A beleza de Versailles sofre transformações de acordo com as estações do ano. Ora colorido, ora imponente, ora sublime.
Durante a primavera e o verão, o castelo de Versailles adquire algo mais, um charme que desaparece nas outras estações.
Nestas duas temporadas, a imponência do castelo é suavizada pelos jardins floridos, pelas cores dos canteiros e pelos perfumes das suas laranjeiras e limoeiros.
A chamada Parterre du Midi, canteiro que descobrimos através das janelas da Galeria dos Espelhos, oferece aos visitantes um verdadeiro banho de cores.
Pelo menos 22 jardineiros, titulares do Ministério da Cultura, trabalham sob o comando do responsável chef dos jardins do castelo. E, durante os períodos de plantação e manutenção dos canteiros, mais 20 jardineiros são contratados. Os jardins de Versailles exigem, na alta estação, uma equipe de mais de 42 pessoas.
De maio até outubro, Versailles exibe suas famosas caixas com laranjeiras e limoeiros. Estes imensos vasos de madeira, marca registrada do Castelo de Versailles, ficam expostos ao público. Algumas destas plantas possuem mais de 200 anos. São laranjas e limões originárias de Portugal, Espanha e Itália. No final do outono, as caixas são recolhidas e as plantas conservadas na Orangerie do castelo.
A partir de outubro o castelo perde o charme dos canteiros floridos, mas ganha o espetáculo romântico das flores vermelhas do outono.
E no inverno, isolado pela neve (quando ela aparece, o que não é sempre), ele exibe somente sua imponência.
Créditos foto: blog.bg
Clique aqui e acesse nosso artigo sobre como visitar Versailles.
Mais sobre Versailles:
- Visita guiada ao castelo de Versailles com guia brasileira
- Infográfico com tudo o que você precisa saber antes de visitar o Palácio de Versailles
- Passeio privativo de carro ao castelo de Versailles
- Ingresso para o castelo de Versailles
- Versailles e sua horta
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
40 Comentários
Geraldo Antonio
Boa tarde
Estarei em Julho em Paris e ficarei hospedado na Rue Breguet, proximo da estação Breguét_Sabin. Qual o melhor itinerário para visitar os Jardins de Versailles? Já estive lá mas confesso que não lembro!
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Geraldo, na estação Breguét_Sabin pegue o metrô linha 5 (direção Place d’Italie) e vá até a estação Gare d’Austerlitz. Lá pegue o trem RER C5 (chamado VICKY) com destino final em Versailles – Rive Gauche. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
Caso você queira conforto e segurança máximos sugiro o traslado privativo de carro com motorista brasileiro, clique aqui e acesse o site Minha Viagem Paris para saber mais.
Mariana
Olá!
É possível visitar apenas os jardins? Se sim, a compra do ingresso é somente na bilheteria ou consigo pelo site?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Mariana, o acesso aos jardins é gratuita às quartas e quintas. Nos demais dias você pode comprar no local um ingresso somente para acesso aos jardins. No site de Versailles não existe esse ingresso.
Marcos de Brito
Saudações, estamos indo para Paris em junho, e estamos pensando em visitar Versailles, as vezes que fomos era inverno. Nos disseram que existe uma apresentação de fontes luminosas nesta época, isso ainda acontece? Essa apresentação é a noite ou durante o dia também acontece?
Rodrigo Lavalle
Marcos, o espetáculo das águas acontece de abril até fim de outubro. Há um grande espetáculo à noite e pequenas apresentações durante o dia. Leia esses artigos com mais informações: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/18/quando-e-como-visitar-versailles e https://www.conexaoparis.com.br/2014/04/14/abertura-das-grandes-aguas-musicais-de-versailles (artigo sobre o espetáculo de 2014, leia a título de curiosidade).
Abraços.
Marcio
estarei em Paris de 18 a 24 de janeiro de 2016 e estou em dúvida se vale a pena conhecer o Palácio de Versailles no inverno, pois o passeio leva o dia todo. Se não for, há milhares de outros programas a fazer. Você acha que no inverno o Palácio perde muito em beleza?
Rodrigo Lavalle
Márcio, os jardins ficam mais secos e tristes mas isso também tem a sua beleza melancólica. Eu acho que vale a pena ir nem que seja para visitar o castelo principal.
Abraços.
Rodrigo
Olá Rodrigo. Por favor, poderia dizer para quais lugares o Paris Museum Pass dá direito no Chateau de Versailles? Desde já, agradeço.
Rodrigo Lavalle
Rodrigo, ele dá direito a tudo com exceção dos espetáculos esporádicos como o Espetáculo das Águas.
Abraços.