Este texto foi escrito por Claudia Oiticica.

Por que viajar pela Dordogne?

A Provence é linda, mais animada e mais lotada de turistas. A Dordogne é mais bucólica, mais contemplativa, mas também é de uma beleza apaixonante.

Uma paisagem que mescla vinhedos, campos de girassóis, penhascos que escondem cavernas trogloditas e sítios pré-históricos como o da gruta de Lascaux.

foto: os famosos desenhos da gruta de Lascaux

Sem contar os mais de 1.500 castelos e os famosos jardins de Marqueyssac e d’Erignac e cidades fortificadas como Domme.

foto: jardim de Marqueyssac

Foto: La Roque-Gageac

Num pequeno trecho do Périgord Noir, duas cidadezinhas vizinhas e espremidas entre o rio e as falésias se destacam no cenário: Beynac-Cazenac e La Roque-Gageac. As duas fazem parte da lista dos mais lindos vilarejos franceses ( Les Plus Beaux Villages de France ). A primeira serviu de cenário para o filme “Chocolate”.

É possível fazer agradáveis passeios entre as duas em gabares, embarcações típicas da região. Para os mais corajosos, passeios de balão são oferecidos nas duas cidades.

A culinária do Perigord é um capítulo à parte e uma das atrações do local. Foie-gras, trufas negras, cogumelos selvagens, patés, nozes, muitas vezes vendidos à beira da estrada.

Podemos ver pelo caminho várias fazendas de criação de gansos e patos e em algumas é possível se hospedar, ou mesmo fazer uma refeição típida e informal, mas inesquecível.

Foto: Claudia Oicitica na Place du Marché aux Oies

As feiras na região são muitas, e a de Sarlat-la-Canéda é uma das mais famosas e acontece todos os sábados na Place de la Liberté.

Sarlat, a capital do Périgord Noir, é uma cidade encantadora, onde a parte antiga é toda exclusiva para pedestres e tem um emaranhado de ruas medievais que reservam lindas surpresas à medida que vamos desbravando e descobrindo vários pátios internos e passagens meio escondidas.

A referência à gastronomia está em toda parte e os gansos são levados à sério. Existe até uma praça dedicada a eles: Place du Marché aux Oies.

Existe também um mercado coberto que funciona onde antigamente era uma igreja, a Sainte Marie. O projeto do mercado é do famoso arquiteto francês Jean Nouvel.

Isso é apenas uma pequena amostra. A Dordogne é para ser explorada com tempo e com calma. A região fica perto de Bordeaux. Pode-se fazer o trecho Bordeaux/Sarlat – de carro – em duas horas.

Claudia Oiticia.

Eu aconselho uma olhada detalhada do site abaixo. Ele informa todos os segredos da região e fornece número para reservas de passeios de Gabares, além de dicas de restaurantes e hospedagem.

www.cc-perigord- noir.fr

Visitem também o site do jardim de Marqueyssac clicando aqui.

Vejam aqui uma maravilhosa visita virtual da Gruta de Lascaux

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris