Vieux Lyon é o bairro mais bonito da cidade de Lyon.
Trata-se de conjunto formado por becos e ruelas medievais com arquitetura renascentista e cores italianas.
O circuito se articula em torno da Catedral Saint Jean e da rua do mesmo nome.
A ruela Saint Jean é interessantíssima e seus segredos devem ser descobertos com calma. Esta restreita rua é cheia de passagens secretas chamadas traboules: são corredores que nos levam de uma rua à outra passando pelo interior dos imóveis. As traboules são privadas, mas quase todas elas estão abertas ao público.
Percorram as ruelas Saint Jean, rue du Boeuf, rue des Trois Maries. O prazer deste circuito é procurar as traboules, empurrar portas e descobrir tesouros da arquitetura passada. Um exemplo, no número 54 da rue Saint Jean se encontra uma passagem até a rue du Boeuf. Dizem que esta é a traboule mais longa de Lyon.
O passo seguinte é subir a colina Fourvière, em direção à Basílica de Fourvière.
Existem várias escadas e nós pegamos a Montée du Garillan, que começa na rue Saint Jean esquina com rue Gadagne.
A vista que temos da cidade é surpreendente. Não fomos até a Basílica, ficou para uma próxima vez.
Mas nos aconselharam, na próxima vez, subir pela Montée de Chazeaux que se incia na rue do Boeuf. São 228 degraus que nous revelam a cidade inteira. No final da Montée, a subida até a Basílica se faz por uma segunda Montée, chamada Saint Barthélemy, logo à esquerda. E, no final desta, por uma caminhada de 30 minutos dentro de um jardim chamado Rosaire. Para os corajosos.
Lyon possui um evento extraordinário e não poderia deixar de citá-lo, a famosa Fête des Lumières. Já marquei no meu calendário um retorno à cidade na próxima festa, do dia 6 até 9 de dezembro 2013.
Leia também:
- Lyon, um das cidades mais bonitas da França, onde descrevemos nosso primeiro dia em Lyon com passeio de City Tour para visualizar a cidade e visita da Presq’île.
- Lyon: dicas de hotéis e restaurantes
Como ir de Paris até Lyon?
Existem diversas opções de transporte:
- Avião: a viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem 2 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 6 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Carro: a viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
A Air France oferece aos seus passageiros voos partindo de Sao Paulo, Rio de Janeiro e Brasília direto para Paris e, de lá, 5 voos diários entre Paris – Charles de Gaulle e Lyon, e outros 2 voos dirários entre Paris – Orly e Lyon.
Obs.: os posts sobre Lyon são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Tereza Gomes
Muito obrigada. Na volta darei noticias!
Tereza Gomes
Prezados,
estou indo à Lyon em maio. Me orientem quanto a melhor localização para hospedagem. Estamos indo em dois casais.
Obrigada,
Tereza.
Rodrigo Lavalle
Tereza, a Presqu’île é o bairro ideal para se hospedar. Leia esse artigo completo sobre Lyon com dicas do que fazer e de hotéis.
Madá
Conheci Lyon em 1980!!! Estive algUmas vezes mais recentemente e gostei da localização do Mercure na rue Stella e da relação preço conforto. Acabei ficando lá várias vezes. Dali se vai a pé a Vieux Lyon e caminhadas na beira do rio. Adorei visitar os salões da prefeitura
Kariny
Ainda não conheço, registro a ótima dica para a próxima ida.
HUGO CARVALHO
Gosto muito de Lyon. Vez em quando ficamos por lá ao invés de Paris. Além de ser uma cidade gostosa, a localização é ótima para servir de base para visitar (de trem) cidades da Borgonha (como Beaune) e da Provence, como Avigon, Aix-en-Provence…
jorge fortunato
O Vieux Lyon é o meu lugar em Lyon. Andar sem rumo por suas ruas é um programa e tanto. E existe um clima de mistério com as traboules e miraboules – também há essa denominação – que dá um charme especial ao passeio.
Juliana
Quando visitamos a cidade, comemos bem no bairro. Como estávamos em clima de “turistar”, sentamos duas noites em restaurantes na rue Saint Jean para degustar um menu entrada+prato+sobremesa, sem medo de ser feliz. Tivemos uma grata surpresa com o serviço, de uma forma geral, todos muito sorridentes e simpáticos (exceto em um pub na rua onde tomamos uma cerveja e o moço foi apenas “educado”).