Foto: Irodori Foods
Se você encontrar nos cardápios dos restaurantes franceses referência ao alho preto – ail noir – saiba do que se trata.
O alho preto é originário do Japão e é o resultado de uma técnica desenvolvida por produtores japoneses. As cabeças de alho normais são cozidas a temperaturas baixas durante vinte dias em um recipiente fechado, em um processo de caramelização lenta.
Dentro das cascas, o alho se torna preto e macio e seu gosto mais suave e adocicado. O procedimento acaba com a agressividade do alho. Ele está sendo usado para acompanhar peixes e crustáceos, mas também para perfumar sopas e carnes.
Encontramos o alho negro em Paris nas lojas de produtos japoneses como o Workshop Issé.
Aliás, aproveito para indicar dois endereços fabulosos, Workshop Issé, uma excelente épicerie e cave de saké de Paris e do outro lado da rua o Workshop Issé Bis, um pequeno restaurante citada por toda a mídia que conta atualmente. Já li artigos elogiosos sobre este minúsculo endereço na Vogue Paris, no descolado Le Fooding.com, no Figaroscope e no excelente blog Table a Découvert.
Não vale dizer que você não atravessa o Atlântico para degustar cozinha japonesa em Paris. Não se esqueça que a admiração e o respeito mútuo entre chefs japoneses e franceses deu origem à uma nova cozinha estraordinária que vale a pena ser conhecida. Já citei alguns destes novos endereços, leia um artigo clicando aqui e este é um dos temas preferidos da mídia gastronômica francesa.
Issé está mais para o lado tradição japonesa e seu endereço vale ser citado pela qualidado dos produtos, pela sutileza da elaboração dos pratos e pelos preços. Um menu farto e delicioso por 20 euros no almoço e outro no jantar por 35 euros + um copo de sakê. Reserva aconselhada.
E, se você quiser mais barato ainda, atravesse a rua e, na Workshop Issé, compre um bento por 10 euros.
Workshop Issé bis, 10 rue Saint-Augustin, 75002 Paris. Tel. 01 42 96 26 74
Workshop Issé, 11 rue Saint-Augustin, 75002 Paris.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
9 Comentários
fabiola kipgen taranto lima
sabe me dizer se encontro esse alho fabuloso no brasil? em BH?
Alessandra
Aqui na minha cidade (joao Pessoa), tem um restaurante que serve uma picanha com esse alho preto.
Madá
Chegando em Paris tem tantas delícias locais que quero provar, que o japonês não seria minha prioridade de turista
Paulo R. Filomeno
É curioso imaginar comida japonesas em Paris, já que o sonho dos turistas que vão para lá (pelo menos os que eu conheço) é poder comer nos bistrôs e para os que podem, ir nos restaurantes de alta gastronomia. Mas o parisiense tem todo o direito de aproveitar outras cozinhas no mundo, não é? Até de encarar uma feijuca com o Lula de garoto propaganda… Viva a diversidade culinário-gastronômica.
eymard
Interessante. Gostamos de comida japonesa. Ja experimentamos em vários lugares. Mas nunca me ocorreu em Paris. Não sei o motivo.
Ricardo
Walter Braga, tem sim. Eu já vi um lá pelos lados da L´église de la Madeleine. Tem até um cardápio bilíngue na vitrine com fotos de guaraná, Gabriela (da novela), e o Lula segurando um prato de feijoada… Muito engraçado.
Mauricio Christovao
Não vejo problema em comer comida japonesa em Paris. Toda grande cidade tem opções de restaurantes de outros lugares. Se não fosse assim, as churrascarias ficariam todas no Rio Grande do Sul, para comer acarajé teríamos que viajar para a Bahia e na Liberdade em Sampa só teríamos virado à paulista…
Walter Braga
E restaurantes de comida brasileira existem em Paris?
Rodrigo Lavalle
Walter, existe sim. Existe um chamado ‘Gabriela’ no 9° arrondissement e um outro chamado ‘Coisas do Brasil’ no 10° arrondissement. Nunca os testei.
Abraços.