Amigos,
Em 15 dias, foram publicadas 1080 fotos para concorrer no concurso Fotografe as Pontes de Paris. Como sempre, a escolha foi difícil, muito difícil.
De todas as pontes, a Pont des Arts e a Pont Alexandre III foram as mais fotografadas. Acabamos selecionando uma foto de cada uma delas.
A Alexandre III é a ponte mais fotogênica de Paris. Primeiro porque é única na riqueza de ornamentos e esculturas: cavalos alados nas 4 torres, querubins, ninfas e, para completar, luminárias Art Nouveau.
Construída para a Exposição Universal de 1900 para celebrar a aliança franco-russa (daí a origem do nome), foi considerada à época uma das maravilhas da engenharia pois trata-se de um único arco, de seis metros de comprimento, de ferro.
Para completar, a ponte foi concebida para não atrapalhar a vista que se tem dos Invalides até a Avenida Champs Elysées.
Palmas para a ponte Alexandre III! E para a foto de Tina Lopes, que captou um momento tão comum de ser ver na ponte: noivos sendo fotografados. Mas adoramos o ângulo: os noivos ficaram pequenos diante da grandiosidade da ponte. E parecem estar em um altar, não é?
A Pont des Arts é quase uma antítese da Alexandre III. Construída inicialmente em 1802, sob Napoleão I, foi a primeira ponte metálica em Paris. Com 9 arcos, foi concebida para ser uma ponte para pedestres. Após sofrer danos durante as guerras, acabou sendo destruída em 1980 por questões de segurança. E uma nova ponte foi construída em seu lugar, igual à original mas com 2 arcos a menos para alinhar com os arcos da Pont Neuf, logo atrás. A elegância e leveza do desenho dos arcos é o que chama atenção.
E, desde 2008, a Pont des Arts passou a ser também a ponte do amor, invadida por cadeados deixados por casais do mundo inteiro à procura do amor eterno.
Achamos a foto de Ana Sofia Mel de uma delicadeza imensa. Primeiro, o momento: o pôr do sol e as sombras dos namorados sobre a ponte. Segundo: de longe, os cadeados formaram uma espécie de renda, tornando tudo ainda mais romântico. Foram muitas fotos de cadeados, mas adoramos vê-los de longe nessa foto, quase imperceptíveis.
Para finalizar: um dos espetáculos mais bonitos das pontes em Paris é quando caminhamos nas berges, às margens do Sena. Ao passar sob as ponte, vemos Paris de um outro ângulo. As pontes se tornam molduras para as paisagens que se descortinam. A foto de Eliane Buran mostra um desses momentos. Apesar de não estar no nível do Sena, a ponte de Bir Hakeim é moldura perfeita para a Torre Eiffel.
Obrigada a todos por compartilhar tantas e tão lindas fotos. E parabéns para os ganhadores!
Eliane Buran, Tina Lopes e Ana Sofia Mel, vocês receberão em casa o guia Paris para Amar Paris, da Pulp Edições, escrito por Vicente Frare. Tenho certeza que o guia as ajudará a conhecer novos lugares e fazer fotos ainda mais lindas em Paris.
Na próxima segunda, lançaremos um novo tema. Aguardem!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
29 Comentários
Débora Martins
Paris é uma cidade tão romântica..! Vcs deveriam fazer um concurso de fotos românticas em Paris! 😀
Rodrigo Lavalle
Débora, sugestão anotada!
Abraços.
Maria Luisa Miceli Silveira Leite
Mais uma vez parabéns ao CP pela iniciativa e aos vencedores. Que foto linda a da Ponte Bir Hakeim!!!
Angelo
Oi, estou indo para Paris e provavelmente ficarei no Millennium Hotel, na ópera. Há um tempo atrás, li um artigo aqui no Conexão Paris sobre a Boulevard Haussmann dizendo que de noite há muitos moradores de rua. Isso é em toda a avenida ou em só uma parte?
Rodrigo Lavalle
Angelo, não sei te responder essa pergunta mas isso não é algo que vá atrapalhar as suas férias nem que mereça trocar de hotel.
Abraços.
Sílvia
Olá Lina!
Já resolvi o mistério 🙂
O meu browser Firefox está com problemas, mas através do Explorer está tudo ok! Ufa!! Obrigada e desculpem a chata!! Mas estava mesmo triste sem o meu Conexão Paris! Beijos