Por Rodrigo Lavalle do blog Paris à Porter
Dentre as 20 grandes tendências para o outono/inverno 2013 citadas pela Vogue Paris em seu site, a mais forte delas é, sem dúvida, o “grunge”. Prova disso é que a edição de setembro da revista – a mais importante do ano – foi totalmente dedicada a ela.
O grunge foi aquele movimento musical lá do começo dos anos 90 que teve como principais expoentes as bandas Nirvana e Pearl Jam. Dentro desse universo, os ícones da época foram o vocalista do Nirvana, Kurt Kobain e sua sempre louca esposa, Courtney Love. Tudo o que eles vestiam no dia a dia, de uma forma corriqueira, acabou virando referência de estilo na época e da época.
Para os homens: camisas xadrez de flanela; jeans detonados; suéteres largos e desabados; tênis all star velho.
Para as mulheres: vestidos-camisola fluidos, desestruturados e floridinhos; suéteres oversized; xadrez e coturnos.
A idéia era um visual naturalista, sem rebuscamento, sofisticação ou teatralidade. Estética que encontrou ressonância na obra de fotógrafos como Corinne Day e Juergen Teller.
Como a moda de uma época volta a ser relevante 20 anos depois de seu auge, em 2013 foi a vez dos estilistas olharem para trás e ressuscitarem o grunge para a geração que não o viveu. Na verdade, o grande culpado disso foi o novo estilista da Yves Saint Laurent, Hedi Slimane, que sempre foi fascinado pelo universo do rock. Apesar de sua coleção outono/inverno 2013 ter sido mal recebida pela imprensa (séria) especializada, ela foi influente e conseguiu captar a atenção do público e das marcas fast fashion. Hoje em dia em Paris você encontra a indefectível camisa xadrez de vermelho e preto em toda e qualquer vitrine e em todo e qualquer corpo.
Este post faz parte da Blogagem do Outono Europeu, uma série de posts sobre o outono que o Conexão Paris, juntamente com outros blogs de brasileiros que moram na Europa, estará publicando.
- Alemanha! Por que não? – Como se vestem os alemães no outono
- Londres para principiantes – Como arrumar a mala para o outono em Londres
- Milão nas mãos – Tendências moda outono inverno em Milão
- Passaporte BCN – A moda outono em Barcelona
- Turomaquia – Moda outono inveno na Espanha
Leia também os outros posts da série:
- Espetáculos, concertos e musicais no outono parisiense
- Outono, a estação dos cogumelos e das trufas na França
- Parques e florestas para você ver o outono em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
14 Comentários
Bia Rezende
Bom, em nome do conforto eu aprovo o retorno do grunge!! Adoro essa parceria entre os blogueiros!!! Parabens!!!!
Bjs… Bia Rezende
Bianca Brandão
O que seria de uma fast fashion se não fosse uma grande maison ou vice versa? O público vai na onda e esquece o bom senso. Não imagino os franceses com um estilo grunge!!
Nick
Ainda acredito que tendência é para vender revista, e para as marcas justificarem alguns lançamentos com maior apelo fashion. Hoje, mais do que nunca, as pessoas buscam roupas que tenham a ver com seu estilo de vida, e seu gosto pessoal.
Maurício Christovão
Enquanto homem comum e gostando de mulheres com “atributos”, Vejo essas moças magérrimas usando essas roupas(bonitas, por sinal) 4 números acima e me lembro das bandeiras de pirata: É só pano e osso!!! A primeira foto deve ser o look “espantalho no campo”…