A artista portuguesa Joana Vasconcelos se instala em Versailles. Barroca e provocadora, Joana é a primeira mulher a expor no castelo.
Suas obras são compostas por objetos do cotidiano, com exuberância e irreverência. Joana vê o exterior do castelo como masculino. O interior, ela o considera essencialmente feminino e o associa a bailes, perucas, leques e rendas delicadas.
Na entrada somos recebidos por Mary Poppins, peça exuberante e suspensa ao lustre. Fabricada com tecidos, objetos e tricôs, Mary Poppins é um corpo tentacular protetor.
No Salão da Guerra, um coração negro feito de garfos, colheres e facas de plástico.
Na Galeria dos Espelhos, a obra Marilyn – sapatos feitos com panelas, lembrando o luxo festivo.
Ao todo são 17 esculturas espalhadas pelo castelo e seus jardins.
Houve uma certa polêmica na mídia sobre a interdição de expor em Versailles o famoso lustre confeccionado com OBs. Na realidade, ele nunca esteve programado para esta exposição. Versailles recebe visitantes de origens diversas e esta obra poderia ferir sensibilidades. Uma pena, adoraria vê-la.
Aproveitei para eleger a visita de Versailles como a número um na minha lista dos “sofrimentos” de Paris. Versailles acabou de roubar o primeiro lugar, antes atribuído à torre Eiffel. Quando me vi presa e cercada por uma muldidão de turistas nos longos e estreitos corredores do castelo, sem chances de avançar ou de recuar, me disse que somente uma artista como Joana Vasconcelos para explicar a minha presença ali.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
44 Comentários
Custodio Castro Silva
Ontem tive o privilegio de visitar Versailhes Paris, consegui consolidar dois sonhos ao mesmo tempo! Adorei a exposição fantástica. Parabéns Joana Vasconcelos. 🙂
Luis Leal
Há poucos artístas a conseguir transportar, tão eficazmente e com tanto sucesso, a nossa essência tradicional, tão bem como a Joana. Que orgulho! Lindo sítio, linda obra. Gostaria muito de lá ter ido fotografar.
Obrigado por partilhar.
Eugênio
Uma boa dica para ir a Versailles é comprar os passeios por agências credenciadas. Estão inclusos o transporte de ida e volta, e a entrada no Museu (por uma entrada especial, que evita as filas). Há passeios que duram oito horas e outros que duram quatro horas e meia. Fui a Versailles desse jeito terça passada e deu certo, pois as filas lá são quilométricas. Acredito que sejam maiores na terça-feira pois é o dia em que o Louvre está fechado. Abraços!
Sandra Silva (Recife-Brasil)
Ah…so complementando….Fiquei num studio…pertinho da Sacre-Coeur…na Passage Cottin…. Bem simples…pra 2 pessoas…Mas limpo, aconchegante e funcional!!! Muito melhor que um hotel….fiquei 4 dias e 3 noites…mas paguei apenas pelas noites… devido à questão da “organização da chegada e saída”…diferente do check in/out dos hotéis….#ficaadica
Sandra Silva (Recife-Brasil)
Amei o site…Fui a Paris de 20 a 23.06….As dicas que aqui coletei mostraram-se imprescindíveis!!! Como da outra vez que lá estive, “faltaram” alguns lugares a visitar…Dica pra quem vai: se quiserem entrar nos lugares (Torres de Notre Dame, Versalles, Torre Eiffel, CHEGUEM CEDO (por volta das 8h, de preferência)…As filas no verão são intermináveis…Vale à pena subir na Torre Eiffel, sim…Enquanto alguem fica na fila da entrada, outro vai comprar os ingressos…E funciona!!! (Ah..o Museum Pass não dá direito à entrada nos jardins de Versalles todos os dias…há dias específicos…passei por isso e foi muito desconfortável)…Não esqueçam quando de visitar o Trianon forem à Versalles. O acesso é por fora do Chateau, mas está incluso no Museum Pass (Lina, sugiro um post sobre ele, o Trianon….caso não exista no blog)
Minhas impressões desta última vez: 1. NÃO COMPREM OS VALES DOS ONIBUS TURÍSTICOS PARA SE MOVIMENTAREM…Eles terminam cedo…por volta das 19/20h) e você fica sem poder “sair” à noite…Melhor comprar mesmo o passe de metro (ô arrependimento); 2.O batobus (ligado ao L’ Open Tour) não vale à pena…(monotonia ao extremo…NÃO É UMA VISITA GUIADA…Isso é dito claramente ao entrarmos no barco….Melhor optarem pelos outros barcos que façam visitas guiadas…que vão contando a historia da cidade/pontes (Eu ja fiz no B.M. e adorei, mas tem outros…); 3. Só vale comprar o Museum Pass se REALMENTE forem entrar nos locais indicados nele (NÃO VALE PARA A TORRE PQ ELA NAO É MUSEU)…eu particularmente não vi “facilidades” para entrar com ele quando chegava aos lugares (excessão para o Louvre, no qual não passei nem pelo Raio-X/Scaner dos pertences), diferentemente do que aconteceu em Roma (onde, realmente, tem duas filas para acesso aos lugares)…
Gostei “imenso” das peças da artista portuguesa…Os sapatos, um show à arte…impressionante!!!
Enfim..sigo por aqui…aprendendo mais sobre essa cidade que tem uma atmosfera única!!!
Sucesso a tod@s…
Parabéns pelo site/blog!!