Publicamos abaixo um texto escrito por três leitores do Conexão Paris. Um longo comentário da Madá sobre os 10ème e 11ème distritos de Paris, enriquecidos por foto de Marcia Lube e comentário de Marcello Brito.
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————
Vocês sabem que eu adoro um pé sujo, do tipo comer ostras na rua, em pé, como no bistrô Baron Rouge do Marché d’Aligre que eu frequento desde os anos 90. Entre os restaurantes em torno da Champs Élysées e a lista de restaurantes descolados da Karen Goldman, no 11ème, sou muito mais o 11ème. (Conheça a lista dos restaurantes descolados clicando aqui.)
É bem verdade que não me sinto à vontade nesses restaurantes estrelados, ainda mais quando são frequentados por celebridades…
Esse ano, resolvemos experimentar algumas indicações do 11ème, expandindo os nossos circuitos.
Os pontos altos foram:
. a lojinha especializada em pipocas My Crazy Pop. Pipocas gastronomicamente corretas, pipocas sem gordura, feitas a partir da pressão do ar e pela ação do calor. Os grãos explodem sem matérias tóxicas. Pipocas salgadas, doces, aromatisadas com gergelim, basílico, parmesão, caramelo, caramelo e castanhas.
My Crazy Pop: 5 rue Trousseau 75011 Paris.
. o restaurante Septime, já famoso nos meios gastronômicos. Leia artigo sobre este endereço clicando aqui. Adoramos este restaurante simples e com uma cozinha maravilhosa. Nós escolhemos o menu surpresa com seis pratos.
Além disso, resolvemos dar mais uma chance ao Canal de St Martin, no 10ème bairro de Paris. Conhecemos Belleville e o Canal St Martin por volta de 2007. Não foi uma experiência dessas que você quer repetir. Em 2010, o Canal estava bombando e resolvemos repetir. Fomos em uma manhã de terça feira e, novamente, não nos encantamos. Na verdade, por ser uma área mais frequentada por locais, o ideal seria ir à noite ou nos fins de semana. Tiramos várias fotos, o canal tinha seu charme, mas sem aquele clima agitado que nos agrada.
Voltamos, agora, com amigos jovens que moram na rue des Vinaigries. Achamos a rua muito charmosa e em novembro 2014 a exploramos um pouco mais. Adoramos!!! A rua preserva uma atmosfera que vivemos um dia em Saint Germain, outro tempo no Marais e mais recentemente no Haut Marais. Enfim, super charmoso.
Vejam aqui matéria da rua Vinaigriers publicado no Figaro.
Nesta rua, destacamos:
. o restaurante Le Petit Matieu que nos surpreendeu com um tartare de magret de pato. Uma descoberta maravilhosa, para mim. À noite, eles servem somente pequenos pratos tipo tapas. Provamos muitas delícias como alcachofras frescas, embutidos da Córsega e uma seleção de vinhos bem legal. Voltamos para casa a pé, seguindo o canal Saint Martin até o Marais. Curtimos muito as ruas e o movimento simpático do bairro. Ficamos impressionados com os diversos hotéis de charme pelo caminho. Talvez um dia experimente ficar por lá.
Le Petit Matieu: 55 rue des Vinaigriers, 75010, Paris.
. destacamos também a loja Ambrym, design e fabricação 100% francesa, um luxo nos dias de hoje. Conhecemos a designer e fotógrafa da criação, ambas muito simpáticas.
Ambrym: 22-24 rue des Vinaigriers, 75010, Paris.
. Marcello Brito: o 10ème é o bairro do momento na cidade. As novidades e indicações de dois sites excepcionais, Le Fooding e GoGo Paris, estão concentradas no 10ème e no 11ème. Não tem nem como comparar com Saint Germain. Todos os dois sites renovam, a cada mês, as indicacões. E mês após mês, os caminhos apontam para esta região. E o melhor hotel da região do Canal Saint Martin é o Citizen, que fica justo na esquina da rua Vinaigriers e das margens do canal [NOTA: na verdade o hotel fica na rue de la Grange aux Belles esquina com a avenida do canal]. O hotel é descolado, todo eco friendly e com design de ponta, meio escandinavo. Vou ficar lá com certeza, da próxima vez. Outro hotel, mas aí na outra ponta do 10th, na realidade, já no Haut Marais, é o Jules e Jim. Novamente design de ponta.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
27 Comentários
Tricia
Vou em junho pra Paris e estou em dúvida sobre o 10th ( rue Taylor) ou 5th (rue des bernadins). O q vcs indicam?
Rodrigo Lavalle
Tricia, 5°, região mais central, bonita e interessante para o turista. Você poderá visitar vários locais turísticos a pé.
Abraços.
Regina Corrêa
Adoro o 6 arrondissement.Para mim não tem outro.Ja fui a Paris 26 vezes,já morei,já estudei e não vejo bairro melhor e mais descolado
daniela
Ficarei na 13 de reully no Adagio acess reully.
Vc pode me indicar bons restaurantes perto?
Rodrigo Lavalle
Daniel, o “6 Paul Bert” e o “Bistrot Paul Bert”, ambos na rue Paul Bert. “L’Ebauchoir” no 43 Rue de Cîteaux.
Abraços.
daniela
olá, tentei reservar o Septime e não consegui, viajarei dia 28 de maio,pode me ajudar?
Rodrigo Lavalle
Daniela, a reserva no Septime só é feita no site oficial do restaurante (https://module.lafourchette.com/fr_FR/module/10889-d34ca#/54499/dhp) e só abre 3 semanas antes da data pretendida. No seu caso lá pelo dia 07 de maio.
Abraços.
Marcia Lube
Comer ostras na rua, em pé, com uma taça de Quincy no Baron Rouge é um programa realmente imperdível.
Ainda mais quando se está em companhia de pitaqueiros queridos que conhecem muito bem Paris ( Madá, Alvaro e Marcello).
E na saída, ainda passar no Marché d’Aligre para comprar um Mont D’Or fresquinho e uma deliciosa baguette.
Marcia Lube
Fui ao Septime por indicação da Lina.
E com a confirmação da Madá.
Gostei muito e pretendo voltar.
E o Rodrigo Lavalle lembrou bem : O Clamato, bem ao lado, também é muito bom, e não precisa reservar ( Mas só abre para o jantar).
Nelson Rodrigues
Muito bom esse blog. Vou para Paris em fevereiro. Estou pretendendo comprar tickets para aquelas empresas de ônibus hop-on hop-off. Teria alguma sugestão? Penso em comprar tickets para 3 dias. Valeu
Rodrigo Lavalle
Nelson, nós indicamos a empresa Paris City Vision: http://www.pariscityvision.com/pt/parislopentour.
Abraços.
Maurício Christovão
Fizemos o passeio de barco pelo canal de Saint Martin num domingo à tarde e as margens e as pontes estavam repletas de gente, e o Parc de La Villette estava “bombando” com gente de todo o jeito, desde os descolados até famílias tradicionais. Recomendo.
Marcia Portella
Conheci o Conexão qdo comecei a preparar minha viagem a Paris.Quem escrevia e respondja sra semlre a Lina.Agora já não sei quem escreve os textos, isso me incomoda, quem gosta dessas regiões? De quem é essa opinião? Lina, Rodrigo? As dicas daqui foram essenciais para o sucesso da minha viagem, mas confesso que sinto-me meio desapontada com a ausência da Lina.
Rodrigo Lavalle
Márcia, os artigos escritos por mim ou por outra pessoa possuem todos a indicação do autor no início de cada um deles. Isso acontece em média 1 vez por semana ou 1 entre cada 11 artigos, ou seja, o blog continua refletindo a opinião da Lina sobre Paris mas temperado com outras visões e experiências. Todos os artigos sem identificação de autor são de autoria da Lina, repetindo, 10 entre 11.
No caso do artigo acima, como a Lina disse no início, ele foi escrito escrito por três leitores do Conexão Paris de cujas opiniões a Lina compartilha.
Abraços.
Lina
Marcia
Todos os artigos publicados no Conexão Paris passam por uma análise da equipe editorial. Se nós não concordamos com o conteúdo ou a forma, não publicamos. Se publicamos este artigo com dicas de leitores antigos do blog e grandes conhecedores de Paris é porque o julgamos interessante e absolutamente colado à realidade da cidade.
Marcia, não estou ausente. Estou o tempo todo aqui. Nada mudou.