2: Cemitério Père Lachaise – Portão 2 (avenue du Pére Lachaise) – Piaf morreu em 10 de outubro de 1963 na cidade de Grasse. No dia 14 ela foi enterrada no cemitério Père Lachaise junto com seu coelhinho de pelúcia.
- Estágio 3: 5 rue Crespin-du-Gast (11° arrondissement, metrô linha 2 estação Ménilmontant) – Piaf viveu nessa rua em 1933. No n°5 fica o minúsculo Museu Édith Piaf que consiste em 2 salas em um apartamento privado. Visitas somente sob reserva, telefone +33 (0) 1 43 55 52 72.
- Estágio 4: 72 rue de Belleville (20° arrondissement, metrô linha 11 estação Pyrénées) – Local onde os pais de Piaf viviam quando ela nasceu. Diz a lenda (criada pela própria cantora) que sua mãe deu à luz na calçada em frente ao n° 72 ajudada por 2 policiais.
- Estágio 5: Moulin Rouge (82 boulevard de Clichy, 18° arrondissement, metrô linha 2 estação Blanche) – Foi aqui que Piaf conheceu Ivo Livi que além, de cantar nos primeiros shows dela, foi seu grande amante.
- Estágio 6: L’Olympia (29 boulevard des Capucines, 9° arrondissement, metrô linhas 3, 7 e 8 estação Opéra) – Antigo teatro que depois virou cinema e, em 1954, foi transformado em casa de shows (continua sendo até hoje). Em 1955 Piaf foi convidada a se apresentar no local.
- Estágio 7: 54 rue Pierre-Charron (8° arrondissement, metrô linha 1 estação George V) – Nos porões desse hotel existia o elegante cabaré Gerny’s cujo diretor Louis Leplee deu a Piaf o apelido de “Môme Piaf” em 1935.
- Estágio 8: 67 boulevard Lannes (16° arrondissement, metrô linha 9 estação Rue de la Pompe) – Último local onde Piaf morou e onde, em 1960, foi escrita a canção “Je ne regrette rien”.
- Estágio 9: 7 rue Leconte de Lisle (16° arrondissement, metrô linha 10 estação Église d’Auteuil) – Casa onde Piaf teve seu relacionamento romântico mais importante, com o boxeador Marcel Cerdan.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
12 Comentários
Jaqueline
Conheço Paris. Sou fã da Édith Piaf. Estarei em julho/17. Magnífico roteiro …..terminar de conhecer a trajetória….Édith.
Jaqueline
Conheço Paris…..sou fã da Édith Piaf….vou fazer o roteiro . Julho/17
Rodrigo Lavalle
Jaqueline, depois nos conte como foi.
Vera Lúcia Costa Cruz Moreira
A minha última viagem a Paris fiquei hospedada no”Intercontinental Hotel Paris Le Grand”, adorei a estadia. Foi em 2014, o Hotel é magnífico.
Foi inaugurado por Bonaparte III, sobrinho de Louis Bonaparte. É próximo da L’opera, que é dos prédios mais lindos de Paris
kariny
Adorei. Gostaria de fazer em uma próxima viagem…
Erika
Rodrigo, suas dicas são demais. Estarei em Paris em 5 dias e vocês do Conexão acabam indiretamente viajando com a gente. Espero esbarrar com você lá.
Beijos,
Rodrigo Lavalle
Erika, obrigado pelos elogios! Estamos à disposição. Quem sabe a gente se esbarra.
Abraços.
Marina Barros
Fiquei curiosa com o nome da música…
Joe
Obrigado Rodrigo Lavalle, e muito obrigado pelas excelentes dicas. Um abraço.
Rodrigo Lavalle
Joe, estamos à disposição.
Abraços.
Joe
Bonjour Rodrigo, por favor, esse roteiro turístico, qual a data limite para o fazermos? Desde já, grato pela atenção.
Rodrigo Lavalle
Joe, você pode fazer o roteiro quando quiser. É só baixar o arquivo no link citado no artigo. Para poder participar do concurso do título da canção, a exposição tem que ainda estar em cartaz.
Abraços.