Versailles, Fontainebleau, Malmaison, Pierrefonds, Compiègne… inúmeros são os castelos em torno de Paris. Visitar um deles é uma ocasião para conhecer o campo francês e trocar o cosmopolitismo parisiense pela França profunda.
Celinha e Gustavo, chefs brasileiros instalados em Paris, visitaram dois castelos em torno de Paris: Pierrefonds e Compiègne.
No programa, além da visita do castelo, um almoço neste restaurante simples com cozinha de bistrô. No cardápio, salada de miúdos de frango, foie gras, escargots, pato, filé mignon, mousse au chocolat. O restaurante oferece um menu com entrada+prato+queijos+sobremesa por 29 euros.
O castelo data de 1397 e guarda ainda alguns traços do seu estilo medieval apesar das inúmeras reformas.
Pierrefonds está ao lado de um outro castelo, o da cidade de Compiègne.
Forte construido em 1380, transformado em castelo por Louis XV e residência de Marie Louise d’Autriche, segunda esposa de Napoleão I, Compiègne é um belo castelo com obras de arte do segundo império e um pequeno museu do automóvel.
Como chegar?
- Carro: a viagem de Paris até Compiègne de carro dura cerca de 1h15 e a distância entre os dois castelos é de 15km. É possível visitar os dois no mesmo dia. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Trem: Paris/Compiègne de trem são 45 minutos e a estação é a Gare du Nord. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços. O castelo está fechado todas as terças, 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro. Não existe ligação ferroviária entre Paris e Pierrefonds. Mas vocês podem visitar Compiègne e em seguida pegar o ônibus 27 até Pierrefonds. Este ônibus não funciona nos domingos e dias feriados (clique aqui para pesquisar os horários). O castelo de Pierrefonds fecha nas segundas feiras e dias 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro.
As fotos dos castelos de Pierrefonds e Compiègne são de autoria de Promenades Photografiques.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
22 Comentários
Yrlla Ribeiro
olá, estarei vindo de brugges para paris e quero parar em um castelo apenas, qual dos 2 vocês acham mais bonito? Vou optar por um castelo (compiegne ou pierrefonds) e depois senlis com sua bela catedral. Agradeço a ajuda para tomar esta dificil decisão
CARINA DUTRA
ESTOU EN LONDRES QUEN SABE EU IRIA!!!
CARINA DUTRA
EU QUERIA PODER CONHECER DE PERTO!!!! MAS ACHO QUE NÃO VAI DAR.!
Letânia
A Celinha foi personagem de um lindo programa do GNT sobre brasileiros que moram fora do Brasil. Vcs viram? Virei muito fã dela!
Sueli OVB
Que delícia de comentário, GORETE! Fiquei até saudosa com você, embora não conheça a região.
Gorete
Adorei o post porque matei a saudade de Compiègne, onde estive por duas vezes, numa das quais, em sua universidade, fiz um curso no ano de 2000. Compiègne, simpática, linda e bem localizada; equidistante de Senlis, cidade de características medievais, linda também; de Amiens (cool e supercharmosa, com uma catedral iluminada e de baladas incríveis); de Chantilly, e seu castelo imperdível; e Soisson (tão marcada pela guerra). Vale a pena pegar o trem em Paris, ou sair pela estrada de carro, fazendo esse roteiro de charme.
conexaoparis
Gorete
Que roteiro simpatico. Obrigada.
Manuela
Olá Lina, como não achei outro post apropriado, farei minha pergunta aqui mesmo… em homenagem ao casal Celinha e Gustavo. Você saberia me indicar algum livro de receitas brasileiras mas em francês, que eu possa comprar pela Fnac ou Amazon? Quero enviar para uma amiga que mora na Suíça. Obrigada!!!!
conexaoparis
Manuela
Receitas brasileiras em francês? Não conheço. Sinto.
eymard
Madá, e voce continua na França prufunda? (risos)
Esse post tinha me escapado ontem. Nao sei porque.
Excelente dica para quem quer visitar os arredores de Paris; nao tem muito tempo para ir ao Loire e seus castelos e ainda com a indicaçao gastronomica de Celinha e Gustavo. Perfeito bate-volta.