O filósofo Michel Onfray divide toda viagem em três tempos.
O tempo ascendente do desejo e dos preparativos da viagem, o tempo excitante da descoberta do novo e do desconhecido e o tempo descendente do retorno ao lar.
A viagem não existiria sem o retorno às raízes e ao lugar seguro. A pessoa sem endereço fixo não é viajante, e sim errante. Nós precisamos ter um ponto fixo para, de tempos em tempos, nos tornarmos viajantes. Somos viajantes porque sabemos que temos nesta terra um lugar onde retornar com as malas e as lembranças.
Após a viagem e seu movimento frenético, após o uso máximo das nossas capacidades físicas, intelectuais e emotivas, precisamos do retorno e do repouso para recuperararmos as forças e energias gastas.
Precisamos reencontrar nossa cama, nossos livros, papéis e canetas, nosso cotidiano ritmado e organizado. Após os sobressaltos, alegrias e surpresas do percurso, nossa casa se torna um desejo manifesto.
Mas quando voltamos, já não somos os mesmos. Porque retornar significa voltar de algum lugar, com outro estado de espírito. O tempo excitante da viagem é substituído pelo tempo descendente da assimilação lenta de tudo que vimos, provamos, tocamos, sentimos.
No tempo descendente do retorno, durante o repouso do cansaço da viagem, amadurecemos a experiência. O que descobrimos sobre o estrangeiro? E o mais importante, o que descobrimos sobre nós mesmos?
Nesta hora organizamos nossas lembranças. Qual foi o melhor momento? Qual a pior lembrança? Quais as comparações entre os lugares percorridos e nosso quotidiano familiar? Quais nossas certezas e incertezas.
O retorno, para nós, é a garantia de que daqui a pouco partiremos de novo.
Onfray, Michel. Théorie du voyage. Poétique de la géographie, Le Livre de Poche.
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
40 Comentários
Sérgio Egg
É isso ! Sinto na alma o texto maravilhoso !
Sandra
Olá boa noite por gentileza a partir de quando posso fazer reserva para reveillon em paris?
Rodrigo Lavalle
Sandra, depende do local mas geralmente é cerca de 2 meses antes. Você já sabe onde pretende passar o réveillon?
Abraços.
Helga
Adoro o Conexão Paris!! E o texto está muito bom!
Mas me identifiquei com o texto da Ana Raspini, sobre a depressão pós viagem!
Viajar é tudo de bom e voltar é preciso, mesmo porque as férias não são eternas, mas é difícil! E fica mais difícil, a cada viagem que faço!
Jacqueline
Oi, gente! Relendo esse post e voltando a comentar para dizer que acabo de voltar da terceira viagem a Paris. Sempre desejando retornar em breve. Nunca cansa e se deixa tanto para ver da próxima viagem, que deve ser justo para rogar aos céus por uma e mais outra vez de pisar esse solo.
Fátima Paz Almeida
Nunca li nada sobre viagem que me tocasse tanto quanto esse texto. É mesmo verdade que o dinheiro gasto em uma viagem sempre nos deixa mais ricos. Se o destino for Paris, as leituras e dicas da conexão sempre nos fazem pensar que há muito mais por ver e que precisamos voltar sempre. Obrigada!
Ana Raspini
Lindo texto, Lina! E que coincidência que há alguns dias parei para refletir sobre o mesmo tema:
http://diarioliricodeviagem.blogspot.com.br/2015/07/depressao-pos-viagem-dpv.html
inez arnoud
sensacional, apesar de nunca querer voltar de Paris….mas é realmente a perfeita definição, me encontrei completamente!
Renata
Muito bom!!! …” Daqui a pouco partiremos de novo”! Eu amo viajar, mas é sempre bom saber que temos um lugar para voltar e também a possibilidade de partir inúmeras vezes….
Bárbara Silva
Que texto bem escrito! Gostei muito.