Os turistas têm uma ideia romântica das rotas dos vinhos franceses. Muitos pensam que todos os vinhedos possuem um castelo e que as degustações se passam em ambientes requintados ou em caves históricas.
Nada disto. A maioria dos produtores possui apenas um galpão com as máquinas necessárias para a produção, estoque e envelhecimento do vinho. E ali mesmo eles colocam uma mesinha e algumas taças e pronto.
Nas minhas viagens à Alsácia circulei pelos vinhedos e endereços de degustação. Provei deliciosos gewurztraminer em locais simples, pequenas dependências do local de produção.
No Vale do Loire a situação é similar. Compramos recentemente um excelente vinho branco sauvignon. O produtor nos recebeu na sua fazenda: de um lado os tonéis e de outro um bar/loja. Tudo muito simples e rústico.
Na França, a menção “château” designa somente um vinho de origem controlada e fabricado com uvas colhidas e vinificadas na propriedade. Recentemente visitamos o produtor do vinho Château Calissanne, perto de Aix en Provence. Entramos dentro de um galpão, os vinhos estavam expostos, fomos recebidos por uma vendedora, provamos alguns e afinal compramos um tinto chamado Clos Victoire.
Para encontrarmos alguns verdadeiros castelos temos que pegar o “circuito dos castelos de Bordeaux” e aí sim, veremos uns atrás dos outros. Mesmo assim, não os visitamos e não degustamos no interior de belos salões alambicados.
Os castelos abertos ao público, sempre com a exigência de hora marcada com antecedência, liberam somente os espaços industriais e o local degustação/venda. Se você for um bom ($$$) cliente, talvez consiga visitar toda a propriedade.
Veja aqui algumas opções de transporte para viajar pela França
- Avião: Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
8 Comentários
Lucia Maria Chataignier de Arruda
Gostaria de saber onde ficam os vinhedos Chataignier e se podemos visitá-los e ao castelo da família (se houver). Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Lúcia, você se refere a esse http://www.lacaveduchataignier.fr/ElementsRubrique.aspx?SITE=EVIGNE5&RUB=246&MP_SS_RUB=FILT&MP_ELT=DETAI&ELT_SS_RUB0=249&PAGE=1&Lang=FR?
Abraços.
Adriana
EXCELENTE, a matéria, bem explanada e de cunho didático muito bom, dá a todos uma aula sobre as origens do vinho e a não ligação com Castelos. Tira um pouco do romântico, mas ele fica muito bem colocado nas histórias apropriadas. Parabéns.
Regina Fragomeni
Acho os vinhos franceses excepcionais,custo benefício surpreendentes. O fato de não podermos encontrar a maioria deles aqui nos faz sempre desejar o retorno breve,não importa a região.
Marcia Lube
Hoje degustei um vinho que comprei em um produtor do Vale do Loire : ” Jasnières ” Domaine de Cézin.
Apreciei ? Muito !
E dizer que esse momento de prazer foi proporcionado por um vinho pelo qual paguei apenas 12 Euros.
Isso é a França, uma diversidade não só na produção como nas propriedades : simples produtores ou magníficos châteaux .
Vinicius Nunes
Parabéns por ter encontrado vinho tinto de qualidade em Aix en Provence, passei uma semana na região e não tive a mesma sorte.
Sandra
Por que não fazer dois passeios? Castelos de um lado e, de outro, os vinhos? 🙂
Abraços
Sandra
Carolina
É a mais pura verdade. Tive a mesma experiência na Alsácia. Lá é tudo muito simples, até mesmo em virtude da fronteira com a Alemanha e o efeito das guerras. Na Borgonha tive a sorte de visitar o Clos du Vougeot no evento Musique et Vin.