O Castelo de Versailles continua com seu projeto de expor as obras de artistas plásticos contemporâneos. A atual direção se apoia no aumento do número de visitantes para fazer face aos grupos contrários à desta proposta.
Depois de Jeff Koons, Xavier Veilhans, Takashi Murakami, o próximo convidade será Bernar Venet que instalará suas peças nos jardins do castelo em junho 2011.
A artista plástica Joana Vasconcelos, considerada uma das melhores artistas portuguesas atualmente, será a convidada seguinte e Versailles receberá suas obras em 2012.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
24 Comentários
Grazi Valentim
Olá, Lina!
Gostaria de saber como faço para ir a Versailles de RER C. Ficarei hospedada no 9 arrondissement.
Obrigada sempre pela sua atenção!
conexaoparis
Grazi
Para que está no 9 o melhor é pegar na estação Opera a linha 8 e descer em Invalides. Lá pegue o RER C5 para Versailles Rive Gauche.
Isabela F
Lina, essas exposicoes ocorrem apenas em junho? Estarei em Paris em maio, existe alguma programacao especial?
Obrigada!
conexaoparis
Isabela
Olhe a categoria exposições do blog.
Beth
Eymard
Eu sou totalmente favorável às mostras de arte contemporânea em Versailles. Dá vida e atualidade ao local.
Afinal, Versailles quando novinha, deve ter sido alvo de muitas críticas dos seus contemporâneos mais conservadores…
Mariana
Adoro quando o Conexao mostra as Mostras e expoe as Exposiçoes….!
Agora pitaqueando: acho muito triste quando sinto os lugares “disneylandizados” tao limpinhos e bonitinhos que parecem de plástico: e justamente as esculturas contemporâneas e o lado chocante delas dao uma “acordada” em tudo isso. Agora entendo bem que viajar até Versalhes e ter Murakami nas fotos pode nao ser o ideal de beleza de todo mundo!
Para terminar peço palpite: estarei em Paris dia 25 de março, um só dia, para encontrar uma amiga e passear… que exposiçao sem filas enormes (nao temos tempo…) vcs me recomendariam?
conexaoparis
Mariana
http://www.museeduluxembourg.fr/ – Cranach.
SILVIA
Muitas vezes podemos achar que não combina com determinado ambiente, peças contemporâneas ou modernas!
Mas penso que será mais fácil se pensarmos na arte como forma de expressão actual ou não!!
Afinal todos diferentes, todos iguais !!
SILVIA
Fico muito contente em saber que a Joana Vasconcelos vai expor em Versalhes.
Vi os famosos sapatos em Lisboa no Centro Cultural de Belém feitos de tachos e panelas com as respectivas tampas!! São fantásticos e originais!!
Aliás todo o trabalho dela é muito original.
Vi também um candeeiro de tecto feito com tampões e pensos higiénicos que quando visto a alguma distancia parece um sonho de tão lindo e quando nos aproximamos ficamos sem palavras!!! Ela merece todo sucesso do mundo, acho o trabalho dela muito bom.
Uma curiosidade: um dos sapatos foi vendido a um hotel em Tróia perto de Setúbal – Portugal
mada
Eymard, gostei! Como sempre, a voz da razao com muito coracao!
eymard
Esse assunto é sempre controvertido. Ha quem goste (ja li comentários de pessoas que gostaram da exposiçao do Murakami) e quem simplesmente deteste a invasao do contemporaneo em lugares classicos. A simples polemica é suficiente para garantir que o lugar esteja na midia e, ao mesmo tempo, atraia dinheiro e restauraçao. Que o lugar nao fique simplesmente preso ao seu passado. Que se movimente. Alguns dirao que Versailles nao precisa disso. As pessos visitam pelo que ele foi e nao pelo que ele representa hoje. E verdade! Mas também é verdade que ele precisa sobreviver para as geraçoes futuras.
Lenna
Adorei estas obras de arte contemporânea. Mas, realmente, Versailles não é o lugar mais adequado para expô-las.
Ana Paula
Oi Lina!
Também visitei Versailles quando as obras do Murakami estavam expostas e não gostei. Levei até um susto quando vi aquelas coisas coloridas dentro do castelo. Tudo bem que eram engraçadas, mas não tinham nada a ver com o ambiente.
Bjos!