Em 2008 Jeff Koons criou a polêmica com suas obras expostas nos apartamentos reais de Versailles. Em seguida o castelo criou mais uma ao convidar o japonês Takashi Murakami. Ano passado as obras da portuguesa Joana de Vasconcelos foram aceitas sem muitos pontos de interrogações. Eu particularmente gostei muito dos seus sapatos feitos com caçarolas e expostos na maravilhosa Galerie de Glaces de Versailles. Veja aqui.
Este ano, para seu encontro anual com a arte comtemporânea, Versailles convidou o italiano Giuseppe Penone, representante da arte povera.
Versailles e Penone já se conhecem. Alguns anos atrás, durante forte tempestade em 1999, o castelo perdeu algumas árvores e Penone transformou um cedro centenário na escultura acima.
Versailles festeja, em 2013, o artista/jardineiro que criou os seus maravilhosos jardins, Le Nôtre. Como toda a obra de Penone é articulada em torno da natureza, as obras expostas no castelo estarão espalhadas pelos jardins. Suas esculturas, reunião de vegetais e minerais, entrarão em diálogo com seu antepassado.
Exposição de 11 de junho até 31 de outubro 2013. Entrada da exposição incluída no ticket Château ou Passeport.
Para ir a Versailles você pode usar os ônibus da empresa Parisvision|Cityrama.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
antonio huguet
Boa Tarde, estarei em Paris na 1ª semana de Julho, tenho que optar em ir a Versailles ou Eurodisney no fim de semana (5 ou 6). Sei que não é o recomendado, mas qual seria o menos pior?
No site da Torre Eiffel não há mais ingressos disponíveis para o período que estarei em Paris (4 a 9/7), isso significa que não poderei subir ou posso comprar no local?
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Antônio, eu iria à Disney no fim de semana.
Os ingressos para a Torre Eiffel para setembro ainda não começaram a ser vendidos. Isso acontece com 3 meses de antecedência.
Abraços.
solange
Prezados da Conexão Paris,
Parabéost pelo site, é excelente! Gostaria de saber qual o melhor jeito de ir para Versaille ? É interessante alugar um carro por um dia?
E o vale do loire vale a pena de ir de carro?
muito obrigada
solange
Lina
Solange
Eu acho que a solução mais simples para Versailles é o trem RER que você pega no centro de Paris e desce em Versailles, perto do Castelo.
Para o Vale do Loire, vá de trem até Tours e lá alugue um carro para circular de castelo em castelo.
Celene Brant
Lógico que irei ver.
Adriana Pessoa
Em 2011 tive a oportunidade de ver nos Jardins , o francês Bernar Venet, com suas obras gigantes em aço…eu amei!
Lia franco
com certeza, irei visitar…
Raphinadas Blog
Adorei essa recomendação! Fiquei com vontade de voltar a França para ver a exposição. Foi interessante você ter explicado um pouco sobre os artistas anteriores. Gostei.
ps.: também gostei muito dos sapatos de caçarola.