O que ver em torno de Nice? Comecem pelo arrière-pays, quer dizer, as cidades das montanhas, atrás de Nice. Em primeiro lugar Saint Paul de Vence.
Cidade-museu, ponto de encontro de ricos e famosos. Nas suas ruelas medievais, milhões de obras de arte e de galerias de arte, de lojas com artigos para turistas e de pequenos restaurantes. É turístico demais? Claro, mas ao mesmo tempo o charme se impõe e saímos de Saint Paul felizes por ter conhecido este mito da Côte d’Azur.
Mas o lugar mais famoso de Saint Paul de Vence se encontra na entrada da cidade e fora do burgo medieval.
Bem na tradição européia, esta casa com um aspecto exterior mal cuidado é na realidade o ponto de encontro da elite que frequenta a região: La Colombe d’Or. Por aí passaram Matisse, Truffaut, Prévert, Simone Signoret, Montand, Picasso, Alain Delon, Calder e a lista é longa. Um conselho, almocem no restaurante do hotel: www.la-colombe-dor.com. Reservas no: [email protected].
Jardim Fondation Maeght
Após Saint Paul de Vence, parem na famosa Fondation Maeght (www.fondation-maeght.com) que se encontra a 500 metros da entrada da cidade. Mas atenção, o site informa que a Fondation está fechada para reformas até a primavera de 2010. As obras de artistas tais como Giacometti, Calder, Miró e Tal-Coat se encontram espalhadas por um magnífico jardim.
Não deixem de passear por Vence que se encontra perto de Saint Paul e da Fondation.
Uma cidade maior do que Saint Paul, menos cidade-museu e mais autêntica. A feira de antiguidades que se instala nas segundas em Nice, aqui em Vence ela acontece nas quartas. Vence também possui uma parte histórica e medieval com suas ruelas e restaurantes.
Comemos aqui um crepe sublime, na Creperie Bretonne, 6 Place Surian, na parte histórica da cidade. Estas são as principais cidades a serem vistas no arrière-pays.
Voltando para a orla marítima, aconselho pegarem a estrada que vai de Nice até Saint Jean de Cap Ferrat, passando por VilleFrance-sur-Mer. Este trecho é um dos mais bonitos da orla. Esta estrada se chama Petite Corniche e preciso explicar o detalhe das três Corniches. Entre Nice e Menton, les Corniches são três estradas específicas, cada uma oferecendo uma vista diferente do Mediterrâneo. La Grande Corniche, a mais alta, oferece uma vista espetacular do Mediterrâneo. A Corniche Moyenne é aquela que vai passar pelas cidades incrustadas nas montanhas e a última, a Petite Corniche une as diversas cidades da orla.
Pegando a Petite Corniche vocês irão visitar a pequena cidade de Villefranche sur Mère e sua capela Saint Pierre decorada por Cocteau.
Em Cap Ferrat, visitarão a mansão de Beatrice Ephrussi de Rotchschild
e seus famosos jardins (www.villa ephrussi.com)
Èze Village
O passo seguinte será visitar uma das cidades mais bonitas da Côte e que se chama Èze. Èze possui três níveis porque ela se estende da praia até o ponto mais elevado da costa, ou seja o nível da Grande Coniche. A Èze-bord-de-mer, a da praia, não possui grandes atrativos. A mais bonita é aquela que se encontra na Moyenne Corniche e que se chama Èze-Village. Pequena cidade encantadora e com uma vista única do Mediterrâneo.
E não deixem de percorrer, também, os famosos jardins de Èze.
Claro que a Côte d’Azur possui muitos outros atrativos. O objetivo destes três artigos foi de propor um roteiro de alguns dias pela Riviera e Provence. Escolhi o que mais me interessa e que não deixa de representar, também, a opinião dos parisienses sobre estas duas regiões. Acho Nice muito mais interessante do que Cannes e Saint Tropez. Aliás, esta última cidade é um pequeno porto onde ancoram barcos milionários, onde peoples possuem casas escondidas nos arredores. Se você for people, tiver um barco enorme e possuir uma agenda com o nome e telefone das celebridades, vá a Saint Tropez. Senão, faça o roteiro descrito nestes artigos.
Clique aqui para ler o primeiro artigo sobre a Côte d’Azur.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
86 Comentários
Claudia Santos
Rodrigo, amei seu post! Eu e meu marido estamos programando conhecer a Provence e a Cotê em setembro. Pensamos em fazer de motor home, mas receio nao conseguir acesso a alguns lugarejos. Não sei como isso funciona, se tem como estacionar o motor home nas proximidades das cidades… o q vc acha? Talvez seja melhor fazer essa parte da viagem de carro comum e deixar nossa aventura de motor home para o sul da Itália, onde iremos em seguida? Muitas dúvidas…
Rodrigo Lavalle
Claudia, realmente não sei como funcionaria o esquema do motor home. Talvez fosse mais simples fazer a viagem de carro comum.
Caroline
Rodrigo, faremos semana que vem a costa, ótimas suas dicas. Com certeza vimos que carro é a melhor opção, mas e quanto a custos? Pedágio, estacionamento e gasolina, é muito alto? Você teria valores estimados para passar? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Caroline, fizemos a viagem em 2010, não nos recordamos dos valores mas não é nada que inviabilize a viagem.
Thiago Almeida
Olá pessoal. Estou adorando ler as informações do site de vocês. Tem muita informação. irei ficar em Nice como base para visitar todas as cidades da costa, mas gostaria de fazer bate e volta de um dia nas cidades litorâneas ao redor. Vocês sugerem veleiros ou passeios de barco privados para esses passeios? Além disso, quais roteiros indicariam? Vale a pena conhecer Isle Marguerite e Cap d’Antibes, e também St. Rafael (já irei para Monaco, Cannes, St. Tropez). Sobre visitar cidades do interior ao redor de Nice, quais vocês indicariam para ir de trem (ida e volta de Nice)? Obrigado mais uma vez, adoro o site de vocês!
Rodrigo Lavalle
Thiago, o ideal é visitar a região de carro. Imperdível: Saint Jean de Cap Ferrat, Villa Ephrussi de Rothschild, Eze Village. Temos várias dicas sobre a Côte d’Azur aqui no blog, clique aqui.
Lucas Carvalho
Rodrigo, continuando sobre minha viagem de Toulouse a Nice. 1 dia em toulouse e 1 dia em carcassonne são suficientes e depois ja posso fazer o roteiro que vc recomendou em provence e arredores de nice?
outra cosia, a maioria dos hoteis que vi em nice cobram para estacionar o carro. vc conhece algum que ja tenha estacionamento incluso na diaria? mesmo pagando estacionamento, ainda vale a pena ficar com o carro?
Rodrigo Lavalle
Lucas, não conheço Toulouse. Um dia em Carcassonne é suficiente (leia nosso artigo sobre a cidade: https://www.conexaoparis.com.br/2010/04/28/carcassone/.
Não sei lhe informar sobre hotéis que não cobram pelo estacionamento. Pesquise no site Booking (http://goo.gl/M9C5xv).
Eu acho essencial fazer a Cote d’Azur de carro.
Abraços.