A cozinha popular francesa aprecia, às vezes, a presença exagerada do alho e penso particularmente na receita tradicional do pernil de carneiro.
Nos almoços de domingo, encontramos com frenquência esta deliciosa carne recheada de dentes de alho. Uma pena. Sob o pretexto de torna-lo mais saboroso o gigot d’agneau, preparado assim, perde seu gosto delicado.
Uma das qualidades da cozinha francesa é a procura por produtos de excelente qualidade e o respeito do gosto original. A prática de maquiar sabores com um tempero exagerado é marginal.
Ainda bem!
Por isso o alho é empregado com cuidado. Para carnes assadas ou cozidas em panelas, o hábito é usar os dentes de alho não descascados, uma maneira de moderar seu gosto pronunciado. E, protegido pela casca, ele se transforma em creme que pode ser degustado, separadamente, com torradas. Uma delícia.
Foi aqui na França que aprendi que o alho oxidado é indigesto, quer dizer, o alho deixado ao ar livre uma vez descascado ou moído. Aprendi também que esta planta foi venerada por várias civilizações pelas suas virtudes medicinais. Hoje sabemos que ele é um poderoso antioxidante.
Dizem mesmo que ele possui virtudes metafísicas, pois afasta os vampiros.
E para os apreciadores, o melhor alho francês se chama ail rose e é cultivado na região de Lautrec. Veja aqui.
Veja também:
– Como os franceses preparam o abacate
– Morango com pimenta. Aprenda esse segredo dos franceses.
– Como comprar e preparar aspargos
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
19 Comentários
Clésia Maria Fagundes
Eu amo alho demais, e ainda mais depois que eu descobri que posso comer alho e não ter bafo depois.
Eu tenho esse problema com sensibilidade ao bafo e nunca pude comer muito alho por causa disso, mas descobri uma empresa que faz um alho sem cheiro, o Alhofree, que só passa por uma processo físico para ficar sem o tal elemento que causa o bafo.
O alho Alhofree tá aqui: http://www.alho.com.br
Olha, eu recomendo para quem passa maus bocados com mau hálito viu, funciona que é uma beleza.
Beijos e sucesso no blog, sempre acompanho….
Clésia Maria Fagundes
Beth
Adoro alho!
Mauricio Christovão
Jacqueline: Vive la différence!!!
Lenna Ranghetti
Alho só quando é adicionado na medida certa, isto é, sem exageros. Acho que ele pode deixar um prato delicioso ou estragá-lo completamente.
Jacqueline
Maurício Cristovão
Meu marido não pode nem ver cebola. Se souber que passou um pedacinho perto da panela, ele não come de jeito nenhum. Prefere morrer de fome. Já eu adoro. E não dá divórcio, não. Basta respeitar o gosto do outro. Aqui a cebola entra em molhos e saladas opcionais.