Por Lúcia Carneiro
Semana passada aqui no Conexão Paris a publicação mais comentada foi a que sugere primeiros socorros num pequeno Dicionário de Sobrevivência em Paris.
Petit Larousse? Petit Robert? Tan tá rá ran… Está lançado o Petit Liná !!! Sucinto, cuidadoso, corajoso, carinhoso e maternal. Um manual para um grupo de ainda carentes na língua de Molière, no qual me incluo.
…
Na parte dedicada aos comentários Jane Curiosa nota a elegância e eficácia de Lina, que em sua lista de frases de emergência não esquece os problemas sobre os quais Claudia Burrigo não havia pensado. Os tempos verbais e as opiniões diferem. Vinicius Farias está imprimindo, Adriana Pessoa, prática, já imprimiu as informações que Ilma Madureira transcreveu para seu caderninho. Francy tem certeza que elas chegam para facilitar a vida que Simone Costa classifica como A CP/ D CP (antes e depois do CP), Fabiana diz que as frases demonstram respeito aos donos da casa e Renata Monteiro comprova que o esforço na comunicação os sensibiliza. Jane Curiosa acrescenta que além de nobre reverência é prova de humildade cristã. Com propriedade cita João Paulo II. Beth, sábia, sugere a benção que é conviver e aprender com o diferente.
Ela e Ludwig concordam com Eymard que concorda com Jane. Amén!
Beth Lima promete soltar a voz enquanto Renata Capute diz que a mágica de tirar as frases da cartola provoca milagres.
…
ConexãoParis também é assim provoca milagres. Milagres de integração, milagres de solidariedade e compreensão.
Adoro ler todos os comentários que seguem as publicações de Lina Hauteville e seus colaboradores.
Un potpourri de emoções!
E são todos de grande importância. São ricos, são sensíveis.
Acrescentam em informação, explicam comportamentos, decifram mistérios e abrem a mente.
Alguns são “…humanos, demasiadamente humanos”. E assim disse Nietzsche.
…
Desculpe se não cito todas valiosas opiniões dos participantes do post em questão.
Ainda não estou ambientada ao espaço e gostaria de deixar umas palavrinhas.
Eu concordo que só passamos a existir quando o outro toma conhecimento da nossa presença.
Nada melhor para um eficaz reconhecimento do que uma aproximação cifrada em linguagem local.
Começa-se por bonjour que para os de idioma francês serve até a noite.
Madame et Monsieur enfatizam qualquer sentença onde o s’il vous plait é um Abre-te Sézamo, lembra Madá em sua ponderação.
De posse da esperta “Cartilhá Liná”, prestando bastante atenção ao uso do pronome pessoal vous, valem todos os modos de expressão. Na postura adequada experimenta-se diversos tipos de manifestação corporal, verbal e escrita.
Podem ser mímica, palavras impressas, fotos. Se precisar usem álgebra, tudo por um bem maior !
Ou quem sabe? Atue como uma admirável colega brasileira que me valeu três sessões de terapia behaviourist.
…
Lembram dela? Eu já relatei o caso por aqui.
Ela é aquela que adentrou a Libraire Galignani num frio começo de noite de Fevereiro.
Galignani é a mais antiga e solene livraria inglesa de Paris e a cena foi a seguinte:
a porta se abre e numa lufada entra um cachorro, que bem podia ser minha Chiquinha, seguido por sua dona.
Em jeans e tênis de academia grifés, um casaco de peles.
“Ui! Que frio!” e olhando em volta brada: “Alguém por aqui fala português?”
O atendente que não dava atenção ao meu francês preocupado em concordâncias verbais e pronomes possessivos adequados, responde: Ora pois! Aqui estou eu a seu dispor!
Ele, sem olhar para mim solta um: On ferme dans quinze minutes, madame….
Me largou falando sozinha e continuou o diálogo com a recém chegada.
“E a senhora deseja?”
“Tô querendo uns livros de festas, decoração, daqueles bem grandes de capa dura com bastante fotografia, tudo bem colorido”.
Com a ajuda de escada e de mais um funcionário foram produzidos os primeiros quatro para triagem. “Será que você podia pegar o outro? Aquele que estava lá em cima ao lado deste? Enquanto isso o amiguinho de pelo fazia reconhecimento do terreno espalhando-se pela livraria.
Quase bati palmas! Sensacional.
Ao happenning se juntou o gerente que só falava francês, trazido pela coincidência de possuírem cachorros da mesma raça.
Paguei minha conta e ainda sob os arcos da Rivoli procurei consolo num expressô e um MontBlanc, último da vitrine!
A Maison Angelina fica bem ao lado da Galignani.
Existem pessoas talentosas que conseguem ser poliglotas falando somente português.
C’est la vie!
…
Libraire Galignani: 224 rue Rivoli, 75001
La Maison Angelina: 226 rue Rivoli, 75001
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
42 Comentários
Jane
Olá Pessoal,
Este post r é bom para refletirmos sobre nosso “approach”, tenho cada história sobre isso em cada lugar que andei, creio que depende muito da conexão das pessoas do lugar em relação ao interlocutor, exemplo: sou gaúcha e todas as vezes que vou ao Rio, sempre sou tratada como rainha, cada vez que vou lá acontece cada história que depois eu conto e parece que é mentira, desde pedir informação a um casal que estava deixando os filhos pra patinar no calçadão do Arpoador e eles me levarem de carona até o Leblon, outra vez pedi informação a uma senhora distinta no centro do Rio sobre um ônibus do centro para a zona sul e ela dizer que iria pra lá e pedir para que eu a acompanhasse no táxi, quando cheguei no meu destino, ela ainda ficou no táxi, daí falei que queria dividir a conta e ela não aceitou de jeito algum, outra vez o motorista de um ônibus que parou fora do ponto pra me deixar mais próximo de onde queria ir… e por aí vai…o mesmo aconteceu em Buenos Aires , isso que dizem que argentino não gosta de brasileiro, são super simpáticos e prestativos, o mesmo já não acontece em SP , no nordeste noto que eles são educados porém não são de muita conversa. Minha filha foi a Paris e ela tbm veio com as melhores impressões sobre os parisienses, pois aconteceu dela estar parada na rua olhando mapas e franceses pararem sem ela pedir pra ajudá-la, creio que tudo está em como abordar e a quem abordar, sempre tenho como regra em procurar alguém com aparência simpática e distinta e isso sempre funcionou, pois uma coisa é certa, se a informação é dada por nativos do lugar, dificilmente essa pessoa vá querer macular a boa reputação do seu local. Mas concordo que educação , simpatia e um sorriso são infalíveis em qualquer tipo de abordagem!