Algumas dicas para que pessoas com mobilidade reduzida possam aproveitar Paris sem stress e surpresas.
Transporte:
– Para as pessoas com mobilidade reduzida, o metrô é o meio de transporte menos indicado. Todas as estações possuem, em algum momento, um, alguns ou vários lances de escadas. Com exceção das estações da linha 14 e de algumas estações aéreas das linhas 2 e 6, a maior parte não possui elevadores. O site vianavigo tem um serviço de informação sobre a acessibilidade do transporte público em Paris e região, incluindo mapa mostrando as estações com acessibilidade. É possível ligar ou enviar um email para o serviço e se informar sobre o trajeto que se quer fazer.
– Os ônibus são uma opção mais indicada. Todos são adaptados e possuem assentos e espaços reservados. Existem linhas que fazem quase os mesmos trajetos das linhas de metrô. Outra grande vantagem dos ônibus é ir apreciando a cidade durante o trajeto. Aqui vocês encontram o mapa das linhas de ônibus e aqui podem pesquisar os trajetos que desejam fazer inclusive selecionando a opção “itinerários acessíveis às pessoas com mobilidade reduzida”.
– Achar táxi em Paris pode ser uma tarefa difícil (especialmente à noite/madrugada). O conselho é baixar o aplicativo para smartphone da empresa parisiense de táxis G7. Através dele é possível chamar um táxi imediatamente, mesmo estando na rua, ou fazer um agendamento sem precisar falar com ninguém. Eles possuem carros adaptados e um número de telefone exclusivo para pessoas com mobilidade reduzida (+33 1 47 39 00 91). A G7 é boa e confiável.
– Contratar um carro com motorista brasileiro durante a estadia é uma opção que vale o investimento. Envie um email para [email protected] e peça um orçamento.
– No geral as calçadas da cidade são boas e existem rampas. Em alguns bairros como o Marais e o Quartier Latin, as calçadas são mais estreitas.
Museus e monumentos:
– A maioria dos museus e monumentos é acessível e adaptada. Alguns totalmente e outros menos. Como se tratam de construções antigas, extremamente resguardadas pelo Patrimônio Histórico, às vezes elas não são passíveis de serem totalmente adaptadas. Exemplo: o Arco do Triunfo é acessível até certo ponto mas, para se chegar ao terraço no topo, é preciso subir uma escada estreita e íngreme. O salão principal da Catedral de Notre Dame é acessível mas não as suas torres.
– Alguns museus e monumentos acessíveis: Museu do Louvre, Museu d’Orsay, Centro Pompidou, Museu do Quai Branly, Torre Eiffel, Sainte Chapelle, Opéras Garnier e Bastille, Cité de la Musique, Cité des sciences et de l’industrie, Palais Galliera – Museu da Moda, Palais de Tokyo, Instituto do Mundo Árabe, Fundação Louis Vuitton, Fundação Cartier, Pinacoteca de Paris, Basílica da Sacré Coeur de Montmartre, Museu Nacional de História Natural (Galeries de Paléontologie et d’Anatomie Comparée, Grande Galerie de l’Evolution e Galerie des Enfants), Invalides (o Museu das Forças Armadas sim, a tumba de Napoleão não), Museu Rodin (térreo, jardins, café e auditório), Versailles.
– Alguns museus e monumentos não acessíveis: as torres da Notre Dame, Conciergerie, Panteão, Museu Cluny.
– Na maioria desses locais as pessoas com algum tipo de deficiência tem prioridade e gratuidade na entrada (assim como o seu acompanhante). É aconselhável pesquisar no site do museu ou monumento a política do local com relação a isso. Como justificativa, pode ser exigido um documento oficial brasileiro ou um laudo médico assinado e carimbado, com menos de 3 meses, escrito em francês ou inglês. Alguns museus, como o Louvre, oferecem cadeiras de rodas. Copiamos aqui o comentário deixado abaixo pelo leitor Leonardo Baiochi: “[…] entramos no Louvre sem pagar nada, ou seja, gratuidade para PNE e seu acompanhante desde que apresente o cartão de identificação brasileiro (aquele utilizado para estacionamento em vagas reservadas); quase todos os pontos turísticos oferecem descontos/acesso prioritário ao PNE que se identificar com cartão”.
– A região de Montmartre é bastante íngreme e com muitas escadarias nas ruas. Para chegar até a Sacré Coeur existe o funicular.
Passeios:
– Alguns passeios como o Mont Saint Michel e as caves de champanhe em Reims não são acessíveis (algumas exceções são a Veuve Clicquot e a Ruinart).
– Na empresa Paris City Vision é possível fazer as excursões desde que a pessoa esteja com um acompanhante e utilize cadeira dobrável. Antes de reservar os passeios é preciso entrar em contato com a empresa.
Hotéis:
– Grande parte dos hotéis parisienses estão instalados em antigos prédios cujos elevadores são pequenos (não entraria uma cadeira de rodas) e os corredores, quartos e banheiros apertados. Uma boa opção são os hotéis das grandes cadeias hoteleiras como Ibis e Mercure, cujos prédios são mais novos, maiores e mais bem adaptados (clique aqui e veja nossas dicas de hotéis Ibis bem localizados em Paris). Outra opção são os hotéis 5 estrelas e os hotéis palácio, com grandes e banheiros grandes e generosos… No site dos hotéis há indicação se eles possuem quartos acessíveis e adaptados. Clique aqui e pesquise no Booking, site de reservas de hotéis, opções de hotéis adapatados.
Aluguel de cadeira de rodas:
– As farmácias costumam alugar cadeiras de rodas. Nesse site há uma lista de locais em Paris e arredores (os endereços em Paris têm o CEP começando pelo número 75). É preciso deixar caução.
Caso algum leitor queira deixar um comentário contando a sua experiência parisiense, fique à vontade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
33 Comentários
Waleska Lobato
Boa noite, tudo bem?
Voce saberia me dizer se há locadora de veiculo adaptado em Paris?
Meu marido é tetra dirige carro adaptado com acelerador e freio na mao esquerda e clip de tres pinos no volante.
Nos EUA, nunca tivemos problemas em alugar, mas na Europa estou tendo dificuldade.
Desde já agradeço.
Abraço
Waleska Lobato
Ana Silva
Muito obrigada pelas dicas.
Ainda não tinha encontrado esta informação
Já tinha pedido informação no facebook da Diana Viaja, mas não obtive resposta
Foi bastante útil
Ana Silva Portugal
Rodrigo Lavalle
Ana, qualquer dúvida estamos à disposição.
Geana
Obrigada por esse post. Irei a Paris nos próximos dias com meu irmão, que é cadeirante. Será a realização de um grande sonho. Muita gratidão pela contribuição de vcs.
Rodrigo Lavalle
Geana, obrigado pela confiança e por nos acompanhar. Boa viagem para vocês.
Marry
Boa tarde! Adorei o post! Não sei se voce sabe me informar se na Disneylandia há opções com aqueles carrinhos tipo de golf para transporte? Se voce souber agradeço
Rodrigo Lavalle
Marry, infelizmente não há.
Sheila Pereira
Há entrada prioritária para deficiente com acompanhante e adulto pagante com filhos entre 12-24? Iremos na alta estação de julho e queremos comprar o ingresso do adulto pagante com antecedência para não enfrentar fila. Todos entram juntos pela mesma entrada e fila?
Rodrigo Lavalle
Sheila, varia de local para local mas geralmente há uma entrada/fila prioritária (a mesma) para pessoas com mobilidade reduzida e pessoas que já tem ingresso ingresso.
José Geraldo Bonfá
José Geraldo
Farei uma viajem para frança em maio de 2019 , tenho dificuldade de locomoção e aluguei uma cadeira elétrica para o período – seria necessário solicitar em algum orgão -local a credencial de portador de necessidades especias ..
obrigado.
Rodrigo Lavalle
José, a sua credencial/carteira é válida aqui. Como um leitor disse nos comentários: “o cartão de identificação brasileiro (aquele utilizado para estacionamento em vagas reservadas)” foi suficiente.
MARCOS SILVA DE CARVALHO
Para comprar ingresso na bilheterias a pessoa com bengala tem prioridade?
Rodrigo Lavalle
Marcos, como dissemos no artigo acima, pessoas com mobilidade reduzida têm gratuidade na entrada, assim como o seu acompanhante, na maioria dos museus e monumentos. Exceção para a Torre Eiffel onde é pago tarifa reduzida. Ao chegar à Torre dirija-se ao guichê para grupos (Comptoir Groupes) situado no Pilar Oeste da Torre (Pilier Ouest), lá você poderá comprar seu ingresso pagando somente com cheque ou cartão.
MARCOS SILVA DE CARVALHO
Tenho artrose avançada nos dois joelhos, ando com bengala para auxiliar na locomoção, manco bastante. Para acesso gratuito devo levar laudo médico em inglês? cartão de estacionamento de deficiente ajuda?
Rodrigo Lavalle
Marcos, como dissemos no artigo acima, pode ser exigido como justficativa um documento oficial brasileiro ou um laudo médico assinado e carimbado, com menos de 3 meses, escrito em francês ou inglês. Nos comentários abaixo o leitor Leonardo Baiochi disse que com o cartão de identificação brasileiro (aquele utilizado para estacionamento em vagas reservadas) ele e sua esposa entraram gratuitamente ou pagaram tarifa reduzida nos museus e monumentos.