Dia da inauguração do Mur de la Paix
O Muro da Paz é um monumento que se encontra nos jardins Champs-de-Mars. Esta obra, instalada em 2000 e de autoria do escritor Marek Halter e sua esposa Clara, foi projetada como temporária e deveria simplesmente marcar a passagem do novo milênio.
Imediatamente a obra virou ponto de encontro para manifestações políticas as mais diversas, dos militantes dos Direitos Humanos aos racistas de todos os bordos. Em apenas alguns meses o Muro se tornou símbolo da luta pela fraternidade e suporte ideal para grafites racistas.
Por causa do seu forte poder simbólico, alguns políticos passaram a defender a perenidade da obra. Outros se organizaram para que ela fosse desmontada. A coisa virou briga com processo, discussões e trocas de insultos via jornais.
Esta região é classificada e protegida pelo Patrimônio Histórico. Os opositores pediam que o Muro da Paz fosse transferido para outro lugar. Instalado diante da torre Eiffel, ele quebrava a perspectiva histórica da vista e desfigurava a principal paisagem “cartão postal” de Paris.
A justiça francesa deu ganho de causa aos defensores do monumento considerado como uma obra extraordinária e ao serviço dos valores essenciais da democracia.
E é por isso que o Muro da Paz ainda está no seu lugar e você poderá vê-lo quando visitar a torre Eiffel.
As três últimas fotos são de Sérgio T. Gonçalves.
Conheça os apartamentos para alugar perto da Torre Eiffel da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
15 Comentários
Lorena
Oi, Lina! Eu aqui de novo! rs. Estarei em Paris de 10 a 12 de setembro e depois nos dias 17 e 18. Fui comprar agora meu ingresso para a Torre e estão esgotados. Existe uma outra forma de eu comprar para não ter que enfrentar a gigantesca fila?? Comprei seu guia e amei. Mais tenho uma dúvida: Qual a melhor forma de fazê-lo (Open Bus e Batobus ou devo usar metrô também), levando-se em consideração que terei 5 dias, mas em um vou a Versalles? Mais uma vez obrigada pela atenção!
Lina
Lorena
Vá de metro até o ponto de partido dos roteiros. A melhor maneira de conhecer Paris é a pé.
Não perca tempo em subir na torre Eiffel. Deixe para outra vez quando os elevadores estiverem funcionando corretamente.