Entre as lendas e mitos parisienses, alguns se relacionam com a Ópera Garnier.
O fato da Garnier ser a décima terceira ópera construída em Paris contribuiu para o aparecimento de superstições e lendas em torno do monumento. Um acidente mortal ocorrido em 1896 soltou ainda mais as imaginações. Neste ano, no dia 20 de maio, o contrapeso do enorme lustre da sala da Ópera se quebrou durante um espetáculo atingindo a pessoa que se encontrava na poltrona numero 13. Durante algum tempo comentários falaram da maldição, de barulhos e sussurros nos corredores dos camarins.
Este fato foi, provavelmente, a fonte de inspiração de Gaston Leroux para seu famoso livro “O Fantasma da Opera”.
A Garnier também está ligada ao mito da existência de um lago subterrâneo em Paris.
O solo desta região é muito úmido e, durante a sua construção, para canalizar a umidade e evitar infiltrações uma enorme “piscina” foi construida debaixo do palco da Ópera. Até hoje técnicos fazem uma vistoria, de barco, das estruturas deste reservatório. Peixes – carpas – residem neste endereço prestigioso e são bem alimentados pelos funcionários que aí trabalham. Eles são a prova que a qualidade da água é boa.
Quando entrar na Garnier deixe sua imaginação vagar entre acidentes mortais, fantasmas e peixes termômetros da qualidade da água do lago que se encontra debaixo da sua cadeira.
Você pode encontrar o DVD do Fantasma da Ópera na Amazon.
Conheça os apartamentos para alugar na região da Opéra da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
34 Comentários
Erik
é muito importante para mim!
pois estou escrevendo um livro sobre o Opera Garnier
Erik
Lina, meu nome é Erik e gostaria de saber se permitem o acesso de visitantes por geral da opera, se podes entrar no subterrâneo, etc.. ou só para pessoas que trabalham lá? o que à no museu? o lustre original se encontra lá? o anél verdadeiro? o resto mortal do phantasma?
Rodrigo Lavalle
Erik, existe um tour pela Opéra Garnier. Pesquise no site oficial: http://visitepalaisgarnier.fr/en/useful-information.
Abraços.
Aline Klais
Olá Lina! Eu preciso de uma ajuda… eu vou para Paris em outubro e consultando o site da opera (http://www.operadeparis.fr/) tive dúvidas. Eu quero ver o balé La Dame aux Camélias e é possível comprar o ingresso do dias 3,8,9 de outubro, mas não é possível para os dias 5 e 6, vc saberia me informar ser os ingressos já esgotaram (pela sua experiência) ou não foi aberta a bilheteria para estes dias? Outra dúvida é que eu posso adquirir a categoria do ingresso mas não posso escolher o lugar, certo? Estarei somente com uma amiga e ficaremos num hotel chamado Allegro no 12th (33, avenue du Docteur Arnold-Netter ), é perigoso voltarmos de metrô após o balé? vc recomendaria pegarmos um táxi? Muito obrigada e peço desculpas pelas várias perguntas
Lina
Aline
Não sei te explicar porque a venda não está aberta para os dias mencionados. Segredos da adminstração das vendas…Não é perigoso voltar de metro no centro de Paris. Todo mundo usa este meio de transporte. O Taxi seria mais confortável.
Zé Paulo
Olá Lina,
Vou me hospedar no hotel Mondial, e tenho medo de ser ruim demais da conta! Ja até comprei o quarto superior para nao correr muito risco, pois vou levar meus pais! Sabe de alguma coisa dele? Outra coisa! Como descubro os espetáculos que estão em cartaz na opera para algum dia de 10 a 16/04/13?
Lina
Zé Paulo
Você obtem informações e compra suas entradas no site oficial da Opera de Paris.
http://www.operadeparis.fr/
Não conheço este hotel. Sinto não ajudar.
Thiago Piantavinha
Olá Lina, a expectativa já está aumentando a cada dia. Embarco no dia 06 de novembro. Lendo este post da Opera, quero aproveitar para mais uma dica. Vou assistir a um espetáculo de Ballet, num sábado a noite com término previsto para as 22:00 hrs. É seguro voltar neste horário , de metro, para o hotel?? Vou ficar num hotel próximo da Gare du Nord.
Obrigado e Parabéns pelo Blog. Ah , comprei seu livrinho de bolso e estou adorando as dicas.
Lina
Thiago
Pode voltar de metro e se gostar de andar, basta subir a rue La Fayette que chegará na Gare du Nord.