Marseille é uma cidade interessante e cheia de contrastes. Uma das mais violentas da França, com ajustes de contas sangrentos entre máfias diversas e com uma cena cultural trepidante.
Hoje está sendo inaugurada em Marseille a galeria de arte MAMO do jovem designer Ora Ito, um dos grandes nomes do design francês. MAMO se encontra no último andar da Cité Radieuse, imóvel construido no início dos anos 1950 e assinado por Corbusier.
Para a inauguração do MAMO, uma exposição de Xavier Veilhan. Já citamos Veilhan no Conexão Paris, quando este artista foi exposto no castelo de Versailles (leia aqui).
Marseille possui um novo museu dedicado às culturas dos países da orla do Mediterrâneo. Ele se encontra na entrada do Vieux Port – o antigo porto – e se chama Mucem, Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée.
E Marseille possui também a La Friche, uma antiga manufatura de tabaco transformada, hoje, em espaço reservado à criatividade e às experiênciais culturais urbanas.
E La Friche acabou de expor a obra acima, do artista David Bowen, uma rede conectada por computador à uma boia no Pacífico, em Hawai, e que reproduzia, em Marseille, os movimentos reais das ondas. Esta informação vem do blog da Sophie Fontanel.
A foto do Mucem é do Les Inrocks.
MAMO: 280 boulevard Michelet, Marseille.
MUCEM: 1 esplanade du J4, Marseille.
La Friche: 41 rue Jobin, Marseille.
Como ir de Paris até Marseille
. De trem. A viagem de trem dura cerca de 3h30. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta é geralmente a opção mais barata e também a mais longa, com 12 horas de trajeto e uma parada na Gare de Lyon. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
14 Comentários
Bertrand Oliveira
Já “usei” muitos toques dados aqui, sendo assim dou uma pequena contribuição. Passei um dia em Cap D’Ail com a minha querida esposa, foi muito, muito bom.
Se voce gosta de uma praia com água límpinha, pouca gente e tem disposição para andar e subir em algumas pedras, esse é o lugar. Nao pense que é prainha de areia, nem com aqueles diversos vendedores. Visual, água cristalina e excelente energia.
Lina
Bertrand
Obrigada, esta região é linda. De Saint Jean de Cap Ferrat até Mônaco, tudo é bonito.
CAMILA
Lina, elogiar seu blog é chover no molhado, mas acho que sempre é bom termos nosso trabalho reconhecido! Teu blog é uma bíblia de conhecimento, o guia perfeito para qualquer viajante, seja de primeira ou décima viagem! Aproveitando os teus conhecimentos e a tua presteza sempre, queria uma dica tua!
Este ano vou conhecer o sul da França, irei do Brasil para lá e depois de lá para uns dias em Paris. Qual a melhor opção? Devo ir de avião Paris – Marseille e voltar a Paris de TGV ou escolho fazer ida e volta de TGV? Estou super na dúvida e queria uma sugestão tua! Estou devorando todos os posts sobre a provance e a Côte pra decidir meu roteiro! Obrigada e um grande abraço!
Lina
Camila
Obrigada pelos elogios. Ver o reconhecimento de um trabalho feito com prazer e afinco é gratificante.
Você ganharia tempo se chegasse direto em Marseille. Não? Mas acho que este voo não existe.
Neste caso desembarque em CDG e pegue no aeroporto mesmo o tgv para Marseille.
camilla
Marcelo Britto e Lina, acho que uma parte de ‘O Profeta’ (filme excelente) se passa em Marseille e mostra bem isso mesmo de guerra de mafias e assassinatos.
Lina
Camilla
Obrigada pela lembrança.
Marcos
Intertextualidade ou zeitgeist?
https://www.youtube.com/watch?v=WFo7e0nnEAY
Marcos
E que tal ficar hospedado na própria Cité Radieuse e captar o fundamento das “Unités d’Habitation” de Le Corbusier?
http://www.gerardin-corbusier.com/hotel/index.html
É Corbu na veia!
Lina
Marcos
Existe um hotel na Cité Radieuse…Verdade.
marcello brito
Não sei se procede, mas segundo a ultima edição do guia Lonely Planet da Cote D’Azur, os indices de criminalidade na cidade caíram muito e hoje Nice lidera o ranking das cidades violentas no País.
Lina
Marcello
Visto os últimos assassinatos em Marseille, acho que a informção não procede.
Maria das Graças
Na programação da nossa próxima viagem à Provence Marseille está no topo da lista seguida por Aix-en-Provence.
Beth Lima
Lina
Adorei os novos endereços. No ano passado fomos à Marseille e a orla estava toda em obras, o que não chegou a atrapalhar nossos passeios. Fizemos todos os percursos à pé, andamos muuiito…. Já estamos pensando em retornar numa próxima viagem para ver tudo pronto. Deve estar lindo!
Quanto à violência, sinceramente não presenciamos nenhum episódio. Fomos bem tratados e encontramos pessoas muito solícitas para nos dar informações. Ou foi sorte nossa ou as coisas estão mudando.
Nick
Se antes eu já tinha vontade de conhecer Marseille e região, agora a vontade aumentou. Já tinha ouvido falar que a cidade é violenta, mas para quem já esteve em Nápoles, creio que nada mais pode ser tão assustador…rsrsr
Sem dúvida na minha próxima vez na França, quero ir até lá.