Este texto foi escrito por Sueli OVB.
Depois de ter ficado três vezes hospedada no Quartier Latin – bairro do qual gosto muito – e uma vez nos Champs Elysées próximo ao Rond Point, percebi que nos apegamos aos bairros e ficamos íntimos de suas ruas, seu comércio, suas atrações, seus monumentos e acabamos negligenciando outros lugares, novas descobertas.
A primeira viagem é aquela mais sedutora, envolvida em mistérios e embalada na busca incessante de conhecer tudo. Dissecamos a cidade como um cirurgião amador e o bairro onde estamos acaba meio negligenciado.
A partir da segunda vez já estamos mais íntimos, mais calmos e o nosso olhar pode se deter nas coisas. Já podemos nos dar o luxo de flanar, de fazer descobertas sem estarmos movidos pela ansiedade e o amadorismo. Aí surgem as surpresas e acabamos nos apegando ao bairro. Já somos viajantes.
Mas se Paris é inevitável – para mim ela é – então que ela seja diversa. E diversidade pede um pouco de mudança. Decidi que a partir de agora ficarei cada vez em um bairro diferente e me permitirei conhecê-lo sem pressa.
A idéia central era conhecer um pouco do inusitado de Paris e cumprir um roteiro meio gastronômico. Por isso optei por ficar na Madeleine, um lugar que sempre me seduziu e está cercado por tudo o que há de bom em matéria de delícias.
Como sabem, escolhi ficar no Hotel Vignon, no 23 da rue Vignon. O hotel tinha cotação ótima no Booking.com e as fotos do lugar me agradaram logo de início. Ele ganhou em todas as eliminatórias.
A rue Vignon é super bem localizada, tendo a Fauchon e a Pinacothèque de Paris no seu quintal e todo aquele espetáculo que é a Place de la Madeleine.
O comércio da rue Vignon é ultra diversificado e tem um pouquinho de tudo: La Maison du Miel, Chocolatier Jeff de Bruge,
Pierre Oteiza – loja especializada em produtos dos países bascos (um espetáculo), L’Artisant Parfumeur, correios, farmácia, ótica, sapatarias, salão de beleza, Pomme de Pain e muitos restaurantes. Como tem restaurante! Do mais simples aos mais espetaculares: Terres de Truffes (que merece um post somente para eles), le Roi du Pot au Feu, Chez Cécile La Ferme des Mathurins, La Table du Vin Vignon, Mahatma (indiano).
Vale dizer que a Ópera, a Place Vendôme, a Place de la Concorde, a Assembléia Nacional, os Grands Boulevards, o Palais Royal, o Louvre, o Grand e Petit Palais, os Champs Elysées e os departments store do boulevard Haussmann estão logo alí, pertinho.
Acho que fiz uma belíssima escolha e a partir dessa rua eu andei Paris inteira a pé.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
Arytana
Estou procurando loja que venda produtos para pintar o cabelo colorido, você sabe onde ficam as lojas de produtos de beleza.
Pois nas lojas de departamento do encontro produtos tradicionais.
Rodrigo Lavalle
Arytana, procure na loja Citadium: https://www.conexaoparis.com.br/2007/05/28/citadium-concept-store.
Abraços.
Sueli OVB
JANE,
Obrigada pelo seu comentário e desculpe-me por não haver respodido antes.
Tenho acompanhado com menos assiduidade o blog e como os comentários são muitos, muitas vezes não me dou conta que eles foram feitos.
Abraço
Sueli OVB
WILLIAM LOPES
Que bom que deu tudo certo com vocês também!
Eu não vejo a hora de voltar a esse restaurante.
Já vi seus outros comentários e a escolha dos restaurantes foi feita com muito bom gosto e critério.
Parabéns pela linda viagem! E espero que vocês, assim como eu e marido, comemorem também os 38 anos de casados nessa maravilhosa cidade, com muita saúde e alegria.
Abraço
William Lopes
Olá, Sueli, que coisa o restaurante Terres de Truffes, jantamos alí no dia em que chegamos a Paris, fomos de menu. Tudo é muito bom.
Obrigado pela dica.
Jane
Sueli OVB, adorei seu relato.
Beth
Maria Teixeira
Eu gosto especialmente de Paris no período natalino, as lojas e ruas todas enfeitadas com as Luzes de Natal…
Mas para isso tem que estar muito agasalhada, risos.
O inverno na Europa é muito mais frio e úmido do que nos EUA! E em Nevada é sempre muito seco por conta do deserto…
Abs.
Maria Teixeira
Sueli…Sou nordestina, e procuro sempre curtir o frio fora do Brasil…Estive em Las Vegas ano passado e adorei ir às montanhas cobertas de neve!
Mas voltava para a cidade e podia aproveitar, mas desta vez em Paris, a neve atrapalhou muito meu passeio. Ainda mais, deixei para comprar meus presentes de Natal lá, e foi um desastre!
As loja lotadas, as ruas emlameadas…Não foi uma boa época!
Acho que fiquei mais tempo no Hotel, do que na Rua…Quando chegava na Madeleine, que é mais aberto, o vento frio doia!
Mas, como diz o poeta, “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”
Abraço!
Sueli OVB
Que bom ,MARIA TEIXEIRA, ter gostado do hotel! Também acho aquele lugar perfeito.
Não vou dizer que NUNCA irei a Paris no inverno, é muito forte, mas, se eu puder sempre escolher, essa epóca estará fora de meus planos.
Vi seu outro comentário falando do frio, é mesmo muito desagradável.
Paris no frio, só com um plano muito estratégico, e por poucos dias.
Abraço
Maria Teixeira
Sueli,
Fiquei hospedada no Hotel Vignon, de 18 a 23/12.
Adorei o Hotel! Perfeito! A localização não poderia ser melhor! Tudo pertinho, para compras, restaurantes. O pessoal do staff super-simpático!
Puxa, muito boa sua dica.
Só não gostei do frio que fez nesses dias! Confesso que não foi agradavél, mesmo estando em Paris! O dia só clareava a partir das 09 e às 4 da tarde já era noite! Mas valeu pela experiência. Paris agorta,só na primavera! Obrigada!