Este roteiro foi escrito por um amigo, Saulo Cerqueira, grande especialista de Paris. Seu circuito disseca uma parte de Paris que é muito interessante.
Foto: Google Maps.
A rue Mouffetard é uma das mais antigas da cidade, sua origem data da Idade Média e ela é um dos últimos resquícios dessa época. Lá vocês encontrarão vários restaurantes, a maioria turística e sem maior qualidade. Ao final de sua descida existe um mercado diário interessante, com frutas (na primavera, comprem deliciosas cerejas maduras), queijos e petiscos. Na direção contrária, subindo a rua, vocês encontrarão a Place Contrescarpe, local de concentração de cafés e brasseries, ambiente jovem e, na primavera e verão, com shows ao ar livre. Vale uma conferida e uma pausa para uma cerveja na pressão. Ainda na subida, você encontrarão algumas creperies com venda ao ar livre (petisto típico francês e contrapõe ao MacDonald).
Da Place Contrescarpe tomem a rue de l’Estrapade até uma pracinha muito charmosa, do mesmo nome, onde está o Café Nouvelle Marie. Sugiro com ênfase um fim de tarde neste café, acompanhado por vinho na taça e sanduíche de pão Poilâne. Por falar nisso, em frente está a padaria Moderne, provavelmente o melhor pão da região. A ruela à direita os levará até a Place do Panthéon, onde do outro lado se encontra uma loja da cadeia Picard (congelados os mais diversos possíveis, excelentes).
O Panthéon. Foto de Filip Maljković,no Flickr
Na rue Soufflot, bem em frente do Panthéon, temos o seguinte:
Logo à esquerda de quem desce, na rue Saint Jacques, o Bistrô Perraudin, que tem preço e qualidade interessantes. Cozinha típica de bistrô, com certeza vai agradá-los.
Na mesma rue Saint Jacques, um pouco mais a frente, à direita, está o Comptoir do Panthéon, uma delicatessen de produtos e pratos prontos que vale a pena. São duas senhoras que cozinham à l’anciènne e tem pratos deliciosos para levarem para casa.
Voltando à rue Soufflot, descendo, à esquerda temos a Milk, rede parisiense de Internet 24 horas, sempre frequentada pelos estudantes das redondezas, o que diferencia das demais.
Logo depois está a Brasserie La Gueuze, que tem uma enorme variedade de cervejas na pressão, e nas happy hours algumas caem pela metade do preço. Vale conferir. A sugestão de prato aqui é moules et frites (mexilhão e fritas) deliciosos. Experimentem uma caçarola de moules frites com creme de leite e outra, sem.
Descendo o boulevard Saint Michel, de um lado e do outro uma série de livrarias, sempre com ofertas de livros à preços baixos. Sempre se acha um interessante. Basta paciência e perseverança.
Na esquina da rue des Écoles, o Museu Cluny, muito interessante, temático sobre Paris na Idade Média. Imperdível.
Seguindo a mesma rue des Écoles, o Hotel Minerve (vejam no Booking as tarifas), no número 13. Sempre ficávamos neste hotel nos nossos primeiros anos de Paris. A localização é excepcional e o preço e qualidade continuam bons.
Bem ao seu lado, o Famille Hotel, que já constou do Guide de Charme de Paris e tem as mesmas características do vizinho – quartos limpos, banheiro mínimo e preços na faixa de 110 a 140 euros casal.
Seguindo na mesma direção aparece o Royal Cardinal. Na verdade trata-se de um café-restaurante situado na esquina da rue des Écoles e rue Cardinal Lemoine. A cozinha é específica da região da Auvergne, carne grelhada e aligote, purê de batatas com quejos e o bom vinho Marcillan, da mesma região. Tudo isto em torno de 50 euros o casal. Julgo a relação preço/qualidade muito boa. Vale conferir. Frequência local.
Continuando na direção do metrô Jussieu, na rue Jussieu, no número 25, temos o bistrô Le Buisson Ardent, um dos nossos favoritos, com uma verdadeira cozinha francesa e menus a 30 e 33 euros. O vinho da casa, o Côte de Rhône no pichet de 500ml é muito bom e custa 18 euros. A coupe de champagne Roederer, delicioso, por 10 euros é mandatório. Sempre é bom ligar para reservar (01 43 54 93 02). Aberto de segunda às sextas no almoço e jantar. Sábado, somente no jantar. Metrô Jussieu.
Ainda na direção à estação Jussieu, bem em frente, à direita, a ruela Les Boulangères, onde tem um pub irlandês de verdade – Finnegans Wake, com ambiente e tudo, inclusive Guinness e Murphi’s na pressão.
Retornando na rue Monge, à direita, tem uma igreja católica tradicional, onde nos domingos as missas duram 2 horas. Cerimônia bonita porque com música sacra no órgão. Pouco mais à frente, a ótima padaria Kaiser, sempre com filas para comprar suas inúmeras variedades de pães e sanduíches. Sempre em frente, e já na esquina do boulevard Saint Germain, uma eterna feira ao ar livre, com uma fromagerie especial que oferece queijos excelentes e iogurtes não industriais. Ao lado, um açougue com carnes especiais. Neste, o gigot d’agneau tem uma receita do proprietário que é deliciosa
Rue Monge esquina com Boulevard Saint Germain. Foto de Carles Tomas Mati, no Flickr
A Notre Dame está bem próxima. Todos os domingos às 17.45h, concerto de órgão com artistas internacionais. Se quiserem ficar assentados, melhor chegar cedo.
Este circuito possui 3.7 km.
Para verem o mapa cliquem aqui
Conheça nosso guia Paris – 5 roteiros em 4 dias, à venda aqui.
Leia também:
Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
88 Comentários
Aba
Olá! Adorei essas dicas! Iremos em junho para Paris com nossas filhas. A rue Rollin tb é segura?
Rodrigo Lavalle
Aba, sim, segura e central.
Eliane
Olá, Gostaria de saber se o Hotel Minerve é próximo a estação que liga ao aeroporto e se dá pra ir a pé….
Rodrigo Lavalle
Eliane, o Hotel Minerve fica a cerca de 15 minutos de caminhada da estação “Saint-Michel – Notre-Dame” onde o passa trem RER B, vindo dos aeroportos. Nessa mesma estação você pode pegar o metrô linha 10 (direção Gare d’Austerlitz) e descer na estação Cardinal Lemoine.