Por Rodrigo Lavalle
Uma das sutilezas de se morar em uma cidade que possui as 4 estações do ano definidas é se ter um tipo de écharpe adequada pra cada uma delas. Das mais leves, finas e puramente decorativas para o verão até as mais quentes e aconchegantes para o inverno.
Pensando nisso os dinamarqueses Jan Machenhauer e Bess Nielsen criaram em 2000 a marca Épice. Especializada em écharpes e foulards em algodão, lã, cachemir e seda, a marca possui uma loja no Palais Royal. Bem ao estilo dinamarquês, o espaço é minimalista e aconchegante com móveis escandinavos das décadas de 50 e 60.
As coleções feminina, masculina e infantil são cheias de cores, grafismos, estampas, listras e pois. Tudo é gostoso e macio!
Os lenços são feitos artesanalmente na Índia onde a dupla se inspirou para nomear a marca: épice = especiaria. O mesmo produto-inspiração que levou Cabral a nos descobrir.
De bônus você ainda aprende com as simpaticíssimas vendedoras como enrolar uma echarpe de uma maneira bem parisiense.
Preços aproximados:
- Écharpes de lã: a partir de 120 euros
- Écharpes 50% lã; 50% cachemir: a partir de 200 euros
- Écharpes 100% cachemir: a partir de 340 euros
.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
24 Comentários
Delfim Sampaio Neves
Estive recentemente em Paris (26/10/2012) com minha esposa. Fomos sós. Ficamos apenas 7 dias. Minha impressão da cidade foi a melhor possível. Esperava franceses antipáticos e impacientes o que sempre foi dito para mim, contudo foi exatamente o contrário. A boa receptividade, educação e até simpatia foram uma constante, pelo menos comigo. Se for perguntar algo, seja direto, não tente dialogar com o frances porque ele fala muito rápido e aquele pouquinho de francês da escola não consegue compreender, portanto a pergunta deve ser direta (ex. a que horas sai determinado trem ou barco no rio Sena), normalmente a resposta é dada em uma ou duas palavras. Muitos não falam inglês.
Prepare as pernas para escadas. Elas são muitas nas estações de metrô ou trem, principalmente nas conexões, e mesmo fora delas, portanto, não carregue coisas pesadas.
Fique atento as rotas do metrô para não pegar um sentido contrário ao que você queria. Não se assuste. Olhe o mapa de linhas nas estações com as estações que você quer ir. O planejamento do transporte em Paris (metrô e trem) é fundamental para quem tem pouco tempo para visitar. Vantagem é que eles te levam rápido para os lugares e aí você aproveita mais o tempo, a desvantagem é que você deixa de andar pelas ruas e avenidas de Paris e deixa de ver muitos pontos fantásticos como igrejas, palácios, jardins belíssimos que você ser quer imaginava colocar no seu roteiro. Portanto, se você puder caminhar em direção a alguma estação um pouco mais afastada do seu hotel, você já estará aproveitando.
Cheguei do Brasil no terminal 1 do Charles de Gaulle as 15:30. Lá, depois de passar pela aduana, procure o balcão de informações turísticas de Paris. Lá compre seu passe de transportes públicos de Paris é a maior mão na roda. Você pode achar caro (cerca de 50 euros por pessoa – 5 dias), mas pode acreditar, você vai usá-lo muito nas estações do metrô e do trem (RER) e as vezes precisará usá-lo até 3 vezes na mesma estação, inclusive para sair dela (Sortie). Sempre tem fila para comprar bilhetes, principalmente nas primeiras horas da manhã e os metrôs levam em média 1,5 minutos entre eles. Que inveja. Nunca ficam abarrotados. Alguns metrôs tem porta com alavanca ou botão de destravamento da porta para abrir de fora ou de dentro. Fique atento, senão você corre o risco de seguir viagem porque sua porta não abriu. Com o passe você anda de trem e metrô quantas vezes forem necessárias. Os ônibus também estão incluídos, são excelentes, porem achei mais confuso devido a rotas e pontos e dias em que determinada linha não está disponível. No mesmo balcão de turismo também compre seus passes para quase todos os museus (cerca de 50 euros por pessoa). Acredite você vai agradecer. O tamanho das filas (fui fora de temporada) só para comprar bilhetes de entrada nos museus é gigante e as filas para depois entrar no museu são maiores ainda. Tendo o seu passe na mão, vá direto até o local de entrada, onde haverá um funcionário do museu e apenas mostre o cartão acesso e ele indicará para você geralmente outra entrada com fila muito, muito menor. O passe não dá acesso a Eiffel nem para os Bateaux do Sena (Mouche é um deles). Para visitar o alto da torre Eiffel você já pode comprar daqui mesmo no site oficial deles. Funciona perfeitamente. Leve o walcher e seja pontual. Lá não tem jeitinho brasileiro.
Nível de gasto por dia é de 100 – 130 (almoçando ou jantando, com vinho).
Esteja sempre com seus passaportes. Ninguém te aborda, mas pode acontecer, e aí sem esse documento você vai em cana. Não adianta apresentar Xerox. Paga multa. É o maior aborrecimento. Cuidado com a bolsa e carteira em todos os lugares de muita aglomeração porque tem muito punguista até com carinha de vovozinha. Declarado pela policia. Quando sair do aeroporto pegue um táxi ou uma Van. Vai de porta a porta. Você paga entre 55 a 65 euros bem pagos. Esse valor pode aumentar se pegar engarrafamento que é comum no fim da tarde. Lá tem Vans nos pontos de taxi. Todos cobram 2 euros por bagagem. Não se preocupe vai dar tudo certo.
Silvia Pacheco
Adorei !
Tatyana muito bom o video q sugeriu 😉
Vou começar a treinar para usar nos 20 dias de inverno q passarei em Paris.
Tatyana Mabel Nobre Barbosa
Achei: 25 maneiras de usar a echarpe!
Na verdade, o vídeo foi uma dica de Kika Mello e Jane Curiosa, nos comentários de um post de Lina de 13/fev/12 – “Atenção: cuidado com seu Cachecol”.
http://www.youtube.com/watch?v=5LYAEz777AU&feature=youtube_gdata_player