Ontem, dia 27 de dezembro 2014, mais de 15.000 carros passaram a noite bloqueados nas estradas da Savoie por causa da neve. Os bombeiros circularam a noite toda socorrendo as pessoas em situação de perigo.
Por isso alguns conselhos se você for dirigir no inverno na França. Antes de pegar estrada, consulte a meteorologia. Se estiver nevando e você puder mudar a data da viagem, ótimo. Mas se seu hotel estiver reservado e você já programou tudo para esquiar ou passear na região, anote os conselhos dos especialistas:
. equipe o carro com pneus inverno, ou pneus neve. De acordo com Goodyear, um carro a 80km/h na neve para em 70m com pneus inverno, contra 112m com os pneus clássicos. Estes pneus devem ser utilizados de novembro até o mês de março. Clique aqui para ler um artigo sobre os pneus neve.
. coloque quatro pneus inverno. Não faça a economia de colocar somente dois. Os quatro pneus idênticos garantem maior estabilidade.
. após uma tempestade de neve, o acesso às estações de inverno é regulamentado e os pneus de inverno não dispensam as correntes. Em francês, chaînes. É necessário chaîner os pneus. Desta vez somente as rodas tração serão equipadas. O objetivo é assegurar a progressão do carro em velocidade reduzida.
. para evitar a perda de aderência, diminua a velocidade e aumente a distância de segurança entre os carros. O ideal é utilizar a primeira ou segunda marcha, para evitar o uso do freio.
. quando dirigimos em estradas com neve, corremos o risco de ficarmos bloqueados porque os acidentes são frequentes. Por isso tenha sempre no carro um kit de sobrevivência com cobertores, garrafa térmica com bebida quente, algo para comer e uma lanterna. Nunca se sabe…
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
4 Comentários
Roberto Assumpção
Eu passei pela experiência. Estava lá. Nossa semana no hotel terminou no sábado e estava programado para chegar à estação de trem da cidade de Moutiers (para onde convergem várias estradas vindas decestações conhecidas de esqui, como Courchevel) por volta do meio dia. Estávamos em Val Thorens, 39 kms de distância, que na ida levamos aprix. uma hora. A neve caiu à noite e já estávamos informados de que seria forte. Mas o pessoal do hotel não nos aconselhou a desistir. Cheguei a perguntar antes de sair se a esteada estava aberta. Eles confirmaram, dizendo que somente a descida estava com problemas em função de um acidente. Resultado : ficamos 12 horas, isso mesmo DOZE horas dentro de uma van, sem comuda, sem bebida, sem banheiro, sem onde parar, nevando, MUITO frio, nenhuma infirmação e, diferentemente do que está mencionado na notícia, absolutamente nenhum, mas nenhum MESMO apoio de polícia, bombeiro, etc. Nada !!!!! A chegada na cidade foi outro caos (tivemos que dormir no chão da estação de trem, em cima das malas – mas esse é outro episódio), mas a constatação é que as autoridades francesas deram um show de incompetência.
Mauricio Christovão
Isso de dirigir na neve é muito sério, ainda mais para nós, do Patropi, que não estamos acostumados. O site da Michelin dá algumas dicas:
http://www.michelin.fr/
Adriana
Estamos indo fevereiro para os vosges, há risco de neve ??
Rodrigo Lavalle
Adriana, a neve é sempre uma incógnita. Sugiro que você acompanhe a previsão do tempo nesse site: http://www.meteo-paris.com/france/previsions.html.
Abraços.