Ir ao Le Grand Véfour, em Paris, é muito mais do que uma experiência gastronômica. Além de experimentar a culinária estrelada (2 estrelas pelo Guia Michelin) do chef e proprietário do restaurante, Guy Martin, trata-se de uma imersão na história e na cultura da cidade.
Há mais de duzentos anos, o Grand Véfour funciona dentro do Palais Royal, um dos pontos mais bonitos da cidade.
Ao chegar, fomos levados à nossa mesa. Ou melhor, à mesa de Victor Hugo, conforme nos anunciou orgulhosamente o garçom. Mas poderia também ser a mesa da Colette, de Jean Cocteau ou de Napoleão e Josefina, todos eles frequentadores do restaurante.
O décor do restaurante é ainda mais impressionante do que a fama e a idade dos seus clientes. Classificado como monumento histórico, a casa preservou a decoração ao longo dos anos: painéis pintados nas paredes e no teto, muito dourado, espelhos e sofás vermelhos. Pela janela, vemos o jardim do Palais Royal.
E não é só o passado que garante a fama do restaurante. O chef e atual proprietário Guy Martin, apesar de ter perdido uma estrela do Michelin, conseguiu manter a casa na lista dos melhores restaurantes da cidade. A cozinha é clássica. Os ingredientes utilizados são de excelente qualidade.
Ponto também para o serviço. O pessoal, com anos de casa, é visivelmente orgulhoso de fazer parte daquela história. O resultado são garçons, maître e sommelier super bem humorados e gentis.
Comemos lagostins e caviar (Oscietra!!!) de entrada.
Na sequência, fomos de parmentier de rabada e ravioli de foie gras.
Cometemos o exagero de pedir um prato de queijos para finalizar. E não nos arrependemos.
A conta? Cara. Ainda mais que exageramos em tudo. Sem o vinho, pagamos 200 euros por pessoa. Mas não é qualquer dia que se vai a um restaurante com mais de 200 anos de história, não é? Saímos felizes da vida e fomos caminhar pelas arcadas do Palais Royal.
O Chef do Grand Véfour possui uma escola em Paris para leigos que gostam de comer bem. Clique aqui para ler artigo sobre o Atelier de Guy Martin e seus cursos.
Le Grand Véfour: 17 rue de Beaujolais | 75001
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
40 Comentários
Áurea Recchi
Dress code não é exigido, não vão impedir ninguém de entrar. Subentende-se que se deve obedecer à uma certa conduta e se vestir da forma correta, formal e condizente com o ambiente.
Há quem vá de camiseta e jeans,,porém , uma vez lá, é visível seu desconforto devido à sua inadequação.
aparecida aragao marques tenorio
Felipe Veloso, esses restaurantes estrelados têm procura por pessoas do mundo todo, então é bom fazer a reserva com antecedência. Deixei para marcar em Paris o Taillevent e Guy Savoy da Monnaie e já estavam completos para os próximos 10 dias. TIDA
Felipe Veloso
Olá, Lina! Já comprei os livros do Conexão Paris e estou começando a planejar minha viagem!
Quero almoçar nesse e em outros restaurantes estrelados na minha visita a Paris. Porém estou com problemas em relação ao dress code. Desejo ir no Le Grand Vefour justamente depois de minha visita ao Louvre, como devo ir vestido? No caso de um jantar fica mais fácil, é só se vestir bem e ir, mas como é um almoço e pretendo ir antes e depois para atrações turísticas, não sei como me vestir para encontrar o meio termo entre as duas situações. Isso se o dress code do restaurante aceitar o meio termo…
As atrações antes e depois inviabilizam o almoço? Como seria esse meio termo? Alguma sugestão?
Obrigado e até mais!
Rodrigo Lavalle
Felipe, no almoço não precisa de terno. Mas também não vale jeans.
Abraços.