Por Karen Goldman, chef brasileira que propõe roteiros gastronômicos aos leitores do Conexão Paris.
Quando um cozinheiro trabalha durante quase 10 anos ao lado de um chef do calibre Cristian Constant, quando ele vira sous-chef (segundo na hierarquia da cozinha) de um de seus restaurantes estrelado e, anos mais tarde, recebe a proposta de ser o chef executivo de outro restaurante de seu mestre é porque ele possui um indiscutível talento, correto?
Imagine que este jovem chef é brasileiro, de Florianópolis, e que ele deixou o seleto clã Constant para lançar voo solo. Ele abriu seu restaurante no longínquo 15ème e, eu que detesto cruzar a cidade, fui até lá e me apaixonei. Pudera, patriotismos a parte, a comida é espetacular.
De entrada ataquei as lulas recheadas de presunto Ibaiona e emulsão de chourizo. Uma perfeita combinação terra e mar. A salinidade da emulsão de chourizo, ao contrário do que se possa imaginar, acentuou ainda mais o gosto da lula. Uma explosão de sabor.
Em seguida fui agraciada com uma codorna ao molho de vinho e echalotas, acompanhada de batatas ratte cortadas em formato de cubos com um furo no meio onde se encontrava o recheio de cogumelos girroles, creme e salsinha.
Já cozinhei muita codorna e sei que não é uma ave fácil, seu sabor adocicado e sua carne suave podem ser facilmente subvertidos, o que não aconteceu aqui. O cozimento foi metrizado, todos os sucos foram mantidos, a cor da carne permaneceu lindamente rosada sem embranquecer. O molho de vinho misturado com a doçura natural da ave e acidez da echalotas fez deste prato um dos melhores que já comi este ano. A deliciosa combinação batata+cogumelos+creme dificilmente pode dar errado.
Nunca consigo resistir quando a palavra profiteroles aparece no menu de sobremesa, mas não foi o melhor que já provei. Porém a massa da chou estava leve e fresca, a calda era de chocolate meio-amargo até um pouco amarga demais e o sorvete de baunilha feito em casa, completava esta clássica sobremesa. Sem grandes surpresas mas não comprometeu.
Valeu a viagem ao “fora de mão” ao 15ème.
E ao chefe Eduardo Jacinto meu caloroso: Bravo!
Faça reserva! Clique aqui para reservar um mesa no restaurante Le Pario.
Observação do Conexão Paris: vários leitores se hospedam nesta região. Esta é uma dica para aqueles que ficam perto dos metrôs Cambronne, Bir Hakeim, Champ des Mars, Dupleix. De todos estes endereços você pode ir a pé até o Pario.
Le Pario: 54 avenue Emile Zola, 75015 Paris. Tel.: 01 45 77 28 82. Metrô linha 10, estação Charles Michels. Menus: 17 à 22 euros (almoço semana), 35 à 65€ (jantar) – Horários: 12h às 15h, 19h às 23h, fechado aos domingos.
Clique aqui para conhecer o roteiro gastronômico em Paris da Karen.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
Cristiane Pereira
Fui ao Pario em maio/2015 e adorei. Além da comida muito boa e do ambiente acolhedor, a simpatia do chef é realmente cativante.
samanta
lamentavel que pessoas tão jovens continuem com uma gastronomia sem criatividade e sem ética. repetir os mesmo erros de gerações passadas. uma gastronomia sadica e nao sustentavel. lamentavel que isso tenha espaço nas midias. não vi nada novo. só vi tristeza nestes pratos. morte.
Rodrigo Lavalle
Samanta, leia o nosso artigo sobre o restaurante de Alain Passard (https://www.conexaoparis.com.br/2015/05/18/a-cozinha-legumeira-de-alain-passard/) e os nossos artigos sobre restaurantes vegetarianos e veganos em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/comer-e-beber/restaurantes-comer-e-beber/vegetarianos/.
Se você me permite um conselho, seja mais cativante ao argumentar contra o estilo de vida carnívoro. Isso vai ajudar a atrair a simpatia das pessoas para a sua causa.
Abraços.
Mireille Rodrigues
Sou de Florianópolis e não pude deixar de conhecer o Le Pario! O ambiente é muito agradável e aconchegante e o atendimento foi excelente, isso sem falar da simpatia do meu conterrâneo Eduardo Jacinto. A comida estava deliciosa e com certeza está entre uma das melhores lembranças desta viagem. Esta é mais uma das ótimas sugestões do Conexão Paris!
nery
Eu fui,adorei tudo, o Eduardo uma simpatia,educadíssimo.A comida e a sobremesa,atendimento, tudo perfeito.Recomendo.
Alzira
Eu tbém tive o prazer de conhecer este belo restaurante juntamente com o proprietário Eduardo Jacinto e seu braço direito Alexandre Furtado tb brasileiro, guerreiro casado com minha linda sobrinha Fabienne laval nascida na França, uma simpatia de pessoa. Vcs estão de parabéns, formaram uma bela equipe de trabalho. Sucesso sem dúvida. Um grande beijo para todos já com saudades….bjos
Leila
Adorei sua msg… Parabéns pela sua ousadia e merecimento. Estou fazendo curso de gastronomia na Anhemi Morumbi. E Já estive em Paris uma vez… ameiiiiii…. quero estar em outra oportunidade e te conhecer e ao seu restaurante. Abs… Leila de S.P. Brasil.
Taciana locatelli
Ah Lina, vou te buscar ai na sua casa e te trazer aqui no 15 eme “fora de mao” e vc conhecera outro quartier..simpatico e agradavel..moro aqui a 8 anos e nao troco esse bairro calmo por nada..que tal um cafe na rue du commerce?
Rodrigo Lavalle
Taciana, quem escreveu esse artigo foi a Karen, nossa parceira que propõe um roteiro gastronômico incrível aqui em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/servicos/roteiro-gastronomico-por-paris/. Faça o convite a ela.
Abraços.
Alcilene M de Sousa
Parabéns ,Eduardo!com certeza irei conhecer seu maravilhoso espaço.
MARILIA BOOS GOMES
Em 2013 eu já havia recebido a indicação do Café Constant pela administração do meuparis.com., mas não cheguei a provar as delícias preparadas por meu conterrâneo.
Este ano, ele não me escapará e seu novo endereço já está devidamente anotado. Parabéns Sr. Eduardo!
Cordial abraço.