Por Claudia Pimenta
Como já conheço bem Paris, decidi experimentar algo diferente, nesta viagem. Por adorar culinária, optei por um curso rápido, pois ficaria poucos dias na cidade. Havia visto a dica, aqui no Conexão, do atelier do chef Guy Martin e fui pesquisar no site. Minha escolha foi o curso de pâtisserie Pâte à trac, cuja programação me agradou em cheio: pâtes sucrée, brisée, sablée, assim como a maravilhosa massa folhada francesa!
Tudo foi bastante simples – a consulta dos cursos (data, duração, ementa e valores), a inscrição pela internet, o pagamento por cartão de crédito, a confirmação do pagamento e a chegada do recibo por email. Ainda fiz uma “visita” virtual, no atelier, já que é possível visitá-lo com o Google Street View.
No dia escolhido, lá fui eu para o curso. O ambiente da escola é ótimo; um espaço amplo, numa bela casa, fácil de chegar a pé, a partir da Champs-Elysées. Todos foram muito simpáticos e atenciosos, desde o momento da minha chegada.
Meu curso, com duração de duas horas, aconteceu na ampla e bem montada cozinha do andar térreo, com o chef Antoine Ferrier e mais dois participantes. Foi uma aula prática, cheia de dicas – como juntar os ingredientes, enfarinhar a bancada, assar e cortar as pâtes –, na qual colocamos, literalmente, “a mão na massa”!
Encontramos o mis en place pronto para cada uma das pâtes. A primeira, e mais trabalhosa, foi a folhada (ou feuilletée), cujo tempo de preparo é longo. O chef fez toda a fase inicial da receita, sempre cuidadoso nos detalhes e preocupado em passar todas as dicas (que não foram poucas…).
Depois, executamos as demais massas, uma a uma, em um verdadeiro revezamento – todos nós participamos, no preparo de cada massa, além de receber dicas do chef, durante todo o processo.
Assamos uma das massas, aprendemos como cortá-la e degustamos aqueles pequenos pedacinhos deliciosos, perfumados com laranja e limão. Hummmmm…
No fim da aula, a receita assada, assim como as demais, foram repartidas entre nós. A minha parte deixei com outra participante, pois eu estava em um hotel e não poderia assá-las. Uma pena… Recebemos, também, as receitas impressas para consultar com calma e preparar depois.
O tempo voou e eu desejei que o curso durasse muito mais! Espero voltar logo e fazer outros cursos. Super recomendo!!!
Mais uma vez, agradeço ao Conexão Paris, que acompanho, há tanto tempo – capitaneado pela Lina com maestria, pela dica preciosa! E ao Rodrigo Lavalle por me proporcionar esta viagem no tempo ao escrever sobre uma experiência tão única e especial!
Claudia Pimenta
Consultora de Imagem e Estilo
(21) 99116-7776
Atelier Guy Martin: 35 rue de Miromesnil, 75008 Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
Ana
Gostaria de saber se a Claudia Pimenta ainda escreve em seu blog Pepperinfashion?
Rodrigo Lavalle
Ana, infelizmente o blog está parado desde 2014.