Um momento marcante da minha última viagem à Alsácia foi rever a Crucificação de Issenheim que se encontra no museu Unterlinden em Colmar. Trata-se de um retábulo do artista alemão Matthias Grünewald, de seis metros de altura, realizado entre 1512 e 1516. (Leia aqui um artigo do Conexão Paris sobre Colmar e este museu.)
Atualmente e até final de setembro, quatro grandes esculturas representando Cristo, do artista Adel Abdessemed, estão expostas ao lado do chef-d’oeuvre do resnascimento germânico. Os corpos de Abdessemed são feitos com arame farpado e o contraste entre a violência do material e a beleza do resultado formal é impressionante. A obra de Abdessemed reflete, de outra forma, a representação da violência do Cristo na cruz de Grünewald.
Abdessemed, 41 anos, nasceu na Argélia e vive em Paris.
Pertence ao mesmo artista a escultura acima, já publicada na página Conexão Paris do Facebook. Vocês sabem, não é, o que ela representa.
Esa exposição temporária foi uma dica da Madá.
Como ir de Paris até Colmar
. De avião. A viagem de avião até Estrasburgo, a principal cidade da região, dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Estrasburgo, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De trem. Em 2h20 é possível fazer Paris Gare de l’Est /Colmar. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. Verifique também se há baldeação em Estrasburgo. Se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. É possivel ir de ônibus até Estrasburgo, depois pegar carro ou trem regional até Colmar. A viagem de ônibus até Estrasburgo costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
aparecida aragão marques tenorio
Lorena, retificação, a passagem custa três euros. TIDA
aparecida aragão marques tenorio
Ficamos baseados em Estrasburgo para conhecer a região e em um desses dias fomos conhecer Colmar e ver o retábulo, instalado em lindo museu. Obra maravilhosa e visita obrigatória para quem for à cidade.
Lorena, você pode ir até Sélestat e conhecer o Castelo Haut-Koenigsbourg que é medieval e muito bem restaurado. Você desce na Gare e tem ônibus ao lado. A passagem custa 6 euros ida e volta. Guarde o bilhete que é único para ida e volta. TIDA
Beth
Madá
Grünewald merece uma visita.
Marcos
Devo confessar que achei um tantito óbvia a referência dos Cristos feitos de arame farpado. “Vik-muniziano” demais! O retábulo do alemão, entretanto, é impressionante. E o povo ainda reclama do Murakami em Versalhes…
Lorena
Oi, Vou visitar as cidades na região da Alsácia, e irei passar mais tempo na cidade de Colmar, ai… queria saber se vocês do blog poderiam fazer um post só com as belezas desta incrível cidade, para conhecermos-a melhor. Obrigado e parabéns pelo blog, que está cada vez mais maravilhoso.
Lina
Lorena
https://www.conexaoparis.com.br/2011/04/23/alsacia-colmar-a-cidade-seu-museu-e-seus-hoteis/
Leia artigo acima.
Cláudia Oiticica
Lindo o contraste dessa exposição!!
Madá
Lina, imagino a beleza desse retábulo que vc viu ao vivo. Achei muito legal essa expo temporária em comemoração aos 500 anos do retábulo. Seu post de Colmar está super convidativo. Preciso abrir mão de uns dias em Paris para ir até lá.
Adriana Pessoa
Todas lindas…mas a cabeçada do Zidane imortalizada nessa escultura está demais!! Amei!
Maria das Graças
Que maravilha essa escultura de arame farpado!