Acabei de ler artigo no Le Figaro sobre as adaptações do McDonald’s às exigências gastronômicas francesas.
A empresa oferece agora sanduiches feitos com a famosa baguette. Na hora do almoço, podemos pedir um menu “crasse-croûte” com sanduíche de baguette, galettes de batata, carne de vaca, frango ou presunto + uma bebida por 4.50 euros. E atenção: sem batatas fritas. Se a experiência der certo, o “casse-crôute” fará parte do cardápio McDo ao lado do Happy Meal e outros best of.
Qual o objetivo do rei do fast-food?
Primeiro, concorrer com os sanduíches que compramos nas padarias e nas cadeias como Paul ou Cojean.
Segundo, fortalecer sua estratégia de mudança de imagem. No início dos anos 2000 McDonald’s foi assimilada à malbouffe como dizem os franceses e que poderiamos traduzir por “comida ruim” ou “comer mal”. Para reconquistar os franceses a empresa criou o McDo à la française com introdução de saladas, frutas e a transformação dos seus pontos de venda em verdadeiros restaurantes.
Para agradar o mercado francês, segundo colocado na lista dos principais mercados da cadeia, McDonald’s introduziu baguette com manteiga nos McCafés e o sucesso foi imediato. Em seguida a empresa criou o Big Mac de pão integral e sanduíches com queijos franceses como o McCantal. E este ano, a firma pretende lançar um sanduíche com o mais francês de todos os queijos, o camembert!
No país da gastronomia, McDonald’s tenta adquirir uma certa respeitabilidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
27 Comentários
Fabiana Ramalho
Quem viaja com crianças dificilmente consegue escapar de pelo menos uma vez passar no MacDo. Por isso pergunto como faço pra pedir na Happy Meal o cheeseburguer com apenas pão, carne e queijo? Minha filha detesta catchup e picles! 🙂
Rodrigo Lavalle
Fabiana, você pode falar em inglês ou diga “Pas de catchup, pas de pickles, s’il vous plaît”.
Abraços.
david guerreiro
boa tarde eu gostaria de saber o preço de alguns menus de frança e de paris para ver a diferença de preços e é os menus que vem com o hamburguer batatas e o sumo para saber se compensa ou não respostas no meu email [email protected] pessoas honestas nada de respostas que digam mentira de um menu ser 5 ou 6 euros e eu ir la e ser mais caro obrigado.
Rodrigo Lavalle
David, um menu do McDonalds com sanduíche, batata e refrigerante gira em torno de 7€.
Abraços.
carlos
Fui em janeiro em Paris, estive na disney e fiz um lanche rapido como o da foto acima, eu gostei pois nao tem o gosto dos sanduiches industrializados do mundo afora.
Shana
Dica do Mc Donald’s Paris: primeira dica é evite-o!! Tente comer o mais típico possível!!
Porém se for comer no MC Donald’s, use os caixas eletrônicos!! São muiito fáceis de usar, aceitam travel money e até vc chegar no balcão seu pedido já está pronto!! Muito rápido!!
ricardo s
Mcdonald’s só tem uma utilidade na Europa: encontrar um banheiro limpo sem ter que consumir. No mais, prefiro ir a um supermercado ou a uma padaria francesa ou mesmo comer um creppe no meio da rua que geralmente é maravilhoso. Ou tomar uma sopa de cebola em alguma brasserie. Vale até comer um Kebab.
eymard
A estratégia do Mac Donalds não é para turista e, sim, para locais. E, nesse caso, as adaptações são uma estratégia de aproximação. O mesmo tem acontecido com a rede de cafe Starbucks que, no Brasil, tem pão de queijo e brigadeiro. Não atiro a primeira pedra!
Gil
Jamais iria a um McDonalds em Paris. Aliás, não vou em lugar nenhum do mundo. Comida ruim e nada saudável, ambiente desagradável, serviço rápido… A antítese da gastronomia. Bem ao gosto dos americanos.
Maurício Christovão
Confesso aos colegas do CP: No meu currículo tem um curioso Mc Palta, que degustei no Mc Donald’s de Cochabamba, Bolívia. Consiste de um hamburguer com creme de abacate salgado.
Mas isso foi no século passado… Como diria Roberto Carlos: “São tantas emoções, bicho!!”
Gustavo Gurgel
Sandra,SP, assino em baixo o que vc disse.
Deixe para comer nessa lanchonete quando estiver no Brasil.
Maria Rita
Oi, bom dia
No final de junho estarei em Paris e gostaria de fazer um tour à Provence, porém, gostaria de contratá-lo aí em Paris, será possivel me dar uma dica sobre isso, O Cityrama não faz. Obrigada se puder me ajudar. Bisous
Lina
Maria Rita
Leia este artigo, a Anatâ poderá te ajudar.
https://www.conexaoparis.com.br/2012/12/02/anate-nossa-guia-na-provence/