Por Tatyana Mabel – texto e fotos
Os manuscritos exercem sobre nós um fascínio incomum porque estamos diante do momento da rasura, da hesitação e da gênese das idéias dos seus criadores. Adentrar à sala do Musée des Lettres et Manuscrits é o mesmo que ingressar num templo de construção da invenção humana ainda em convulsão, denunciada pelos cortes, asteriscos, setas que fazem suas ranhuras no texto inicial e nos apresentam o processo de partejamento das obras.
Para o Museu de Cartas e Manuscritos, a escrita em rocha, em papiro, em papel, a datilografia, a pena e o lápis não se separam. É também difícil seccionar gêneros. A música e a ciência estão juntas na mesma seção; a enciclopédia de Diderot e D’Alembert convive com a literatura e os mestres das artes.
Como não ser movida por emoção diante:
. da primeira edição das Fábulas de La Fontaine em verso e ilustrada que você sempre conheceu antes mesmo de saber o que era.
. das colagens de Proust de pedaços de sua obra já impressa em uma espécie de cartolina, com colunas com notas manuscritas sobre o texto.
. dos desenhos do Pequeno Príncipe e de outras obras de Antoine de Sainte-Éxupery em pedaços de página, sem ambições artísticas.
. de dezenas de cartas de Victor Hugo, de Hemingway (escritas sem pretensão em papel de hotel), de Voltaire, Montesquieu…
. dos textos datilografados de Sartre, corrompidos por caneta;
. dos manifestos surrealistas por André Breton.
. do Story-board com os desenhos de Hitchcock para várias cenas do filme Stage Fright (Le Grand Alibi).
. dos desenhos e cartas de Monet, Pissarro, Manet
Estes manuscritos são verdadeiros relicários da mágica fusão entre a obra – ainda em gênese – e os rastos dos seus autores.
Mas se você acha que viu tudo, não se conterá diante:
. do protótipo da lâmpada de Thomas Edison e seis desenhos dos seus ensaios para a criação de uma das maiores invenções humanas;
. dos manuscritos de Darwin e a primeira edição para sua obra máxima;
. dos rascunhos de Einstein para a criação da teoria da relatividade, de Kleper, de Newton, de Marie Curie.
. das partituras originais de Bizet,de Chopin, de Bach, de Mozart.
Recomendo a visita!
Musée des Lettres et Manuscrits – 222 boulevards Saint Germain 75007 Paris.
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37 Comentários
Aurea Costa
Desde que li este post inclui o Museu das Cartas no roteiro da próxima visita a Paris. Quando finalmente estive lá na semana passada lamentei o tempo ser tão curto e não poder ficar o restante do dia saboreando a visita.
José Rodrigues
Lina
Obrigado, vou anotar para a próxima.
Eymard
Saí de lá com a certeza de que alguém tinha um sonho igual ao meu mas um pouco mais de recursos e oportunidade (rs) e conseguiu concretizá-lo.
Madá
Tatyana, que bom que voltei aqui e pude ler mais um relato seu incrível, parabéns! Vou torcer para um final bem bacana na publicação desse texto.
Continuo apostando na letra cursiva, para o início de grandes descobertas, a despeito de toda a tecnologia (que sigo bem de perto, mesmo sendo da geração de cartas em papel). Vejo os editores de pdf oferecendo a letra cursiva como modalidade de anotação sobre textos digitais, por meio de canetas especiais, só para permitir a escrita à mão sobre a interface digital (sem necessidade de teclado mecânico ou virtual). Existe hoje um grande movimento de curadoria digital para preservar, não apenas documentos, mas o processo criativo. Acho que o Museu das Cartas e Manuscritos ainda terá muitas novas aquisições. Será um sonho ?
eymard
Tatyana, que relato incrível. Quero acompanhar essa tua publicação. Adoro ler biografias, registros pessoais, diários…Meu avo também tinha uns relatos de viagem, escritos em forma de carta para as filhas, que eu adorava ler quando criança.
Jose Rodrigues, o espaço da Morgan Library é realmente incrível. Acho até mais completo do que o Museu de Paris. Mas ambos são imperdíveis.