Vocês tem me relatado com frequência casos de roubo de celulares colocados em cima das mesas dos cafés, roubo de carteiras e bolsas no metro, compra de falsos tickets nas estações ferroviárias.
Na realidade a polícia francesa está preocupada com o aumento de roubos com violência em Paris. No banco dos acusados os bandos de jovens romenos que agem sob a direção de chefes cuja identidade permance desconhecida. São menores do sexo feminino que abordam os turistas nas estações do metrô. A tática é sempre a mesma, enquanto a primeira faz a abordagem nas plataformas de embarque, nas escadas ou nas esteiras rolantes, as outras atacam a vítima e roubam o que conseguem. A última novidade é um mini-arrastão nas varandas dos cafés. Elas levam sanduíches, iPhones, bolsas, fritas, o que encontram em cima das mesas.
Se por acaso seu smartphone foi roubado, você deve imediatamente bloqueá-lo para que impedir a revenda. Para isso você deve ter seu número de identificação, o IMEI. Você faz uma declaração de roubo à polícia e em seguida ela será transmitida ao operador que é obrigado, por le,i a bloquear o aparelho. O número IMEI se encontra abaixo da bateria ou na embalagem do smartphone.
Daqui a pouco a Romênia vai entrar para o Comunidade Econômica Européia e me pergunto se a situação não vai se agravar.
Entram também nas estatísticas do aumento da violência na capital francesa, os camelôs africanos ou indianos com suas torres Eiffel penduradas no braço. Antes eles ficavam estacionados exibindo a mercadoria e atentos para escaparem da repressão. Já os vi várias vezes correndo da polícia. Agora estão com uma abordagem agressiva na esperança que o turista compre por medo. Eles estão mais seguros de si e mais organizados. Quando percebem a presença dos policiais, se reúnem rápido em grupos de 20 ou mais pessoas e os enfrentam para impedirem o confisco da mercadoria.
Por trás disso tudo, os fabricantes e importadores chineses que ganham milhões vendendo a torre símbolo de Paris aos pobres clandestinos do sub-mundo.
A Polícia começou uma campanha pedindo aos turistas para não comprarem os artigos dos camelôs. Eles alertam também sobre a venda de tickets falsos. Comprem tickets e passagens somente nos guichês ou nos distribuidores automáticos. E última recomendação, não aceitem ajuda de ninguém.
Fonte: Le Figaro.fr.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
242 Comentários
Di Cartapatti
Pessoal, a alguns anos tenho ido a Paris para ferias com meu marido e muitos anos virão ainda.Uma dica é comportar-se em Paris como no Brasil….simplicidade no vestir, bolsas pequenas e nada de ostentação de carteiras, joias, aparelhos celulares e muita desconfiança.Divirta-se muito, e quanto aos golpes, ao ser abordado, faça de conta que nao é com vc, sorria, agradeça e continue andando…Seja feliz, Paris é maravilhosa.bjs a tds.
marcello
Estou com viagem marcada para abril agora, e já havia ouvido sobre o problema dos furtos por crianças, isso não é novo, minha avó , quando foi a Paris em 1992 , eram crianças ciganas que furtavam….Mas, creio que ser esperto ao viajar é algo normal, malandros tem em todos os lugares, a diferença para o nosso Brasil fica por conta da agressão armada….
Essa do arrastão , cofesso que assustou….Mas, na boa, carioca , brasileiro, deveriam estar mais acostumaodos…
Falaram o mesmo sobre Buenos Aires e Amsterdam e passei tranquilo em ambas. E olha que tentaram dar alguns golpes.
Evelyn
Pessoal – NOVO GOLPE
Pelo que li acima, parece que o golpe que caimos hoje é novo.
FUNCIONA ASSIM: você está em um restaurante (Mc Donald, Quick…) e uma turminha (geralmente 3) de crianças (são novinhos, ceca de 10anos) chega falando muito rapido, e com papeis na mão. Colocam os tais papeis em cima da sua comida, e por baixo desses papeis, pegam o que tiver de valor na Mesa. Inicialmente achei que estivessem pedindo dinheiro, e me preocupei com os papeis sujos na comida. Como logo os “expulsei”, só fui dar falta do iPhone quando eles já estavam longe.
Fomos à Policia, e eles nada quiseram fazer a respeito…
Mais tarde, em outro restaurante na Champs Elise, vimos outra turminha no restaurante. Meu marido foi atras deles na esperança de serem aqueles que nos roubaram pela manhã, e eles fugiram… De manha foram 3 garotos, já de tarde eram 2 meninas e 1 garoto.
A impressão que tivemos foi de que os Parisienses nao se importam que os turistas sejam roubados… Essas práticas sao rotineiras, e são muito fáceis de serem combatidas (difícil de serem resolvidas). Mas como no Brasil, a policia faz vista grossa… Depois do ocorrido, nao conseguimos mais curtir o passeio. Por onde andávamos vimos diversas outras pessoas na iminência de aplicarem golpes. Ou seja, somente depois do que ocorreu é que passamos a perceber como tem muita (repito MUITA) gente aplicando golpes, furtando, intimidando os turistas…
Meu marido é alto, bem grande… Fala grosso e “espanta” esses vendedores que intimidam os turistas, mas vimos muitos turistas idosos, mulheres, homens pequenos serem intimidados pelos “vendedores”.
Estivemos em Londres antes de chegar em Paris. Lá não vimos absolutamente nada disso. E sem contar que lá estava tudo muito mais barato (apesar da libra).
Nao queremos desmotivar ninguém de ir a Paris, mas apenas informar que devem tomar muito cuidado. Nao imaginávamos que seriamos furtados por crianças… Então, tomem cuidado, não só com os adultos, mas também com essas “criancinhas”.
Evelyn
Pois é! Isso aconteceu comigo hoje! Estava super Feliz com a minha viagem e aconteceu esse problema! Eles jogaram um papel em cima da comida e pegaram meu celular (IPhone)! Que raiva!
vivian
como é o golpe do anel?
conexaoparis
Vivian
Alguém te oferece anel pego no chão na sua frente. Em seguida pede dinheiro.
Rodrigo Freitas
ola caio, vlw hein!!! Sim, estou super ansioso, para dizer a verdade….é minha primeira vez a europa. entao estou tbem mto ansioso ate por passar pela imigração. Vou fazer mochilao e tem um agente de viagem me orientando. Mas tenho fe que dara tudo certo. Embarco dia 19/1. bah, vlw mto pela dica……pois eu tbem tenho estudado mto sobre os lugares que vou ficar. Abc e boa sorte a nos hein hehehhehe