por Rodrigo Lavalle
Édith Piaf comemoraria seus 100 anos de idade em 2015. Para festejar essa data e homenagear um dos maiores ícones franceses de todos os tempos, a Bibliothèque Nationale de France (também conhecida como Bibliothèque François Mitterrand) lhe dedica uma grande exposição.
Contando com centenas de documentos, fotos, cartas, cartazes promocionais, discos, trechos de filmes, revistas e objetos pessoais, a exposição retraça o percurso de Piaf de cantora de rua a ídolo/ícone/lenda mundial. O visitante vai descobrir as várias incarnações da artista e os momentos mais importantes da sua vida e carreira. A mostra foi concebida de maneira a preservar o caráter livre, simples, rebelde e menos convencional de Piaf que nasceu na rue de Belleville, no então paupérrimo 20° arrondissement de Paris.
Paralela a essa exposição e como forma de promovê-la, as estações de metrô estão exibindo cartazes com trechos de letras de canções de Piaf. Músicas como L’Hymne à l’amour, Le Métro de Paris, La vie en rose e muitas outras. Essa é uma ação conjunta da Bibliothèque com a RATP – empresa estatal que administra o metrô e os ônibus parisienses.
Leia aqui o artigo do Diego Milatz sobre a vida e obra de Piaf e escute a playlist com músicas da cantora feita por nós.
A Bibliothèque Nationale de France fica no 13° arrondissement de Paris, um local fora do circuito tradicional dos turistas (veja aqui o vídeo que fizemos sobre o bairro). Para aproveitar o deslocamento até lá sugerimos outros locais a serem visitados na região:
- O “shopping” a céu aberto Bercy Village e a região de Bercy: O que é o bairro Bercy Village em Paris e Biblioteca François Mitterrand, Passarela Simone de Beauvoir e o novo bairro Bercy
- O complexo da Cité de la Mode et du Design que engloba também o museu Art Ludique e os bares Wanderlust e Nüba: Duas exposições na Cité de la Mode et du Design, Art Ludique – o mais novo museu de Paris e Wanderlust: novo bar/restaurante cool de Paris
- O food truck de hambúrgueres Le Camion Qui Fume costuma se instalar em frente ao cinema MK2 que fica na biblioteca. Para saber dias e horários clique aqui.
PIAF na Bibliothèque Nationale de France: Quai François Mauriac, 75013. Metrô linha 13, estação Bibliothèque François-Mitterrand. De 14 abril a 23 agosto de 2015; terça a sábado de 10 as 19, domingo de 13 as 19, fechado segundas e feriados. Preço: 9€.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
10 Comentários
aparecida aragao marques tenorio
Que notpicia maravilhosa. Estarei em Paris em meados de junho e para minha alegria e de meu marido, um dia será reservado para ir à BFM ver essa exposição. Bj. TIDA
Cristina
Bonjour jai adorer cest post.
Aguardarei com ansiedade o da vida de Edith Piaf.
Merci |CP.
Ana Gomes
Oi pessoal! Das duas vezes em que estive em Paris me hospedei neste bairro e essa era a minha estação, pois o hotel fica bem perto. Super recomendo. A biblioteca é linda! Será que conseguimos ver a exposição pelo site? Bjs
andreia
Amo a publicação de vocês tudo sobre francia me enternece grande.bjus e obrigada
Rodrigo Lavalle
Andreia, se cadastre para receber as nossas newsletters semanais com as novidades da semana. Entre nesse link http://goo.gl/88b4Og.
Abraços.
Eliana Moretti Bueno
Adoro receber as postagens de voces. São perfeitas e muito interessantes. Fico sempre esperando por elas!
Grata-Eliana
Rodrigo Lavalle
Eliana, se cadastre para receber as nossas newsletters semanais. Entre nesse link http://goo.gl/88b4Og.
Abraços.
Angela
Estou há muito acompanhando vocês. Ficando cada vez mais apaixonada pelos capítulos históricos da França. Parabéns.
Erika Ozello
Bom dia! Esta exposição vai até quando?
Rodrigo Lavalle
Erika, ela vai até o dia 23 de agosto.
Abraços.