Eu adoro os museus de paleontologia e mineralogia talvez pelo fato de ter passado parte da minha vida às voltas com as ciências sociais. Posso ficar horas diante dos fósseis, dos minerais, das rochas vindas do espaço, dos peixes abissais, dos animais embalsamadas..
Por isso apreciei as duas fotos que a leitora Jane M. Costa gentilmente enviou.
Este tronco foi descoberto na região francesa chamada Essonne ao lado de vários outros, todos na posição vertical. Trata-se de uma floresta de fósseis cujas árvores foram mineralizadas, lá onde viveram, durante a era terciária. A estrutura anatômica da madeira, fielmente substituida pelo silício, pode ser ainda identificado no microscópio. Estas árvores pertencem à uma família hoje inexistente na Europa. O fóssil ilustra a modificação do clima durante os tempos geológicos.
Este fóssil se encontra no Jardin des Plantes perto dos museus de Mineralogia e de Paleontologia. Se você não conhece ainda este jardim e seus museus, leia dois outros artigos aqui e aqui.
E se você for fascinado também por museus que tratam da busca da nossa origem, leia este artigo aqui do FT Magazine sobre as novidades do The Natural History Museum de Londres.
No prolongamento da visita do Jardin des Plantes, Jane almoçou no restaurante da Mesquita de Paris (39 rue Jeoffroy Saint Hilaire, 75005 Paris). O restaurante é simples, bom, barato e se encontra ao lado do Museu de História Natural. Leia mais sobre ele neste artigo aqui.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
danna
Olá, Lina! Você sabe me informar o horário de funcionamento do Jardin des Plantes? Ele abre todos os dias? É necessário comprar ingressos com antecedência? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Danna, o Jardim abre todos os dias de 08:00 às 17:30 (no inverno) e entrada é gratuita. Para os museus dentro do Jardim você não precisa comprar com antecedência.
Abraços.
Fernanda
Visitamos o Jardin des Plantes (incluindo Menagerie e Grande Galeria da Evolução) com nossas duas filhas de 10 e 5 anos! Passeio maravilhoso! Almoçamos na Mesquita e depois caminhamos até o Instituto do Mundo Árabe!
Maurício Christovão
O Jardin des Plantes é uma delícia!!! Sou fã!!!
Na minha idade gosto de ver os fósseis, sempre posso encontrar algum conhecido…
Tania Baiao
Qualquer pessoa com alguma relação positiva com a natureza precisa ir ao Jardin des Plantes, para conhecer, estudar, usufruir, repousar…
Madá
Não me encanto muito ocm fósseis, mas esse jardim, seus museus a galeria são um super programa. Ainda tem o carrossel, do post anterior. Imperdível para crianças (me lembro do depoimento so seu filho aqui no CP Adriana Pessoa), mas os adultos também se divertem muito. O restaurante da mesquita também vale muito a pena entrar, nunca comi lá, mas já tomei chá várias vezes e tem uma lojinha bem simpática.
Maria das Graças
Ótimo passeio. Eu começo pelo almoço na Grande Mosquée, depois sigo para o Jardin des Plantes, para a aléia dos plátanos, sento-me em um banco à sombra de um deles, e enquanto descanso do almoço, observo o vai-e-vem dos franceses que passam para lá e para cá em sua vida cotidiana. Crianças que brincam, amigos que se encontram, trabalhadores que descansam antes de voltar ao trabalho. O Jardin des Plantes é um ótimo passeio com atrações variadas para adultos e crianças.
Adriana Pessoa
O Jardin des Plantes é um passeio maravilhoso e quem vai estar com crianças na cidade, é obrigatório! A Grande Galeria da Evolução, no Museu de Historia Natural é uma das melhores lembranças que meu filho tem de Paris.