A conclusão é a seguinte: nós e os franceses estamos no mesmo barco. Veja bem.
. Muitos franceses associam as palavras “tradição” e família” ao Natal. Eles consideram que Natal é um momento para ver a família, para fazer um “mimo” aos próximos, um momento de tradição que relembra a infância.
. Muitos franceses descrevem o “espírito do Natal” somente como refeição festiva tradicional sem necessidade de transmitir às crianças o sentido religioso da festa.
. Alguns franceses detestam passar Natal em torno de uma mesa com sogro, sogra, irmãos, pais, primos. Alérgicos à tradição, eles inventam viagens imperativas (fogem) para destinos longíquos como Austrália, África do Sul ou Brasil.
. Alguns franceses vivem um momento de retorno à esfera privada que é obrigatoriamente associado ao enfraquecimento do espírito de solidariedade. O Natal não corresponde mais à um momento de confraternização com os infelizes, os solitários, os doentes ou os miseráveis.
Os dados desta pesquisa você encontra aqui.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
31 Comentários
MARCEL TUTRUT
Jane Curiosa, muito obrigado por me lembrar o que é o natal.
Regina Vasconcelos
Eu curto Natal com minha família principalemente quando as netas estão presentes. Mas também adoro escapar e viajar nessa época do ano. Já passamos muitos natais fora do Rio, fora do Brasil, com filhos quando eram pequenos e mais recente eu e cara metade! Adoro também!
carla
Lina amo seu blog.
Fui a Paris pela primeira vez em dezembro de 2012 com meus pais, ficamos em um lugar muito longe no bairro de Bercy. Vamos voltar em outubro de 2013, e gostaria de uma dica de um bairro perto dos ponto turísticos e tambem que possa ter muitos restaurantes e cafes perto do hotel. Obrigada desde já. Vc. me ajudou muito da primeira vez e sei que não será diferente dessa vez. Um abraço e um Feliz Ano NOVO.
Sophia
Marcello, quando meus estudantes me perguntarem “quantas linhas precisa ter a resposta, professora?”, vou pedir para que eles leiam seu comentário.
É a epítome da completude e da objetividade.
Beth
Lina
Bem que eu reconhecí este café!
Acho uma delícia e com uma frequência bem diversificada e colorida…
Bjs.
Guilherme Lopes Mair
Lina, a foto me lembra um restaurante da Place des Vosges. Foi tirada lá?
Lina
Guilherme
Nâo, trata-se da varanda de um café na entrada do Palais Royal.
Silvia
Desejo a todos Boas Festas e um Bom ano de 2013!
Beijos e abraços