Todos os dias, quando abro a porta do prédio, já decidi o meu roteiro para a caminhada matinal obrigatória. O básico é Opera/Castiglione/Jardin des Tuileries. Mas vario o prazer e às vezes “subo” até Montmartre, ou dobro em direção ao Palais Royal, ou sigo até Concorde e pego Champs Elysées ou atravesso o Sena e estico até o Jardin du Luxembourg.
Durante estas andanças, brinco de escolher a imagem ideal, que para mim, representaria Paris. A imagem que viria em primeiro lugar, quando longe e saudosa, eu pensasse na cidade.
A resposta é sempre a mesma, confirmada a cada passeio: as margens do Sena.
Não as margens à partir do nível da cidade, mas as margens reais.
De tempos em tempos vou conferir se este é ainda meu circuito preferido. Desço as escadarias ao lado da Pont des Arts até o nível do rio e esqueço os engarrafamentos, o barulho, os cadeados, esqueço tudo.
De repente Paris fica vazia e silenciosa. Seus habitantes são excêntricos e moram em barcos maravilhosos. Vivem escondidos, raramento os vejo.
A caserda dos bombeiros é flutuante e vejo roupas de mergulho secando.
Às vezes, uma escultura na Paris do alto atrai meu olhar e percebo que, vista do nível rio, ela parece um desenho.
Aproveito a intimidade com a Pont Neuf e observo de perto os mascarons, estas cabeças de homem que, na antiguidade, serviam para espantar o mau olhado. Hoje, a função delas é me divertir.
Avanço em direção ao boulevard Saint Michel, e aos poucos as margens ficam estreitas por causa da ilha Cité.
E logo a vejo. Caminho até este ponto somente para ter esta visão rara da Notre Dame.
Subo e volto para casa. Meu dia pode começar.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
33 Comentários
Maycon
Muito legal a dica, mas como todo brasileiro me vem logo aquela dúvida… É perigoso fazer esse percurso somente duas pessoas? Moro no RJ, então sempre tenho essa preocupação… algum caso de assalto nesse percurso?
Rodrigo Lavalle
Maycon, não é nem um pouco perigoso.
Abraços.
Fernanda
Lindo isso!!!!!!
Paulo Sindeaux
Que belo passeio. Adorei a dica.
Sheila Prytula
Imagino-me sempre passeando pelo Sena de mãos dadas com meu marido. Um amor, desses de cinema
Jacqueline
Ana Maria Fetter, você não terá problemas para compras com suas notas de cem euros. Geralmente, quando compramos euros aqui no Brasil nos são dadas notas de cem euros. Usava-as lá sem problema. Só procure separar umas menores para o táxi na chegada.
Verônica
Adoro passear as margens do sena também, nas 3 vezes que estive em Paris sempre passeamos as margens do Sena, Ano Passado me surpreendi com as pinturas e uma bela exposição de fotos, Eu e minha Familia adoramos contemplar o Sena, adorei a sua dica espero poder fazer esse passeio agora em novembro, pois é a primeira vez que vou no outono e estou com medo do frio rsrs.
Madá
Lina, que lindo, adorei as fotos! É muito bom dar valor a algo que “está sempre ali” e compartilhar com a gente!
Telma
Voce ja caminhou no Parc Buttes Chaumont, no 19éme? é lindo e vele muito à pena. Fica a dica.
Rodrigo Lavalle
Telma, obrigado pela dica. Adoramos o Parc des Buttes Chaumont.
Abraços.