Coroa de espinho dentro da sua proteção.

Coroa de espinho dentro da sua proteção.

Dica de Sonia Regina Pompermaier.

A catedral de Notre Dame de Paris possui uma das mais importantes relíquias da cristandade: os fragmentos da coroa de espinhos com a qual Cristo foi coroado pelos soldados romanos.

A história desta relíquia remonta aos evangelhos de São João, na passagem onde ele relata a coroação de Cristo. A veneração desta lembrança da Paixão de Cristo é mencionada à partir do século IV pelos peregrinos que visitavam Jerusalém.

Mais tarde a relíquia foi transferida para Constantinopla e guardada na capela dos imperadores bizantinos.

Em 1238, Louis IX, rei da França, compra do imperador de Bisâncio a coroa de espinhos. Um ano depois ela chega a Paris. O rei manda então construir a Sante Chapelle para abrigar a relíquia.

Desde 1896 ela está conservada dentro de um tubo de cristal e de ouro e atualmente está guardada na Notre-Dame.

A relíquia é apresentada aos fiés a cada primeira sexta feira do mês, às 15h, e na sexta feira santa durante todo o dia.

Leia o texto sobre as relíquias da catedral no site oficial da Notre Dame de Paris, clique aqui.


capa

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris