Por Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris.
Mais do que nunca Paris parece imbatível na sua posição de capital européia das mesas estreladas. A edição 2014 do guia da capa vermelha contém 99 restaurantes da capital francesa agraciados com pelo menos uma estrela.
No escalão superior dos três macarrons (como as estrelas são chamadas por aqui) a tendência é de estabilidade. Em Paris, nove restaurantes possuem esta honra maior. Este numero é um a menos que em 2014, pois o Plaza Athénée, dirigido por Alain Ducasse, está fechado para reformas.
Londres também participa desta liderança seguida por Barcelona (24 restaurantes com estrelas) e Bruxelas (18 mesas estreladas).
Críticas a este guia, que já possui mais de 100 anos, nunca faltarão, principalmente por seus critérios considerados antiquados.
Mas ele está se modernizando e melhorando.
Alguns novos chefes apareceram no radar do guia como é o caso de Bertrand Gautier do Septime. Michelin acabou de reconhecer a regularidade e inventividade de sua cozinha.
Se um restaurante estrelado estiver nos seus planos na sua próxima viagem a Paris, seguem duas dicas importantes:
. faça sua reserva o quanto antes, eles são concorridos.
. se os preços forem assustadores, não desanime. No almoço eles praticam preços mais convidativos e o menu não muda muito. Neste caso, as reservas devem ser feitas com uma antecedência maior ainda.
E aqui você tem a lista dos restaurantes parisienses agraciados pelo guia Michelin.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
8 Comentários
Carla araujo
Bom dia.qual é a base estimada para comprar uma bota impermeavel em Paris em meio de fevereiro? Eum anorak ou doudounne? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Carla, depende da marca. Boas botas impermeáveis e doudounnes você encontra na loja Aigle (http://www.aigle.com/fr_fr/). Para peças mais baratas vá até as lojas fast fashion como Zara, H&M, Uniqlo.
Abraços.
Valéria Chociai
Em outubro vou passar 1 mês na França, e, claro, o site de vocês está me ajudando muito… estou tentando ler as quase 800 páginas de postagens rssss Mas até agora não consegui uma informação, talvez porque é taaanta informação nos comentários, além dos posts, que a gente se perde – não é uma reclamação, pelo contrário, obrigada mil vezes! Então… qual é o dress code mínimo para restaurantes desses estrelados? Meu uniforme de viagem é bota impermeável da Timberland, calça jeans, camiseta de algodão e casaco impermeável, com mochila nas costas… tudo preto… mas acho que isso está mais para qualquer lugar menos Paris e menos ainda Le Grand Vèfour e afins kkkk Help! Não achei essa informação nem nos sites dos restaurantes que reservei e prefiro pagar mico perguntando para vocês, que já considero “de casa”, do que para eles :o) Claro, conto com a compreensão de vocês na ajuda de que precisa ser algo também over confortável, pois saio “de casa” à pé 7 da manhã e volto quase meia noite… Help!!! Menina em crise de nervos na frente do armário achando que não tem o que vestir!!! Merci beaucoup!
Rodrigo Lavalle
Valéria, o fato de você não ter achado essa informação em lugar nenhum quer dizer que não há regras escritas para essa situação. Os restaurantes mais elegantes pedem um traje formal que não destoe do ambiente. Você pode usar algo que fique no meio do caminho entre esse seu uniforme de viagem (que realmente é bem descontraído) e uma roupa formal.
Abraços.
Madá
Obrigada Karen, sei que é difícil escolher. Anotado.
Não tenho como ficar experimentando, daí o pedido… mas, de fato, nota-se a diferença em um restau estrelado, mesmo que seja “só” uma estrela.
Eu conheci o Atelier do Joel por conta de um post da Lina e fiquei fã.
Karen Goldman
Ai que dificil Madá! Mas, hoje, eu diria o KEI http://www.restaurant-kei.fr/
Madá
Karen, se a gente tiver que escolher um estrelado, de apenas uma estrela, em Paris, qual você recomendaria ?
Moacyr
Paris é e sempre sera a capital da gastronomia!!