A Galeria Vérot-Dodat é mais uma dessas passagens cobertas parisienses cheias de charme e de história, que geralmente ficam fora dos roteiros turísticos.
A galeria fica no 1º arrondissement (bairro 1), e faz a ligação entre as ruas Jean Jacques Rousseau e du Bolois. Construída em 1826, a galeria leva o nome de seus fundadores, os açougueiros e investidores imobiliários Véro e Dodat que decidiram abrir essa passagem com espaços para lojas, encurtando o caminho entre o antigo mercado da cidade (Les Halles) e o Palais Royal.
Restaurada em 1997, a galeria guarda sua arquitetura original – teto com painéis pintados intercalados com vidraças.
Ao entrar aqui, somos tomados por uma mistura de sentimentos: o ar decadente das antigas lojas se mistura ao brilho das marcas luxuosas que começam a ocupar este espaço. Em uma das extremidades, está instalada a boutique da By Terry, a excelente marca francesa de maquiagem.
Na outra extremidade, Louboutin! Aliás, são duas lojas Louboutin: mulher e homem.
Ao lado do Louboutin, uma sapataria. Com o simpático nome de Sete para a meia-noite, essa não é uma sapataria qualquer. É aqui que as cinderelas trazem seus velhos pares de Louboutin para consertar (e mesmo trocar) a sola vermelha, tirar manchas, arrumar saltos etc. Há também produtos adequados para manter o bom estado desses sapatos-jóia. Não é barato, mas é o preço que se paga para se ter um Louboutin.
E mais: duas antigas e charmosas brasseries (beeeem francesas), galerias de arte, antigas lojas de móveis. Puro charme.
Galerie Véro-Dodat: 19 rue Jean Jacques Rousseau | Metrô: Palais Royal / Musée du Louvre
Leia mais sobre as outras galerias de Paris:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
35 Comentários
Andrea
Adoro o site de vocês! Sempre confiro as novidades e os novos posts. Viajo,mesmo à distância ! Visitei a galeria deste post e algumas outras em 2013. Um passeio muito gostoso nesta região da cidade.
Rodrigo Lavalle
ANdrea, obrigado! Estamos sempre à disposição.
Abraçosn
Lizah
Olá Lina, como vai?
Qual o nome de uma loja que vende artigos de couro, que tem coisas lindas, que fica na galerie vero-dodat?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Lizah, seria a Daunas ou a Il Bisonte?
Abraços.
Sandra
Uma galeria bem preservada, ao contrario da Passage des Panoramas, uma verdadeira jóia semi abandonada, repleta de pixações e moradores de rua… Muito triste…
Marcia Xavier
Eu gostaria de saber se a sapataria Sete para Meia Noite concerta outras marcas de sapato. Eu tenho um Prada prata que danifiquei no primeiro dia de uso (risco profundo na pintura e corte no salto). Grata pela informação.
Mariana Berutto
Oi Marcia, sim, eles concertam outras marcas tb. Veja o site deles: http://www.minuitmoins7.com/
jose fabricio
Bom dia, sou arq. de Porto Alegre, morei 9 anos em Paris, ( fiz um mestrado de urbanismo em Creiteil – Paris XII )e tenho otimos amigos pela Europa,sempre q posso retorno ao velho mundo. Parabens poelo blog…muito bom..abçsss