Eu adoro os museus de paleontologia e  mineralogia talvez pelo fato de ter passado parte da minha vida às voltas com as ciências sociais. Posso ficar horas diante dos fósseis, dos minerais, das rochas vindas do espaço, dos peixes abissais, dos animais embalsamadas..

Por isso apreciei as duas fotos que a leitora Jane M. Costa gentilmente enviou.

Este tronco foi descoberto na região francesa chamada Essonne ao lado de vários outros, todos na posição vertical. Trata-se de uma floresta de fósseis cujas árvores foram mineralizadas, lá onde viveram, durante a era terciária. A estrutura anatômica da madeira, fielmente substituida pelo silício, pode ser ainda identificado no microscópio. Estas árvores pertencem à uma família hoje inexistente na Europa. O fóssil ilustra a modificação do clima durante os tempos geológicos.

Este fóssil se encontra no Jardin des Plantes perto dos museus de Mineralogia e de Paleontologia. Se você não conhece ainda este jardim e seus museus, leia dois outros artigos aqui e aqui.

E se você  for fascinado também por museus que tratam da busca da nossa origem, leia este artigo aqui do FT Magazine sobre as novidades do The Natural History Museum de Londres.

No prolongamento da visita do Jardin des Plantes, Jane almoçou no restaurante da Mesquita de Paris (39 rue Jeoffroy Saint Hilaire, 75005 Paris). O restaurante é simples, bom, barato e se encontra ao lado do Museu de História Natural. Leia mais sobre ele neste artigo aqui.


spa do hotel George VAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris