Essa semana, falamos sobre os hábitos de viagem dos franceses e sobre o guia Routard. O Routard é um grande guia, amplo e generalista, similar ao Lonely Planet. Há alguns anos, vêm surgindo no mercado pequenos guias de viagem autorais que, se ainda não competem com o Lonely Planet, vêm ganhando mercado aos poucos.
Nós, com nossa editora Conexão Paris, somos um exemplo. Já vendemos 10.500 guias Paris, 5 roteiros em 4 dias, em 3 anos. Um sucesso editorial, ainda mais se considerarmos que as vendas acontecem apenas por aqui, na nossa lojinha. Em junho, lançamos o guia Na Mesa Cabe o Mundo, do nosso querido pitaqueiro Evandro Barreto. O livro apresenta uma Paris pessoal, por meio de crônicas que quase nos fazem sentir o cheiro e o gosto dos pratos nos bistrôs frequentados pelo autor.
Além da nossa editora, outros blogueiros têm lançados excelentes guias, sempre com esse viés pessoal de quem vive na cidade. E, por causa da interação diária com os leitores, conhecemos bem os hábitos, vontades e necessidades dos brasileiros ao viajar. Além dos blogueiros, pequenas editoras estão surgindo com excelentes guias autorais.
Selecionamos alguns guias para vocês:
De Paris:
- Gogo Paris, do blog de mesmo nome, é um guia atualizado duas vezes ao ano com dicas atualíssimas dos restaurantes, bares e lojas mais fervidos da cidade. À venda na Amazon, pela App Store ou na Colette, em Paris.
- Deedee, 5 saisons à Paris (em francês), traz dicas do que fazer em Paris em cada estação do ano. À venda na Amazon ou na Colette, em Paris.
- O guia do blog My Little Paris (em inglês) tem um monte de dicas fora do comum como onde alugar uma piscina privativa, massagistas chineses que vão em casa ou ainda um delivery de calcinhas e sutiãs. À venda na Amazon.
- E, claro, o A Parisiense, de Ines de la Fressange, que dispensa apresentações (em português). À venda nas principais livrarias no Brasil.
- Paris para amar Paris, de Vicente Frare. Esse não é blogueiro, mas criou a pequena Pulp Edições e tem publicado excelente guias. O guia Paris para amar Paris traz uma apresentação geral das principais atrações da cidade e tem dicas super atualizadas. À venda nas principais livrarias no Brasil.
- A Pulp também tem outros guias que falam sobre Paris como Londres e Paris para Crianças, O Guia de Alexandre Herchcovitch (Nova York, Londres, Paris e Tóquio) e Europa de Cinema (roteiros por Paris e outras cidades inspirados em filmes clássicos)
De outras cidades da Europa:
- A Angela Arten-Meyer, do blog Alemanha, por que não?, tem vários guias escritos por ela à venda em seu blog: Munique e arredores, Vale do Reno e Berlim com Crianças. Todos em PDF. Tive a oportunidade de ler o Berlim com Crianças e, eu que já era louca para levar menus filhos a Berlim, agora tenho certeza de que será uma viagem inesquecível para eles. À venda no Alemanha, por que não?.
- A Eneida Esteves, do excelente blog Londres para Principiantes, tem um guia imperdível com 4 roteiros para quem vai a Londres pela primeira vez – ou quem já foi mas quer conhecer melhor a cidade. Assim como o nosso, o guia tem mapas e descrição dos roteiros e locais por onde você vai passar. Super recomendo! À venda no Londres para Principiantes.
- Guia do Museu do Prado, do blog Turomaquia, escrito pela doutora em turismo e expert do museu Patricia Camargo. Você vai entrar no museu e sair de lá entendendo a importância das principais obras e artistas. À venda no Turomaqua. E, em breve, a Patricia Camargo vai lançar o guia O Essencial do Louvre, pela editora Conexão Paris.
- E o Guia Ducs Amsterdam, que já é um clássico de Amsterdã. Também à venda no blog do Ducs.
Atualização em 2015:
- O guia Tô indo para a França, escrito por Marcio Jardim, é uma boa opção para quem está viajando para o exterior pela primeira vez. O guia ensina como planejar uma viagem internacional, dando dicas práticas que podem ajudar bastante. É também um relato da primeira viagem do autor à Paris. À venda na Saraiva.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
Eduardo
Boa tarde,
Mapas vocês indicam algum (de preferência em português) que se possa comprar ainda no Brasil ????
Obrigado.
Eduardo
Mariana Berutto
Eduardo, sim, o nosso guia Paris, cinco roteiros em quatro dias, à venda na nossa lojinha. Ou o guia Paris para Amar Paris, da Pulp Edições.
Daniela Reis
Fui à Paris levando o Guia do Conexão, fiz praticamente toda a rota proposta e foi ESPETACULAR! Guardo meu guia com todo o carinho, pois sei que vou utilizá-lo novamente. Me apaixonei por este tipo de guia! Fui a outras cidades com os guias comuns e posso afirmar que eles não têm o charme daquele pequeno detalhe que só está no guia autoral! Recomendo muito, e, claro, anotei as dicas desta matéria!
Nick
O mundo muda e no setor do turismo, os blogs de viagem, hoje dominam o mercado. Nada mais natural que surgissem esses guias, que a meu ver, trazem informações que vão de encontro aos anseios, dos viajantes que buscam algo além do óbvio. Ahhh que que novidade legal, a Patrícia do Turomaquia, agora vai publicar pela editora Conexão Paris…Parabéns por mais essa parceria !!!
Edmilson
Há um livro para quem quiser um roteiro mais intelectualizado por Paris. Trata-se de “E Foram Todos para Paris”, do jornalista e escritor Sérgio Augusto, que transformou uma reportagem para o caderno de Turismo da Folha num livro delicioso. É um guia de viagem, como o próprio autor confessa, com fotos e mapas, mas nas pegadas de Hemingway, Fitzgerald, Gertrude Stein, Sylvia Beach e muitos outros intelectuais de outros países (principalmente os EUA) que escolheram Paris por um período de suas vidas ou pelo resto de suas vidas. As casas onde eles viveram, os cafés, restaurantes, museus e teatros que frequentaram está tudo ali, descrito com o maior prazer por Sérgio Augusto.