Por Rodrigo Lavalle
Super em alta nos anos 70 o uso da barba foi diminuindo à medida que a década chegava ao fim. O que restou dela nos anos 80 foi o bigode à la Freddie Mercury usado, na grande maioria, por homens mais velhos. Nos anos 90 a juventude adotou o cavanhaque, uma moda que não chegou a durar muito tempo pois foi engolida pelos metrossexuais e sua obssessão em depilar todas as partes do corpo.
No meio dos anos 00, nova década, novo século, novo milênio, a barba volta à cena. Dizem os especialistas que foi tudo culpa do filme ‘The Notebook’ e do personagem interpretado pelo ator Ryan Gosling: um rapaz meio cool, meio eremita, meio marceneiro. O filme é uma grande história de amor, daquelas que, teoricamente, os homens não gostam de ir ao cinema assistir. Porém esse personagem fez surgir neles a vontade/necessidade de voltar a um tipo de masculinidade mais “rústica” em reação ao metrossexualismo vigente até então. A partir daí a barba foi adotada pelos moderninhos novaiorquinos do Brooklyn e se espalhou pelo mundo.
Em Paris, talvez pela cidade misturar pessoas de diferentes lugares, culturas e religiões, a barba é bem popular. Homens de todas as idades e estilos a usam. Alguns são bem ousados ostentando bigodes que fariam Salvador Dali morrer de inveja.
Na esteira dessa moda as tradicionais barbearias, que até então estavam desaparecendo, voltaram a ser procuradas pela nova geração que quer cuidar de suas barbas e bigodes. Novos locais que misturam a tradição das antigas barbearias (cadeiras de couro reclináveis, navalhas e toalhas quentes) com as últimas novidades da coméstica (pomadas, cremes e shampos especiais para os cabelos masculinos, barbas e bigodes) também começaram a surgir. O principal desafio que essas barbearias enfrentam nos dias de hoje é a falta de mão de obra especializada: pessoas habilidosas no uso da navalha e que saibam fazer diferentes estilos de barba e bigode.
Algumas barbearias interessantes em Paris são:
• Alain Maître Barbier Coiffeur – 8 rue Saint Claude, 75003
O endereço mais tradicional na cidade. Aqui você pode cortar e raspar o cabelo ou a barba a l’ancienne, ter lições e dicas de como raspar e manter a forma da barba e do bigode ou escolher, entre inúmeros tipos, aquele da sua preferência. A barbearia também funciona como um museu da história da profissão com vários apetrechos antigos expostos pelas paredes.
• L’atelier Gentlemen – 17 rue Caulaincourt,
75018
No bairro de Montmartre, essa barbearia de decoração sóbria com toques vintage é especializada na técnica tradicional francesa de barbear. São de 7 à 8 etapas com duração total de uma hora e meia. Um verdadeiro momento de relaxamento e bem-estar.
• Les Mauvais Garçons – 60 rue Oberkampf, 75011
Ambiente descontraído e cool com decoração vintage.
Rodrigo Lavalle é Consultor Compras indicado pelo Conexão Paris. Clique aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
34 Comentários
silvano
ola eu sou barbeiro em manaus amazonas
e quero trabalhar de barbeiro na franca como faco pra trabalhar legalmente em 12 meses
grato pela resposta
Rodrigo Lavalle
Silvano, para trabalhar na França você precisaria ter passaporte de algum país da União Europeia ou então um visto de trabalho.
Lorimar
Olá, sou n barbeiro e estou querendo ir trabalhar ai na França. Será q tenho chance de achar uma barbearia rapidamente pra trabalhar???
Rodrigo Lavalle
Lorimar, em princípio sim se você tiver um visto ou passaporte de algum país da união europeia que lhe permite trabalhar na França, caso contrário é bem mais difícil.
Helder Vieira
Amigo, sou barbeiro profissional e me interessei em trabalhar na França na minha área. Você saberia informar os valores dos serviços de barbeiro na França. Obrigado pela atenção e parabéns pelo portal.
Rodrigo Lavalle
Helder, uma barbearia bem conhecida aqui em Paris cobra em torno de 35€ por um corte de cabelo ou raspagem de barba e em torno de 20€ para aparar.
Adriana Arruda
Olá Rodrigo!
Estou procurando um curso de barbearia na França (máximo 3 semanas).
Saberia indicar algum?
Muito obrigada!
Adriana Arruda
Rodrigo Lavalle
Adriana, não conheço nenhum curso de barbearia na França. Entre em contato com o pessoal da melhor barbearia de Paris: http://www.labarbieredeparis.com/.
Abraços.
Jane Curiosa
Rodrigo:
Assim não vale.O bigode à la Poirot foi o meu eleito,quando eu o imaginei usando um dos moustaches sugerido pela Lucia C.
Jane Curiosa
Lucia C
Por proximidade de ofício,diz-se que os barbeiros são os precursores dos cirurgiões.
Não é bem assim;embora no Brasil não seja de todo despropositado fazer essa afirmação.
Por aqui havia a figura do barbeiro de lancetas ou de espadas,além do barbeiro de barba e cabelo,todos eles munidos de navalha e com algum conhecimento prático.Frise-se,que esses barbeiros, faziam pequenas intervenções e eram procurados geralmente por escravos ou livres,mas sempre muito pobres.
Sem teoria cientifica da anatomia humana,eram corajosos e frios o suficiente para abrir um abcesso,extrair dentes e mais alguns procedimentoa dolorosos e de urgência.Sem anestesia e sem quase noção de assepsia era temerário ser operado nessa época. Aliás,anestesia e assepsia e desinfecção,vieram fazer parte do cotidiano médico há bem pouco tempo,coisa de menos de dois séculos.
Rodrigo Lavalle
Lucia C,
o bigode que eu quero é quase esse do Hercule Poirot (herói da minha adolescência).
Jane,
mostro o bigode sim! Posto lá no meu Facebook.
Rodrigo
Jane Curiosa(peeerna seeeeeeeca)
Rodrigo
Se ousar no bigode,mostre-nos.Faremos votação.Prometo ser boazinha.
Jane Curiosa(peeerna seeeeeeeca)
Pati Venturini
Me deu medo.O pai comanda a antiga barbearia;o filho.que é um excelente chefe,comanda o bistrot.
No bistrot,certamente eles servem bifes,não é?
Não sei…tem certeza que não se trata de algo assim…Barbiere Todd?
Pati Venturini
Falando em barbearias, temos uma aqui em Porto Alegre que está integrada a um dos melhores bistrôs da cidade, o Del Barbiere. Trata-se de um negócio familiar, o pai comanda a antiga barbearia, o filho (que é um excelente chef) comanda o bistrô de pouquíssimas mesas. O empreendimento rendeu até matéria no Mundo SA. São as barbearias se renovando sem perder o charme.