Antes de acrescentar um arrondissement no meu endereço eu não conhecia a lotte.
Recém chegada em Paris, amigos me convidaram para um programa simpático. Uma sessão de cinema para ver Metropolis de Fritz Lang e em seguida um jantar na Closerie de Lilas. Estava na fase “tudo experimentar” e pedi como prato principal a lotte sabendo simplesmente que pedia um peixe. Desde então, 1983, a lotte é o meu peixe preferido.
Sem espinhas e com uma consistência mais firme, diferente da consistência dos outros peixes, a lotte é preparada em cortes espessos como se fosse um tournedos. O cozimento deve ser delicado, no vapor ou no forno. O controle do tempo tem que ser preciso senão ela fica “borrachuda”.
Nas peixarias nunca encontramos o peixe inteiro, culpa da sua cara de monstro. Podemos comprar postas espessas ou pedaços maiores que são assados.
Nos bons restaurantes de peixes vocês encontrarão sempre lotte no cardápio. Apesar do seu aspecto trata-se de um peixe de gosto delicado e saboroso.
Prmeira foto: tirada do site Popote & Papote.
Segunda foto: lotte com aspargos uma receita do L’Atelier des Chefs.
Até hoje o restaurante La Closerie de Lilas é bom e agradável. Endereço: 171 boulevard Montparnasse, 75006 Paris. Clique aqui para resevar uma mesa.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
41 Comentários
margareth vilas boas
adorei suas dicas , estamos indo em fevereiro e com certeza irei em Restaurantes indicados
obrigado Sucesso Sempre
Rodrigo Lavalle
Margareth, estamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas que surjam. Boa viagem.
Alexandre
Nossa esse peixe é muito feio … mesmo já o vi pessoalmente .
mas não tive vontade de comer não ..kkkkkkk
mas ta ai uma boa pedida…
Beth
Lina
Este seu post continua tão gostoso quanto quando o li pela 1a. vez…
Vamos marcar um encontro na Closerie?
Bjs.
Lina
Beth
Encontro marcado na Closerie com o maior prazer do mundo. Quanto o outono chegar.
Maria das Graças
Madá, quando o sol voltar a brilhar por aqui vou lá experimentar.rsrs
Madá
Maria das Graças, o custo/beneficio para mim compensou, pois fui convidada por meu marido (rs). Eu acho que o conjunto todo vale, vista de Ipanema de dia (nunca fui à noite), serviço, conforto, tranquilidade, e claro o peixe, estava maravilhoso. Eu não gosto de peixe “mal passado” nem muito cozido. Porem, não sou especialista, apenas apreciadora e posso ter comido “gato por lebre” ou “sirigado por lotte” (hum, horrivel !).
Maria das Graças
Madá, a relação custo/benefício compensa no Fasano Al Mare?
Peixe fresco e no ponto de cozimento correto eu não me lembro de ter comido em nenhum restaurante aqui no Brasil. E peixe cozido ou grelhado demais perde completamente a graça.
Beth
Madá
Sou como LuciaC, só como peixe fora de
casa…
Dá uma olhada no quadro abaixo…
http://www.personal.u-net.com/~napoleon/71028fsh.htm
Madá
Se for pra falar de peixe, eu me empolgo!
Sinto muita falta de um dicionario só de peixes em várias línguas dando o equivalente aqui no BR.
LuciaC, concordo que o o bacalhau fresco é difícil de se achar, mas temos peixes maravilhos aqui no Rio. Adoro um namorado, pargo, cherne, vermelho (que, como vc observou, não é mesmo o rouget) e não consigo esperar uma viagem para comer um bom peixe, tendo tantas maravilhas in loco. Vários restaurantes são abastecidos com mergulhadores profissionais de águas distantes e bem profundas.
Quanto ao vinegar, estou 100% com vc, no, thank you!
Também sinto falta de um lugar para comer vendo as lindas praias do Rio, mas o custo desses terrenos acaba inviabilizando, e os poucos restaurantes existentes vão sumindo. Aqueles da enseada de Botafogo já foram bons. O Albamar também já teve seus dias de glória. Restam os dos hotéis, sem personalidade, porém, acho que vale uma visita ao Fasano Al Mare, em dias especiais. Esse programa à beira mar acaba ficando para a região dos lagos. Em Buzios tem alguns excelentes na orla Bardot e no mercado dos pescadores.