por Rodrigo Lavalle
Karl Lagerfeld sempre fez mais sucesso trabalhando para outras marcas do que para si mesmo. Seu trabalho na Chanel, na Fendi e mesmo na Chloé nos anos 60/70 sempre foi bem recebido pela crítica especializada e pelos consumidores. Em contrapartida, sua (falecida) marca própria, a Lagerfeld Gallery, nunca deslanchou de verdade. Eu sempre tive a impressão de que ele a deixava em segundo plano, se dedicando mais aos “chefes” do que a si próprio.
Hoje em dia Karl é um pop-star. Ele está freqüentemente dando sua opinião em algum programa de TV, além de estrear comerciais de carros e refrigerantes. Sua fama extrapolou o mundo da moda e, atualmente, ele é conhecido e reconhecido pelo público em geral. Acho que tudo isso começou lá em 2001 quando Karl fez um regime brutal para conseguir caber nos skinnérrimos ternos desenhados por Hedi Slimane para a Dior Homme. Nesse momento tudo se encaixou e ele conseguiu afinar a essência de seu personagem.
Toda essa introdução foi para falar sobre a recém inaugurada loja da nova marca de Karl, a Karl Lagerfeld. Os itens à venda, todos desenhados/criados pelo estilista, vão de chaveiros à roupas, passando por relógios, bolsas, sapatos, capas de iPad e livros de fotos. Existe até um boneco na linha ‘toy art’ representando o estilista. E é exatamente aí que reside a grande sacada dessa nova empreitada de Karl: agora ele não está só vendendo moda mas também está vendendo a si mesmo e seu status de ícone/personagem pop.
As roupas – super gráficas, algumas clássicas outras rock’n’roll e todas em preto, branco ou cinza, assim como a loja – são totalmente inspiradas nas roupas que o próprio Karl usa no dia-a-dia. Certos acessórios, como os colarinhos de camisa avulsos e as luvas de couro sem dedos (mitaines) são parte de seu guarda-roupa. O logo da marca – o perfil do estilista com seu rabo-de-cavalo e óculos escuros típicos – estampa calças, forros de casacos e capas de iPad. Como dizem os franceses: il est partout! Há um forte investimento no mercado de relógios com mais de 50 modelos disponíveis. Há ainda uma pequena seleção de livros de fotos, todas tiradas por Karl, óbvio.
Nada é caríssimo a ponto de constranger os consumidores normais e o staff é super gentil.
Karl Lagerfeld: 194 boulevard Saint-Germain, 75006. Metrô linha 4, estação Saint-Germain-des-Prés.
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21 Comentários
Sue
Oi Lina,
Ja acompanho seu blog ha tempos, mas agora que estou com viagem marcada para Paris, aproveito para te perguntar se voce conhece alguma otica boa para fazer oculos de grau. Vou ficar o mes de julho todo e acho que vai dar tempo de ficar pronto.
bjs,
Mariana Berutto
Sue, a ótica E.B. Meyrowitz é excelente.
Adriana
Oi Rodrigo, como vai? Adoro seus posts. O Karl e o Maximo. Morri de rir com a entrevista que ele deu a revista Veja. Respostas inteligentes e engracadas.
Jane Curiosa
Lina
Eu me esforço para sempre melhorar o que me proponho a fazer.E,depois,o blog merece todo o esforço nesse sentido.
Merci.
Rodrigo Lavalle
Oi, Jane, muito obrigado! Eu é que tenho que agradecer a vocês que gostam e comentam os meus textos e à Lina que me deu a oportunidade e confia no meu trabalho.
Abraços,
Rodrigo
Regina Vasconcelos
Que beleza de loja e ainda por cima em Saint Germain. Bravo Karl!
Cláudia Oiticica
Linda a loja! Gostei do : “nada é caríssimo”.
Tenho uma amiga francesa que diz que o Karl só usa esses colarinhos altos para esconder a papada que ele ficou depois de emagrecer tanto.
Jane Curiosa
Rodrigo
Ói eu qui de novo,hehehe
Acho que Marcia leu seu texto de forma apressada,só isso.
Em sua resposta a Tania ,você diz que mudou de idéia a respeito de Lagerfeld. Que bom que você usa dessa capacidade.Aliás,foi o que Lagerfeld fez.
Mudou de idéia a seu próprio respeito.Foi ótima a sua observação quando diz que ele “conseguiu afinar a essência de seu personagem”(se personagem ou não,pode ser controverso),pois é exatamente o que ele diz em seu livro A Dieta 3D(de designer,doutor e dieta)feito em parceria com Jean -Claude Houdret, professor da Universidade de Paris.,onde ensina inclusive receitas por ele utilizadas para emagrecer.
Ali ele conta porque desejou se tornar magro:
“Livrar-se de uma pessoa da qual não gostava mais e com a qual não queria mais conviver”.
Tem mais:
“Chega um momento na vida em que a gente tem de se despedir da imagem dominante de beleza e juventude e substituir a mesma por estilo e elegância; […] na idade, a gente deve preocupar-se mais com a aparência uma vez vestido, do que despido.” E ainda traz um conselho, que me lembra a tática que as crianças usam quando não querem comer aquilo que lhe oferecemos:
“Você empurra a comida para o centro do
prato, depois para os lados e, de tempos em tempos, leva o garfo
vazio à boca para não ofender o anfitrião.”
Em suma,ele demonstra que sua mente não é “skinnérrima”,ao contrário,ele é tão antenado e inteligente que se reinventou,em uma idade na qual muitos já se aposentaram.Ou ficaram só rabujentos.
Para finalizar,mais dele por ele mesmo:
“La moda es la motivación más saludable para bajar de peso”.
É isso,Rodrigo.Mais uma vez lhe agradeço por manter essa coluna aqui no CP.
E fui.
Lina
Jane Curiosa
E nos te agradecemos os comentários cultos, às vezes divertidos e sempre informativos.
Sophia
Marcia, também gostei bastante da entrevista dele na Veja da semana passada.