Os apartamentos dos franceses são espelhos dos donos. Para mim, esse é o maior charme das casas francesas. Ao contrário de casas pasteurizadas pelo dedo do decorador, a decoração dos apartamentos em Paris é feita pelo gosto e pela vivência do dono.
Tudo começa no começo. Ao comprar um apartamento, é comum o francês botar a mão na massa. Como a mão de obra especializada é cara, pintar paredes, lixar madeiras, consertar vazamentos são tarefas corriqueiras para os franceses. A bricolagem (termo, não à toa, de origem francesa) faz parte da cultura. Todo mundo tem uma caixa de ferramentas sempre à mão.
Em seguida, chega a hora de decorar a casa. A ditadura da moda e do consumo, perceptível nos lares brasileiros, parece perder força nas casas francesas. Os antigos móveis são aproveitados e, caso necessário, reformados pelas mãos do dono. Os enfeites geralmente trazem alguma história: uma viagem, um presente, uma lembrança querida. Há muitos, muitos livros espalhados por todos os cantos da casa. A luz é baixa, quente, e torna o ambiente aconchegante. Nos sofás, almofadas. Nas poltronas, tecidos jogados. Na entrada, o porte-manteaux lotado concentra a bagunça. Um (ou dois) gatos perambulam pelo ambiente. Nos quartos, as camas são arrumadas com desleixo. No banheiro, vemos a escova de dentes do dono da casa, o perfume, o pijama dependurado. Na cozinha, pequena e lotada, um pão, queijos e algumas louças na pia mostram que ali vive gente. Tudo isso, meio empoeirado. Meio bagunçado.
Entrar em uma casa francesa é conhecer a intimidade do seu dono. Tem coisa mais charmosa do que isso?
Leia também sobre como são prédios residenciais em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
108 Comentários
Amanda
Gostei do texto e já tinha pensado sobre o assunto, ao ver os filmes podemos observar que os apartamentos tem decoração simples, mas isso não desmerece em nada o ambiente, pelo contrário, parece que o “sofisticado” para os franceses está justamente em manter a simplicidade.
Larissa
Texto muito bom! sou arquiteta e estou a procura de entendimento sobre a cultura francesa para elaborar um projeto de interior de um apto na França…acho que umas influências brasileiras fariam muito bem a esta rotina francesa!!
Maria angelica antonio de campos
Sim aprendi que em 14 metros quadrados se vive tambem. Quqndo minha filha foi fazer um mestrado em Paris aluguei um apto (?) e convivi com ela por uns meses. Vi que a televisao era antiga, nem assistiamos pois o tinhamos para ver fora era bem mais interessante, a cidade, os castelos, as pessoas, para que mais?
fernanda
resumindo : uma casa viva !! Tem coisa melhor ?
Janaina
Franceses, sempre nos ensinando que menos é mais e que o simples é o mais chique! Amo essa cultura.