Dione Occhipinti, autora dos guias Paris Moda: do alto luxo ao luxo acessível e O Bom & Barato das Compras em Paris, a partir de anos de observação, “categorizou” a mulher parisiense em oito perfis bem distintos: BCBG (Bon Chic Bon Genre), BoBo, bling-bling, bio-addict, modeuse (que segue as tendências), intelo (intelectual), workaholic e fashionista.
Cada uma tem um estilo bem específico de vida, que se reflete no estilo de se vestir. Achamos a proposta bem divertida. Abaixo, deixamos Dione descrever como ela vê a parisiense BoBo.
Por Dione Occhipinti
Possivelmente você já escutou Inès de la Fressange dizer que a parisiense confia no próprio taco, que não faz esforço para se produzir e adora um trench coat com camiseta marinière. Mas será que todas as parisienses têm os mesmos hábitos e gostos?
Venho há muitos anos observando as parisienses e conversando com elas e, sim, existem alguns grupos bem diferentes entre si. Cada um se veste de uma certa forma, freqüenta determinados lugares, faz compra em outros, e pode até morar em uma ou outra região de Paris.
Uma dessas mulheres é a parisiense BOBO, abreviação de bourgeois-bohème (ou burguês-boêmio), que surge da fusão de duas palavras ligadas a classes sociais antagônicas: os artistas boêmios e os burgueses. Trata-se de quem tem uma boa situação financeira mas tem opções e valores de esquerda. São também muito conhecidos na França como “gauche caviar”. Ou, como dizem por aqui, tem o coração à esquerda e o bolso à direita.
Esse grupo de pessoas têm uma relação forte com a cultura, frequenta restaurantes indicados pelo guia Fooding – nunca pelo Michelin! – são cosmopolitas e adeptos da cultura de compartilhamento (usam AirBnB para alugar apartamentos em suas viagens, compartilham hortas comunitárias em Paris etc.)
A parisiense BoBo típica é adepta do hi-lo – veste um blazer destroyed comprado em brechó juntamente com uma linda bota recém-lançada Yves Saint Laurent.
Assim como a parisiense descrita por La Fressange, temos a impressão que ela saiu de casa correndo e não fez nenhum esforço para se produzir. Ela usa o cabelo no estilo despenteado, parecendo que acabou de sair da cama. Ela diz para todo mundo que anda de metrô com freqüência quando na verdade o máximo que faz é andar de scooter (um dos meios de locomoção preferidos pelos jovens parisienses).
Gostou? Dê uma olhada nos looks usados pela atriz e cantora Charlotte Gainsbourg no seu dia-a-dia. São uma excelente referência!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
13 Comentários
Marilia
Adorei. Vc poderia me enviar mais informações, por favor? Super obrigada
Rodrigo Lavalle
Marília, nós postamos artigos inéditos todos os dias aqui no blog. Você pode também nos seguir no Facebook e no Instagram e ver nossos vídeos no Youtube.
Gesélia Besbati Bertucci
Quero receber informações!
Rodrigo Lavalle
Gesélia, postamos artigos inéditos todos os dias aqui no blog. Você pode também nos seguir no Facebook e no Instagram e ver nossos vídeos no Youtube.
Amanda
Achei barbaro!
Dione Occhipinti
Olá Claudia e Regina! Não consigo ver o e-mail de voces por aqui. Por favor me passem o e-mail para eu enviar ou mandem no meu [email protected]
Obrigada! bjs!
Dione Occhipinti
Ola Tatiane, muito obrigada pelo comentário! Em qual e-mail você gostaria que eu te enviasse as informações? Você pode escrevê-lo aqui? Obrigada! Bjs!
Claudia Hurel
Olá meninas,
Quais são os ateliers incluídos na visita durante o curso? Obrigada por enviar as informações do curso por email ;.* Bises
regina ferreira
Gostaria de saber o preço do curso,Onde ficar etc. . Grata Regina Gosteida idéia
Rodrigo Lavalle
Regina, como foi dito no artigo, para se inscrever ou receber mais informações, mande um email para a Dione – [email protected].
Abraços.
Tatiane
Olá,
Um tema muito legal para nós meninas e mulheres.
Tenho interesse no curso, poderia enviar-me mais informações atravez deste email?
Beijos
Att
Rodrigo Lavalle
Tatiane, para se inscrever ou receber mais informações, mande um email para a Dione: [email protected].
Abraços.
guilherme pessoa
“Gauche caviar”.
Tem bastante aqui no Rio, no Baixo Gavea , Jardim Botanico, Ipanema, etc. Em sua maioria eleitores do PT .