Zildinha, guia que indicamos para passeios a pé por Paris, possui vários roteiros para você conhecer a cidade. Um deles é o das galerias ou passagens cobertas de Paris, um circuito de três horas pelas principais passagens da cidade.
O passeio começa no Palais Royal (pertinho do Louvre) e termina no Grands Boulevards e atravessa as mais belas passagens parisienses.
Hoje, estas passagens estão protegidas pelo patrimônio histórico. Entre 1814 e 1830 existiram 150 passagens e nos restam somente 16. Elas desapareceram durante a reforma de Paris dirigida pelo Barão Haussmann ou faliram diante da concorrência das lojas de departamento.
As passagens cobertas são galerias escavadas no interior dos edifícios e serviam de abrigo, à uma clientela rica, contra o frio, a chuva, o barulho e respingos das carruagens. Do ponto de vista do urbanismo, elas simbolizaram a conquista da cidade pelos burgueses.
Iluminadas por uma cobertura de placas de vidro e aquecidas, representaram um marco de modernidade. Elas cortavam caminho de um lado a outro e eram ocupadas por lojas, restaurantes, artesãos.
A maioria delas se encontra no lado direito do rio Sena, no interior dos limites de Paris antes de 1860. Elas estão perto da região denominada Grands Boulevards ou seja, boulevard des Italiens, boulevard Montmartre.
Algumas passagens foram inspiradas nos souks orientais como a Passagem des Panoramas e a Passagem du Caire, construídas entre 1789 e 1805.
As construídas entre 1820-1839 são mais luxuosas, como as belas Véro-Dodat, Vivienne e Colbert.
A terceira geração, as construídas após 1840, são mais altas, com estruturas metalicas aparentes mas menos luxuosas, como a Passagem Jouffroy.
As poucas que restam ainda possuem restaurantes (alguns excelentes), lojas interessantes, livrarias e os parisienses continuam se servindo dessas passagens para cortar caminho de um bairro à outro, flanar, fazer compras e ver o tempo passar nas mesas dos restaurantes e salões de chá.
Para saber mais sobre esse passeio e todos os outros que a Zildinha oferece, clique aqui e aqui. Para fazer sua reserva, entre em contato no email [email protected]
Informações práticas:
Duração: 2h30
Dia da visita: a combinar
Valor: 65€ por pessoa.
Para tirar dúvidas e agendar seu passeio, entre em contato com a Zildinha pelo email: [email protected]
Outros passeios e serviços que te ajudarão a planejar sua viagem para Paris
- Ingressos para museus e monumentos com 5% de desconto, clique aqui.
- Passeios em grupos por Paris e pela França, clique aqui.
- Passeios de bike em Paris, clique aqui.
- Viagens de bicicleta pela França, clique aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
26 Comentários