Se você quiser escapar da visita turística padronizada do Mont Saint Michel leia com atenção este artigo.
O Mont se encontra no interior de uma baía chamada Saint Michel e, na maré baixa, a travessia desta baía é uma aventura inesquecível.
A região possui excelentes guias com propostas variadas. De acordo com o ponto de partida, a travessia pode durar apenas algumas horas ou o dia todo. Se você topar esta proposta, escolha a excursão mais adaptada ao seu preparo físico.
A travessia é possível a ano todo. Eu não a faria no inverno. Se você não estiver acostumado com frios intensos, evite os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. De abril a outubro o passeio é feito em short ou bermuda e pés descalços na areia fininha e argilosa do fundo da baía.
Na mochila coloque sapatos, um impermeável leve, um casaco de nylon, protetor solar e um chapéu. Nos meses de março e novembro a água está mais fria e é necessário botas de borracha que podem ser alugadas por 1 euro. Na hora da reserva, precise que deseja alugar botas. Leve também um gorro ou boné de lã, luvas e uma troca de roupas.
Kátia, Michèlle, Claudia e Ana Paula nos enviam as fotos de uma maravilhosa travessia – final de abril – de quase quatro horas com ponto de partida e chegada no Mont Saint Michel. Aqueles que não gostam de caminhadas ida e volta pelo mesmo caminho podem escolher outras opções. Os guias são formados e dominam os horários das marés e conhecem os pontos das famosas areias movediças da baía.
Em certos momentos minhas amigas caminharam sobre fundos relativamente secos, em outros se divertiram com a experiência de afundar devagar nas areias movediças (não se preocupe, não tem perigo algum) e algumas vezes atravessaram poças com água até o joelhos. Por isso, independente da época do ano, vista um short ou bermuda
Deixo com você o link do guia escolhido pelas amigas: www.chemindelabaie.com
Como ir de Paris até o Mont Saint Michel
Existem várias maneiras de ir de Paris até o Mont Saint Michel:
Opção 1: A maneira mais fácil para o turista é ir com ônibus de excursão para bate e volta de 1 dia ao Mont Saint Michel. Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.
Opção 2: As pessoas alérgicas a grupos podem ir de trem TGV. Essa opção é um pouco complicada pois é necessário fazer uma troca (de trem para ônibus) na cidade de Villedieu les Poeles. O horário do trem TGV e o horário do ônibus são coordenados.
Além disso, só há um horário de ida (por volta das 7 da manhã) e um horário de volta (por volta das 18h) por dia.
Clique aqui para fazer a pesquisa, saber o valor das passagens e fazer sua reserva.
Opção 3: Se o turista quiser alugar um carro ele vai pegar a auto estrada A13 direção Rouen. Em seguida a Nationale 175 direção Avranches e enfim a direção Mont Saint Michel. Tempo da viagem: 4 horas.
Clique aqui para ver as tarifas das principais locadoras de carro francesas e fazer sua reserva.
Ingressos para o Mont Saint Michel
Os ingressos para o Mont Saint Michel podem ser adquiridos com antecedência aqui.
Leia também:
- Visita inteligente do Mont Saint Michel
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 1
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 2
- Um hotel inesquecível perto do Mont Saint Michel
- Como ir ao Mont Saint Michel
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
77 Comentários
Ana Paula Martinuzzo
oi, tudo bem? Adoro as dicas de vocês.
Gostaria de uma opinião, irei pra Paris no próximo mês, setembro, acompanhada da minha mãe de 75 anos e esta não será nossa primeira viagem à Paris. Portanto, gostaria de conhecer Mont Saint Michel e ela de ir a Giverny ver os jardins de Monet.
Considerando que ela não tem toda a agilidade de mundo … kkk acho que trem será dificultoso. Estou pensando em alugar um carro de ir a essas cidades. É muito longe Giverny de Mont Saint Michel? Estava pensando em passar por ela no caminho a Saint Michel e então dormirmos umas duas noites lá. Qual o seu palpite?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Ana Paula, a viagem de carro de Giverny ao MSM leva em torno de 3h30. Você pode passar por lá no caminho de Paris até o MSM. Mas lembre-se que a visita am MSM não é fácil, principalmente para quem não tem toda a agilidade do mundo, é preciso subir ladeiras e escadarias. É uma visita bem “física”.
Fernanda Bragatto
Ei pessoal! Usei vários dos post de vocês pra planejar minha viagem a França em setembro do ano passado. Até planejei fazer esse passeio também, mas por falta de tempo mesmo não deu. Por causa disso indiquei esse post no meu blog: http://papodeturista.com/dicas-sobre-o-mont-saint-michel/
Espero que não tenha problema!!
Obs: o link do Guia que vocês usaram parece estar com erro.
Paula Travassos
Rodrigo, você sabe nos informar se é possível contratar guias para fazer esta travessia a pé (particular ou em grupo), no local? Ou este passeio só é possível ser realizado com reserva antecipada?
Yêda Saraiva
Oi Lina
Repare que mudei de e-mail.
Como gosto muito de me guiar por sua sugestões, troquei a minha idéia de ficar no Monte Saint Michel(onde estive em 2009) e ficar 3 noites em Saint Malo – saindo de trem de Paris. Farei um passeio na cidade no dia da chegada e no dia seguinte irei ao Mont Saint Michel, voltando à tarde para Saint Malo. Esta minha viagem será com meu irmão e minha cunhada. Serão 30 dias, saindo no dia 02/05 a 30/05/2015. Iremos à Holanda(Amsterdã – com todos os passeios tradicionais e que fiz em 2013 e Keukenhof, Maastrich, onde estive agora em 2014 e amei, Depois vamos à Bélgica(Bruges – que já fui 2 vezes w Bruxelas – onde estive agora em 2014). A seguir iremos à França – sempre a França, aproveitando para ir à Lisieux(onde também estive agora em 2014 – vou voltar por causa de meu irmão e minha cunhada que são muito católicos.
Faremos um cruzeiro à noite no Marina Paris – que também já fiz 2 vezes e em Amsterdam um cruzeiro pelos canais à noite com jantar.
Todos os hotéis já estão reservados por mim; agora só falta fechar as passagens de trem(ainda não estão abertas para a época que vamos) e também os museus e passeios.
Adoro organizar as minhas viagens – curto muito esta fase de preparação.
Agradeço por ter me orientado sobre Saint Malo – que sempre desejei conhecer.
Beijos
Yêda Saraiva
HOTEL ELIZABETH _ SAINT MALO _ FRANÇA
O Hotel Elizabeth está localizado na área histórica do bairro Ship Owners, dentro das muralhas de Saint-Malo, oferecendo um ambiente de época com as comodidades modernas dos dias de hoje.
Os quartos estão distribuídos em 2 edifícios, o Les Armateurs, incluindo quartos superiores, e o Les Skippers, a 50 m de distância, com os quartos standard. O primeiro foi construído no início do século XVII, e o segundo é um prédio mais moderno. Todos os quartos são confortáveis e dispõem de banheiros privativos.
O WiFi gratuito está disponível em toda a propriedade. No porão com paredes de pedra, você pode desfrutar do seu café da manhã sob as vigas de madeira de 400 anos de idade.
Nas imediações do Hotel Elizabeth você encontrará a Casa dos Piratas do século XVIII, Saint-Servan, a cidade de Aleth e o museu de Cap Horniers. Você também pode desfrutar de uma caminhada sobre as muralhas e a praia de Sillon.
Rodrigo Lavalle
Yêda, vai ser um sucesso!
Abraços.