Fernanda Hinke, idealizadora dos passeios de bike do Meia Noite em Paris, deixou sua bicicleta de lado para visitar o Museu do Louvre com a nossa guia-conferencista Zilda Figueiredo, mais conhecido como Zildinha. Abaixo, o relato de Fernanda.
Esta foi minha quarta visita ao Louvre. Mas acho que, na verdade, foi a primeira. Ao fazer o tour com a guia conferencista Zildinha, descobri a real dimensão do que é o acervo no museu e saí de lá apaixonada!
Entrar no museu do Louvre sem um guia ou (pelo menos) sem planejar quais obras você quer ver é algo assustador e exaustivo. O museu tem 60mil m2, 13km de galerias e possui um acervo de 36.000 obras. Com um tour guiado, a visita torna-se agradável, sem o stress de se perder dentro do gigante. De forma muito didática e com linguagem acessível, Zildinha nos mostra as principais obras-primas do museu, seguindo uma ordem cronológica.
Zildinha começa nos explicando que o Louvre foi construído no século 12 por Filipe Augusto para ser uma fortaleza. No século 14, foi transformado em Palácio Real por Carlos V, que nunca chegou a morar ali por causa do mau cheiro. Francisco I foi responsável pela construção do Louvre moderno e, devido as inúmeras guerras na Itália, conheceu e se apaixonou pelo estilo renascentista e o trouxe para a França. Mas até então, as obras eram de propriedade da família real. Somente em 1793, durante Revolução Francesa, o Louvre se transformou em museu, tendo seu acervo sido transferido para o Estado.
Em 1984, o então presidente François Mitterrand fez uma grande reforma no museu e lá colocou as pirâmides.
Durante a construção das pirâmides, foram encontradas as ruínas do castelo medieval. E é por ali que nosso tour teve início. Zildinha nos mostrou uma curiosidade: pequenos símbolos nas pedras (corações, luas e estrelas) eram a maneira que as famílias pedreiras tinham de contar quantas pedras tinham colocado (cortado, talhado) e receber seus pagamentos, afinal eram analfabetos. Um detalhe sutil, mas tão rico!
Em seguida, iniciamos a visita às obras, com foco em quatro épocas: Antiguidade grego-romana, Renascimento, Neoclassicismo e Romantismo.
Entre as antiguidades greco-romanas, descobrimos que no Louvre há apenas duas esculturas gregas: as famosas Vênus de Milo e Vitória de Samotrácia.
Todas as demais esculturas da Antiguidade são romanas. Zildinha nos explica então porque temos a escultura grega como referência mundial. Os gregos estavam em busca da beleza: o corpo perfeito, as proporções ideais, o movimento, a expressão, e toda a sensualidade humana eram retratados em mármore, marfim e bronze.
Antes de chegar ao Renascimento, apreciamos as obras Bizantinas, em que o céu era dourado e o menino Jesus apresentado com certo distanciamento de Maria. Depois comparamos com a primeira fase do Renascimento onde o céu é azul, e vemos o carinho materno de Maria com seu filho Jesus. A perspectiva e profundidade começam a ser exploradas, vemos uma das primeiras representações de paisagem.
Ja na segunda fase do Renascimento, apreciamos cuidadosamente as obras do grande gênio Leonardo Da Vinci. A guia nos conta a história do roubo da Monalisa que ficou 4 anos desaparecida no começo do século 20 (e teve Picasso como um dos suspeitos do furto). Nos conta ainda as verdades e mentiras sobre todas as especulações que fazem deste quadro uma das obras-primas mais famosas do mundo.
Em seguida, apreciamos a maior obra do Louvre, Bodas de Caná, que mede incríveis 6,8m de altura por 1om de largura! São tantos detalhes a serem descobertos!
Entrando no Neoclassicismo, fiquei encantada com segredos do quadro que representa a coroação de Napoleão, pintada por Jacques-Louis David o pintor oficial da corte francesa. Uma verdadeira aula sobre a importante figura do Imperador francês e fatos curiosíssimos sobre a sociedade da época.
As obras do Romantismo, no século 19, também foram deliciosas de se apreciar. Um movimento artístico dramático, que coloca a morte em primeiro plano e representa fatos atuais da época. Ou seja, uma espécie de arte-jornalismo. A Liberdade Guiando o Povo uma pintura de Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830 foi detalhada por Zildinha.
E para fechar o passeio visitamos os austeros apartamentos de Napoleao III. O mais curioso foi descobrir quem foi o empacotador dos vestidos da esposa de Napoleão III. Mas não vou contar quem foi! Essa deliciosa história merece um novo post, que publicaremos na próxima semana.
*
A Zildinha tem uma equipe encantadora, treinada por ela, que pode te levar para conhecer, além do Louvre, o Palácio de Versailles e o Museu D’Orsay. Clique aqui saber mais.
E conheça também os passeios a pé guiados por Paris feitos por Zildinha.
*
Conheça os apartamentos para alugar perto do Louvre da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
59 Comentários
Marcel De Martino Pereira
Ola, estarei em Paris no dia 04/03/2018, primeiro domingo do mes. Pretendo visitor o Louvre. A que horas vcs nos recomendam chegar devido a procura??
Abs Marcel
Rodrigo Lavalle
Marcel, na verdade não recomendamos ir no dia gratuito pois o museu fica bem cheio mas, se vocês forem, cheguem antes de 09:00 da manhã.
MAIARA GIOVANAZ
Olá, gostaria de infos sobre a Zildinha, pretendo ir visitar o Louvre no primeiro domingo do mês de fevereiro, que seria o dia gratuito da entrada, sabes me dizer se é muito lotado o local e se há necessidade de pegar fila para algum ticket?
Rodrigo Lavalle
Maiara, é bem lotado. Recomendamos a visita em outro dia. Para informações sobre as visitas guiadas e passeios da Zildinha entre em contato pelo email [email protected]
JANNE MARIA DE ARAÚJO
Olá! Estarei, em Paris, com marido e 2 filhos (14 e 18 anos), entre 17/01 e 25/01/2018. Gostaria de fazer a visita guiada ao Museu do Louvre, o que, sem dúvida, faz toda a diferença. Gostei dos comentários sobre a guia Zildinha.
Poderiam passar -me informações sobre os dias disponíveis nas datas indicadas, e valores?
Att
Rodrigo Lavalle
Janne, iremos entrar em contato com você por email.
Fernanda
Prezados,
boa tarde!
Enviei e-mails para o [email protected] para obter mais informações sobre a visita guiada ao museu do Louvre, no entanto, não tive repostas. Gostaria de saber se a visita guiada é adequada a criança de 10 anos ou se há alguma visita apropriada para criança e qual horário.
Desde já obrigada.
Rodrigo Lavalle
Fernanda, vamos entrar em contato com você por email.
Cilene
Por favor, vou à Paris dia 17/07 e gostaria de ir ao Louvre, a Torre Eiffel e a Notre Dame, como e onde compro os ingressos antecipados? Meu filho tem 17 anos, paga meia?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Cilene, seu filho não paga no Louvre. Para entrar na igreja não é necessário ingresso. Se você quiser subir nas torres é preciso ingresso. Compre todos esses ingressos no Office de Tourisme: https://www.conexaoparis.com.br/2012/10/07/desembarcou-em-paris-sem-reservas/.
Na Torre Eiffel, seu filho tem tarifa reduzida, compre os ingressos no site oficial: http://ticket.toureiffel.fr/?langue=en.
Abraços.
MARCIA PACINI DE OLIVEIRA
Já comprei os ingressos para o Louvre pela internet. Chegarei em Paris dia 06/07/15 e penso ir ao Louvre no sábado dia 11/07, por acaso sábado é um bom dia? Estou em dúvida pois geralmente, pelo menos aqui no Brasil, sábado é um dos dias mais cheio para museu. Devo ir no sábado ou na quinta? Abraço.
Rodrigo Lavalle
Márcia, opte pela quinta-feira.
Abraços.
Andreia Coelho
Muito bacana o tour com a Zildinha,fez TODA a diferença em nossa vista, com sua simpatia,simplicidade e conhecimento, ela nos deu 1 aula de história e nem percebemos o tempo passar,SUPER RECOMENDO!!!
No dia anterior tinhamos feito a visita a Versailhes sozinhos (não sabíamos que ela tinha este dia da semana)e nem se compara poder apreciar as obras ouvindo a história ser contada de forma simples e didática.Dica valiosa!!!Abraços
Augusto Vasconcellos
Fim de janeiro, em pleno inverno, nada melhor que se abrigar em um museu. Sendo o Museu do Louvre então, tive uma manhã perfeita! E foi em grande estilo. Zildinha, uma estudiosa da história da arte, muito conhecedora da criação do Louvre, nos mostra algumas das principais obras, entre pinturas e esculturas. Nesse percurso, aprendemos com ela, vendo as obras, cronologicamente a evolução da arte. Quem puder agendar uma visitação ao museu estará em ótimas mãos, além do que é chegar e entrar, sem filas. Zildinha é esperta e nos protege muito bem das aglomerações e de quase sempre centenas de orientais. Eu já conhecia o museu, mas nunca com tanta paixão. O Louvre é muito grande, e demora para ser visitado. Espero fazer outra visita, conhecer outras alas, mas com certeza muito bem guiado com a Zildinha.
FATIMA JUSCIANE
Ficamos encantos com a visita guiada ao Louvre com a Zildinha… Fenomenal.
Marcia
Adorei a visita com Zildinha,ela é uma apaixonada pela arte e isso é otimo para o ouvinte.Se tiver q dar uma aperfeiçoada acho q teria que ter um rigor maior com o horario combinado,pq infelizmente algumas pessoas nao o cumprem fazendo outros perderem compromissos agendada apos a visita .De resto acho imperdivel!!! Parabens Zildinha