por Rodrigo Lavalle
O Centro Americano Mona Bismarck para arte e cultura apresenta até o dia 22 de setembro a exposição ‘Little Black Dress’ (em uma tradução livre ‘Pretinho Básico’).
Situado no 16° arrondissement de Paris, ao lado do Palais de Tokyo e do Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris, o Centro Americano ocupa a antiga residência da socialite Mona Bismarck.
Mona foi considerada em 1933 a mulher mais bem vestida do mundo, sendo a primeira norte-americana a receber tal título. Ao longo de sua vida ela foi fotografada por Cecil Beaton, pintada por Salvador Dali e citada em uma canção de Cole Porter. Diz a lenda que, quando o estilista espanhol radicado em Paris Cristóbal Balenciaga fechou seu ateliê em 1968, Mona não saiu do quarto por 3 dias. Luto de socialite… Com sua morte em 1983, seu palacete e a maior parte de seu dinheiro foram doados para a criação do Centro que leva o seu nome. Seu principal objetivo é o fomento da amizade EUA/França através da arte e da cultura.
A exposição compreende aproximadamente 50 vestidos pretos. A maior parte criada por estilistas norte-americanos nos últimos 10 anos. O exemplar mais antigo é um Fortuny de 1907 que, apesar de ter mais de 100 anos de idade, parece super atual.
Outro destaque é o vestido-chemisier de renda usado pelo estilista Marc Jacobs no tradicional baile de gala do Metropolitan Museum de Nova York. Um dos looks mais feios que já vi na vida. O interessante da exposição é observar as diferentes técnicas e artifícios usados pelos estilistas para deixar o vestido preto sempre relevante.
Até o início do século XX, o ‘vestido preto’ era reservado aos momentos de luto. Foi só nos anos 20, através de estilistas como Coco Chanel, que ele passou a fazer parte do guarda-roupa do dia a dia sendo elevado à categoria de chique. Atualmente é considerado a peça coringa para quem quer estar rapidamente bem vestida e elegante.
‘Little Black Dress’ – até 22 de setembro
Mona Bismarck American Center for art & culture: 34 avenue de New York, 75116. Metrô linha 9, estação Iéna.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
Regina Vasconcelos
Minha cor preferida para vestidos e outros!!! I love black!
Mauricio Christovão
Rodrigo Lavalle acerta mais uma vez. Até eu, que não sou um ícone da elegância, achei interessante. Mme S. vai adorar, com certeza!!!
Jacqueline
Adoro usar preto com algo colorido por cima, echarpe, casaco, bolsa, sapato. É meu look preferido para viagens principalmente.
Maria das Graças
Eu só usaria um vestido preto se eu não tivesse nenhuma opção.
Moro no Rio e o preto aqui não é usável nem no inverno. Dias frios e ensolarados do inverno carioca o que eu busco no armário é roupa colorida.
Talvez os dias cinzentos do hemisfério norte inspire o uso do preto. Não sei. Nunca estive no hemisfério norte no inverno.
Lenna Ranghetti
Rodrigo, com exceção do chemisier, os vestidos estão lindos e clássicos. Podem muito bem ser usados hoje!
Lourdes Marques
O vestido preto sempre nos socorre quando ficamos na dúvida do que vestir. Ótimo texto Rodrigo.