A lista do Buzz Feed das situações que deixam os parisienses nervosos ou amendrontados está divertida.
Morando aqui há mais de 30 anos, confirmo tudo.
Alguns exemplos:
. vivenciar o inferno das plataformas de embarque do metrô nos dias de greve; (nestes dias vou somente até onde minhas pernas me levam)
. visitar a torre Eiffel com parentes e amigos de passagem por Paris; (abro exceção para os netos queridos)
. enfrentar as calçadas do boulevard Haussmann, perto das Galerias Lafayette, antes do Natal e das liquidações; (me recuso, situação sem negociações)
. pegar os corredores entre as estações Châtelet e Châtelet Les Halles, até já escremos artigo sobre, com alguns conselhos, leia aqui; (se inevitável, torço para encontrar bons músicos)
. se aproximar dos pombos de Paris (explicação: além do prejuízo financeiro com os estragos provocados pelos excrementos nas fachadas, eles são todos doentes e estropiados)
. viver na rive droite (margem direita do Sena) e ser obrigada a ir na rive gauche (margem esquerda) e vice versa; (questão de identidade, de afetividade, somos um ou outro. Claro que nós e a cidade mudamos, eu já fui, anos atrás, rive gauche. Ano passado (acho) atravessei a ponte Alexandre III para ver de perto este habitante da rive gauche)
. esbarrar com os ratos e os mendigos que vivem no metrô; (primeira reação, revolta com o comentário, segunda, constatação da dificuldade de dividir um banco do metrô com alguém que está há anos sem um banho)
. ter medo de ser empurrada por um louco e morrer esmagada pelo metrô; (verídico, raro ver pessoas esperando o metrô na beirada da plataforma. Ficamos sempre encostados nos muros, para evitar a tragédia que não é rara.)
Foi LuciaC que gentilmente me enviou a lista que pode ser vista aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
58 Comentários
Nathalya Rozadi
Pelo visto a maioria desses postes são de turistas deslumbrados com Paris. Eu moro em Paris a quinze anos eu le cada uma das postagens e a maioria não é coerentes com a verdade. Paris é um cidade que recebe cerca de 18 milhões de turistas do mundo todo, já foi a cidade mais visitada por turistas. Agora ela esta perdendo seus turistas para cidade de Londres que esta se tornando bem mais atrativa e cosmopolita e o povo Londrino é mais hospitaleiro. Paris é uma cidade extremamente cara, o metrô tem cerca de 560 quilômetros de trilhos espalhados por toda a cidade. O metrô é mais barato que o de São Paulo, porém vive: lotado, quente, abafado, repleto de escadas que deixam o acesso inviável para os cadeirantes e deficientes, sujo e cheio de ratos, guardas acomodados e estações mau sinalizadas. Os Parisienses na maioria das vezes são grosseiros e hostis com os turistas, os taxistas dão bronca em você por qualquer motivo, cobram um absurdo e não te deixam no lugar certo. Conseguir um informação com um Parisiense é o mesmo que pedir para levar um soco na boca do estomago, porque eles só faltam cuspir na sua cara. Modéstia parte eu sinto falta de São Paulo, a cidade tem os mesmos problemas que qualquer metrópole possui: trânsito, violência e o custo de vida, mas existem muitas vantagens de se viver em São Paulo, como: povo humilde, cosmopolita, democrático, acessível para todos os bolsos. A pobreza em São Paulo não é maior do que em Paris pelo contrario, a única diferença é que ela mais camuflada, a mídia exibe a imagem daquela Paris chique e rica, e nunca os enormes contrastes sociais dessa cidade.
Débora
Eu ri lendo esse post…divertido.
Louis Duclos
Paris é singular. Um sonho. Mas já me deparei com uma situação estranha ao passar a Eurocopa 2012 na cidade luz. Em dia de jogo, estive ao lado da Tour Eiffel e -perdoem me – não parecia tão diferente da Santa Efigênia. Tenho família em Bordeaux, minha mãe é da Aquitânia e vou sempre a Paris. Mas nunca a vi como naquele dia. Algo parece mudar nas grandes capitais, não só em Paris. Naqueles dias, só voltei a respirar a Paris que conheço ao ficar alguns dias, lendo ao lado de um bom Saint-Estèphe, em uma mesinha na St-Louis.. Será que exagero? espero.. não queria que essas capitais maravilhosas se fossem, especialmente a bela Paris
ana maria albergaria
Em 2011 passei um mes em Paris……a cidade eh magica! Foi uma experiencia maravilhosa.
Se der,um dia quero voltar.
Ariane
Concordo com o Arlindo.
Alguns cuidados básicos sempre precisamos ter, seja onde for. Mas ir para Paris com medo é besteira, e nem está nos meus planos. =)
Bjs!!
Arlindo Vilhena Santos
Em junho de 2013, fiz tour por Paris, uns 4 dias, e fiquei encantado com a cidade, seus monumentos, sua arquitetura, etc, é tão linda, que as desvantagens aqui citadas, realmente ficam sem importância em comparação a todo o conteúdo de Paris. Pretendo voltar lá em breve, e aconselho quem quiser visitar a cidade, vá sem medo, que não irá se arrepender. Um abraço a todos.
Ariane
Ok, então já entendi: minhas medidas de segurança em Paris serão as mesmas que tomo quando vou a São Paulo.
Não! Não estou comparando nem de longe uma cidade a outra. sei que as duas são grandes metrópoles, mas já fui alertada antes: “Ariane, São Paulo e Paris não se comparam!”.
JACQUELINE, eu ainda não sei (infelizmente) falar Francês. Entendo um pouco quando leio, e falo apenas as frases mais básicas… Mas também gostaria que nosso colega Parisiense escrevesse em Francês. Sabe como é… pra treinar e tal… rs
Beijooosss!!